Friends 5x05 – The One with the Kips

“And condoms is the way to do that?”

Exibido originalmente em 29 de outubro de 1998, “The One with the Kips” é o quinto episódio da quinta temporada de “Friends”, e é o episódio em que FINALMENTE ALGUÉM DESCOBRE SOBRE CHANDLER E MONICA! Tudo bem que em parte o episódio está tentando fazer parecer que a história é sobre o Ross, as exigências de Emily para que o casamento deles ainda possa se salvar, mas a verdade mesmo é que tudo é sobre o Chandler e a Monica… o episódio é DELES! Do início em que o Joey quase os flagra aos beijos às três da madrugada no apartamento à pequena briga que eles têm em uma viagem que fazem juntos e, por fim, à reação de Joey Tribbiani quando ele é o primeiro a descobrir sobre o namoro secreto. Quem diria, hein?!

Com a iminente chegada de Emily a Nova York, o Ross precisa conversar com Rachel sobre o que Emily pedira e ele aceitara fazer: que ele nunca mais visse a Rachel. Durante muito tempo, o Ross tenta contar isso para a Rachel e não consegue, porque alguma coisa sempre acontece, como a carta informando sobre a morte de um cachorro ou o nariz da Rachel sangrando… eventualmente, no entanto, Ross diz o que precisa ser dito, e a primeira reação de Rachel é rir, por saber que esse pedido não faz sentido e eles não vão conseguir não se ver mais porque são do mesmo grupo e têm os mesmos amigos, mas ela percebe que ele já aceitou… e ela tem que lidar com isso. Não é nada fácil, e eu entendo perfeitamente a Rachel se sentindo magoada e triste…

Além disso, Rachel teme “ser o novo Kip”, que era um antigo amigo deles que não faz mais parte do grupo e tudo o mais, mesmo que eles tenham prometido que continuariam sendo amigos… eu AMO a maneira como “Friends” inusitadamente extrai humor de toda essa situação, porque a Rachel dizendo que sabia que mais cedo ou mais tarde algum deles ia ter que deixar o grupo, “mas ela sempre pensou que seria a Phoebe” é sensacional, e a maneira como a Phoebe leva a sério essa coisa de “começar um novo grupo”, mas diz que elas precisam convencer o Joey a ir com elas… no fim das contas, Ross diz que quem vai se afastar é ele, porque é ele quem está mudando todas as coisas e é ele quem está tentando salvar um casamento sem salvação…

Em paralelo, Monica e Chandler estão razoavelmente cansados dessa coisa de ter que se esconder para poder transar, e querem curtir um fim de semana em que nada mais importe além da companhia um do outro… é assim que eles inventam supostas conferências de seus respectivos trabalhos em Nova Jersey e partem para um hotel para um fim de semana romântico e só deles – ou assim esperam. Na verdade, é um completo desastre. Monica é exigente demais com o quarto, e os faz trocar de quartos umas 10 vezes, e o Chandler se distrai assistindo a uma perseguição na TV e não se importa com o quarto em que eles estão… as atitudes de ambos fazem com que eles tenham uma briga e voltem nada satisfeitos com a “viagem romântica”.

Mas não quer dizer que acabou… e essa É A MELHOR PARTE. Chandler está triste, mas conformado, dizendo que “mais cedo ou mais tarde isso ia acabar”, e a Monica lhe dá as boas-vindas a um relacionamento adulto… ela finalmente entende por que o Chandler não deu certo com ninguém, já que ele “desiste” a qualquer problema. Ela pode até ter sido uma chata com toda a questão dos quartos, mas eu adoro a maturidade da Monica explicando para ele que foi só uma briga – agora eles lidam com isso e seguem em frente. Além disso, no meio de toda a conversa, a Monica chama o que eles estão tendo de um “relacionamento” pela primeira vez, o que eu considero um passo importante… ainda é segredo, mas é um relacionamento.

E falando em “relacionamento secreto”, eu ADORO como o Joey descobre sobre eles… curiosamente, por mais desligado que ele seja, o Joey presta atenção na convergência das histórias de suas “conferências”. As “coincidências” de quem eles viram esperando o elevador ou de uma pinça de cílios que a Monica perdeu o fazem perceber, e toda a sequência dos olhos do Joey arregalando e ele apontando de um para o outro sem saber o que dizer é SENSACIONAL. Então, eles o levam desesperadamente para o quarto para segurar a sua boca e explicar tudo – não tem mais como fugir. Aquilo é MARAVILHOSO. Eu amo as expressões do Joey, ele inconformado porque eles estão juntos desde Londres, ou querendo sair porque “precisa contar para alguém”.

Muito, muito bom!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários