The Magicians 5x08 – Garden Variety Homicide



“Margo, did we just Freaky Fridayed?”
GENTE, QUE EPISÓDIO BOM! Não foi o episódio épico da temporada, como aquele em que eles quebraram a lua ou, melhor ainda, o episódio seguinte, em que o Eliot ficou preso em um time loop criado por baleias (!), mas foi um episódio MUITO BOM. Estamos lidando, agora, com um fim do mundo em Fillory, e eles ainda estão tentando entender o que é a grande ameaça… os Takers? O Dark King? E tudo é TÃO CONFUSO. Deveríamos estar detestando o Dark King, desejando a morte dele a qualquer custo, mas a verdade é que, no fundo, nós gostamos do Seb… eu comecei o episódio condenando um pouquinho o Eliot, e me perguntando como ele podia estar tão em dúvida em relação ao que fazer, mas a verdade é que, quando estamos com Seb, percebemos que ele é muito mais complexo do que um vilão que é simplesmente mal e precisa ser detido.
Como a Besta, antes.
Eu não entendo o Seb…
Seis crianças são capturadas por Takers no início do episódio, e eles viram, no fim do episódio passado, que era o próprio Dark King invocando os Takers, e é assim que ele se mantém no poder… ele os traz e depois ele é o único que pode detê-los. Se não há como vencê-lo pacificamente, a única maneira de “trazer paz” a Fillory é matando o Dark King, mas como eles poderiam, se ele é um mago poderoso que assumiu o poder há 300 anos? Eliot é quem está mais próximo dele e pode, talvez, descobrir alguma fraqueza, mas ele não sabe se ele consegue fazer isso, porque gosta de Fillory – e ele sabe que não deveria, ele se sente culpado por hesitar em salvar Fillory por causa de um “crush” em um cara que não é bom para ele, mas Margo pede sua ajuda, apenas para descobrir qual é a sua fraqueza, e lhe garante que, eventualmente, não vai ser ele a ter que matá-lo.
Como eu disse, inicialmente eu julguei o Eliot. Fiquei até bravo, porque o Seb estava lá chorando por causa das seis crianças que foram levadas, dizendo que “era sua culpa, porque podia ter detido os Takers”, e parecia uma puta de uma dissimulação, mas, sinceramente, EU JÁ NÃO SEI MAIS. Quando o Seb fala, queremos acreditar nele, de algum modo… será que tem algo a ver com o pacto que ele fez há muito tempo? Será que ele não é mais a pessoa que subiu ao poder há 300 anos? Eu não sei, mas ele parece triste de verdade mais tarde… e quando ele e Eliot se beijam (!), eu meio que me esqueço de todo o resto… a cena é bem rápida, mas é quente, e queríamos mais… mas Seb começa a tirar a roupa, e isso é o suficiente para que Eliot veja uma tatuagem em seu peito, que é a dica de que ele precisa para entender qual é a sua fraqueza… como torná-lo mortal.
Seb interrompe tudo.
Agora, eles precisam encontrar a árvore que é o que conecta Seb à vida, derrubá-la e torná-lo novamente mortal – então, eles poderão matá-lo. Mas tudo precisa ser rápido, porque, como Voldemort, ele pode perceber o que está acontecendo quando cortarem a árvore. Então, como Margo vai ter que acompanhar o Josh até a árvore, e quem vai estar mais perto para matar o Seb é o Eliot (!), Margo resolve tudo DA MANEIRA MAIS DIVERTIDA POSSÍVEL. Ela traz uma poção para que eles brinquem de “Sexta-Feira Muito Louca”. ELIOT E MARGO TROCAM DE CORPO, E ISSO É MARAVILHOSO. Amei ver os dois amigos invertidos, um tendo que interpretar o outro, e Eliot ficou maravilhoso fazendo as expressões de Margo e tudo o mais… o único problema é que eles não podem contar para ninguém, ou então eles continuarão trocados para sempre!
Wow.
Mas tudo é bastante tenso… temos a impressão de que Seb imediatamente percebe que não é Eliot (“That could’ve gone smoother”, como comenta Charlton!), ou que, pelo menos, alguma coisa está errada… e é legal que Charlton dá uma forcinha para Margo, porque ela sabe como conquistar homens sendo a Margo, mas não sendo o Eliot. Ela é intensa demais, e Seb gosta, justamente, da vulnerabilidade de Eliot. Enquanto isso, Eliot precisa personificar Josh na caminhada em busca da árvore de Seb, e o pior é que ele está há muito tempo tentando conversar com Margo a respeito de ela ter escolhido deixá-los para morrer no passado, e Eliot, por mais que tente, não consegue fugir dessa conversa – e ele não pode contar a verdade. O Josh até saca (amei o “Okay, that’s it. I’m not buying it. […] Emotional, agreeable, patient? You’re not Margo!”), mas eventualmente parece mesmo ser Margo…
Eliot sabe interpretá-la muito bem…
Mas ele acaba arruinando as coisas entre Margo e Josh.
Tenso.
Por fim, temos a “morte” do Dark King. Quando chega o momento, Margo não sabe se consegue seguir adiante, como Eliot disse que não conseguia… parece que as coisas não fazem sentido, porque Seb parece realmente triste, não parece ser ruim, e Charlton diz isso em ótimas palavras: “ele é um bom homem, mas um rei mal”. Então, o que fazer? Quando recebe o sinal, Margo hesita e não consegue atacar Seb, que segura a faca e pede que “Eliot” explique o que está acontecendo (ele parece realmente sentido, parece realmente gostar de Eliot!), mas Margo não pode… então, Julia (que está inusitadamente grávida e, como está em Fillory e tudo é louco lá, parece que a gravidez vai ser bem curta!) entra e ataca Seb… mas a morte parece fácil e simples demais para ser definitiva. Por isso, o episódio nem faz suspense, e já mostra Seb acordando na última cena.
Ainda vivo.
O QUE VEM A SEGUIR?!

Para mais postagens de The Magicians, clique aqui.


Comentários