Chico Bento Moço, Edição #12 – Mundos em Conflito


CHICO BENTO MOÇO encontra a TURMA DA MÔNICA JOVEM!
QUE EDIÇÃO MARAVILHOSA DE BOA, SÔ! E não só porque o Chico Bento Moço encontrou a Turma da Mônica Jovem (mas também), mas porque o roteiro é MUITO BOM, e tem uma pegada deliciosa de ficção científica que é justamente o que eu MAIS GOSTO. Teve viagem no tempo, futuro pós-apocalíptico e tudo! E é muito bacana como esses temas e um vilão como o Doutor Spam (não era o Capitão Feio, no fim!) parecem combinar com o Chico Bento Moço, justamente pelo contraste que gera – os temas conversam. Assim, com um “desvio no tempo”, como o Maurício de Sousa comenta no “Dedo de Prosa”, nós temos uma história quase “extra”, num crossover das duas revistas que funciona muito bem, e é incrível para comemorar um ano do sucesso da revista do Chico! Na próxima nós voltamos para a reação da Rosinha ao possível “filho do Chico” na edição passada!
A edição começa com um sonho/pesadelo do Chico, que acorda em um cenário pós-apocalíptico em que a cidade foi tomada por raízes, e o pessoal da Turma da Mônica Jovem circula pela cidade com máscaras de gás (“Are you my mummy?”). São sete “sobreviventes” da outra revista, que são Cascão, Magali, Mônica, Cebolinha, Do Contra, Marina e Franjinha – fora eles todos os demais estão dormindo, supostamente por causa de algo espalhado no ar (por isso as máscaras de gás), mas na verdade tem mais a ver com sons do que com o ar mesmo. A introdução já tem deliciosas referências como “Darti Vesgo de Tauó” e “Maratona de Walking Thrones! Maneiríssima história, num mundo medieval atacado por zumbis do espaço sideral…”, lembrando a deliciosa nerdice do Cascão em um crossover LOUCO de The Walking Dead e Game of Thrones. É bacana como o roteiro junta os 7 ao Chico Bento, em um cenário meio Mad Max.
Os 7 personagens de Turma da Mônica Jovem se “salvaram” do sono induzido a toda a população pelos GAFANHOTOS porque estava em uma maratona em um espaço à prova de som. O Chico se “salvou” graças a fones de ouvido que capturou quando tudo aconteceu. ELE ESTAVA LÁ. Quando o Chico anuncia que “estava lá, quando tudo aconteceu”, o Cascão chega com potes de pipoca, porque “aí vem flashback!” (comentário que eu AMEI), e então ele conta tudo: a palestra na faculdade, que alguém invadiu, então veio uma explosão, tudo foi tomado por sombras, depois vieram as raízes, e por fim os gafanhotos… E A NUVEM. O Chico, inteligente que só, percebeu o zumbido, e por isso colocou fones de ouvido mais alto que eles, e escapou dali… quando voltou, à noite, só encontrou casulos. Seus amigos ainda estavam vivos, mas induzidos ao sono por gafanhotos grudados em suas testas.
BEM FICÇÃO CIENTÍFICA.
Poderia citar algumas mídias que trabalharam com isso.
Mas o Chico precisava fazer alguma coisa, e ele percebeu que era tarde demais para fazer alguma coisa naquele momento: “Mas daí eu pensei… se eu não tenho tempo… eu sei quem tem!” O Fran tinha “tempo de Máquina do Tempo” (#fujamparaasmontanhas!), então o plano é usar a máquina de “Uma Aventura no Tempo” para regressarem 7 dias no passado e impedir isso tudo de acontecer! Bem… MEU TIPO DE HISTÓRIA! A máquina só tem energia o suficiente para comportar o peso de três pessoas (o Cebolinha solta um maldoso, mas hilário “Ainda bem que é a Mônica Jovem! Se fosse a clássica, a Mônica ia sozinha!”), e por isso quem vai é a Mônica, o Cebola e o Chico Bento. E então as coisas começam a ficar ainda mais um máximo. Misturando “De Volta Para o Futuro” (como eu AMO esses filmes!) com a viagem no tempo de “O Prisioneiro de Azkaban”, a história é um MÁXIMO!
A chegada ao passado já é fascinante, quando eles encontram Violete, que pergunta do chapéu de “Goiabento” do Chico, e Mônica lhe diz que Violete gosta dele, dá para ver pela maneira como ela o olha, que depois o Chico devolve com um DELICIOSO “Ah! Então é assim que a Violete me olha, Mônica?” para a Mônica quando ela e o Cebolinha estão “brigando” e se provocando! As coisas se assemelham aos filmes citados quando eles precisam se esconder atrás de um arbusto porque o Chico de 7 dias atrás está passando, e o Cebolinha grita um “Mais um pouco e criávamos um paradoxo no tempo!”, que faz a Mônica responder que “Isto não é Dez Voltas Pro Futuro, Cê!” Enfim. O que importa é que eles entrem no prédio e impeçam a explosão e todo o apocalipse… quem tem um plano? O CEBOLA, É CLARO. Todo cênico e exagerado, mas MARAVILHOSO.
E um bocado nerd!
Lá dentro, encontramos o vilão da edição, o Doutor Spam, o alter ego do Professor Spada, geralmente inofensivo, um gênio do bem e dedicado, mas cujo alter ego surge em situações de forte estresse ou choque: OU SEJA, A EXPLOSÃO O LIBERTOU. Tudo foi empolgante no clímax da edição, e basicamente você precisa ler para sentir a emoção. Mas foi fascinante o Cebola com o “Outro Chico” do lado de fora, ajudando a evacuar o prédio depois da explosão, e a Mônica e o Chico lá dentro, enfrentando o Doutor Spam, com o Chico tendo uma cena ESPETACULAR em que enfrenta o vilão, e o Doutor Spam, enfim, levando a Mônica para dentro do computador, onde continua o seu plano de enrolar o vilão tentando fazê-lo falar sobre o que ele planeja, enquanto o Chico, do lado de fora, usa o pen-drive do Franjinha para salvar a Mônica e derrotar o Doutor Spam.
Uma verdadeira “pescaria”.
O “B.I.D.U.” encontra o programa do Doutor Spam, consegue destruí-lo todo, e então o Cebola aperta ESC para tirá-los lá de dentro (“Dois pra subir, Scoth…” foi Star Trek, não?), e assim eles conseguem resolver tudo, mandar o Professor Spada para a delegacia e impedir a sombra, as raízes e os gafanhotos… foi fofo o Chico dizendo que foi bom rever a turma, dizendo que sentia saudade deles, e por fim INDO ATÉ LÁ NO MEIO DA MARATONA DELES para visitá-los. Quando ele chega lá, dessa vez não interrompidos, eles já terminaram a segunda temporada, e comentam coisas como “Nossa! Há quanto tempo!”, a que ele responde “Nem tanto…” É uma coisa louca a viagem no tempo e pensar no paradoxo de causalidade… independente de possíveis paradoxos, porque “isso não é Dez Voltas Pro Futuro”, a edição brincou muito bem com temas da ficção científica, como a viagem no tempo, e reuniu as turmas de uma forma gostosa.
Que delícia de edição!


Para mais postagens do Chico Bento Moço, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários