Chilling Adventures of Sabrina 3x05 – Chapter Twenty-Five: The Devil Within



“Let the cycle be broken”
Impressão minha ou faltou um pouco de foco nesse episódio? Eu gostei. Vou contrariar vários comentários na internet e dizer que EU GOSTEI MUITO DO EPISÓDIO. Eu ainda não consigo gostar do personagem de Caliban, especialmente porque eu acho a interpretação do ator bastante forçada (mas eu vi potencial nele nesse episódio, naquela cena do Calvário!), mas eu estou adorando o desafio das Regalias Profanas, e as ideias vindas deles… essa coisa de resgatar a bacia em que Pôncio Pilatos lavou as mãos lá no Calvário é intrigante. O que eu senti, no entanto, é que o episódio se dividiu demais em várias histórias paralelas, como a busca pela segunda Regalia Profana, a vingança do Dark Lord, contra bruxas e mortais, o romance já destruído de Sabrina e Nick, e toda a rivalidade entre as bruxas do coven e os pagãos do carnival
Então foi difícil equilibrar tudo.
O episódio começa nos falando sobre uma água capaz de “deformar e manipular o tempo”, inicialmente pela ideia de comprimir 30 dias de desintoxicação para o Nick em um único longo e sofrido dia, mas depois porque seria importante para a outra trama do episódio: Caliban e os demônios do Inferno desafiam Sabrina oficialmente à busca da segunda Regalia Profana, e embora Sabrina não queira deixar a cidade agora, porque “quer cuidar do Nick”, ela precisa fazê-lo, pelo coven, porque os pagãos vão atacar a qualquer momento. E, como eu comentei, EU AMEI A IDEIA DA SEGUNDA REGALIA PROFANA. Sabrina precisa encontrar e trazer para o Inferno a bacia de Pôncio Pilatos e, para isso, ela precisa se transportar no tempo e no espaço, até o Calvário dos tempos bíblicos, através de um quadro de Dorian Grey – mas o lugar está preso num time loop.
Se Sabrina não tomar cuidado, ela pode ficar preso nele para sempre.
Infelizmente, as coisas são mais rápidas do que eu gostaria que elas fossem. Lilith e Sabrina vão até o Calvário dos dias atuais, mas apenas Sabrina pula no tempo e ruma ao Templo, mas acaba sendo presa em uma jaula por Pôncio Pilatos – seus companheiros: Barrabás e o próprio Caliban. Barrabás está ali, preso no time loop, revivendo aquele dia de novo e de novo e de novo, eternamente, e ele adoraria quebrar o ciclo… adoraria ser condenado, crucificado. E, então, Sabrina tem uma ideia. Com Sabrina, Caliban e Barrabás acorrentados, Pilatos pergunta ao povo quem deve ser perdoado, e o povo grita “Barrabás! Barrabás!”. A cena é ótima. Barrabás é solto, Pilatos lava as mãos, e Barrabás foge com a bacia, antes de Pilatos perceber que ele e Sabrina o enganaram e mudaram de lugar. Agora, Sabrina escapa, enquanto Barrabás e Caliban são condenados.
Então, Sabrina está de volta ao presente. Com a segunda Regalia Profana.
Parece cada vez mais evidente que a série quer apostar em um romance entre Sabrina e Caliban, e eu só espero que isso seja bem-escrito, porque o personagem tem que melhorar muito para isso… gostávamos tanto de Nick na segunda temporada, e agora está tão difícil acompanhá-lo. Enquanto isso, conhecemos um pouco mais dos pagãos e o que enlouqueceu Agatha daquela maneira: a visão, no piquenique, do grande deus Pã, a loucura personificada. E além dele, que está ali para causar a loucura em bruxas e mortais, também temos o Dark Lord, livre, enfurecido e planejando vingar-se igualmente de bruxas e mortais por terem-no prendido. Ele manda dois bruxos para o carnival, apenas para serem mortos; ele instiga Harvey a atacar o carnival, o que é uma burrice sem tamanho do Harvey, que acaba com 4 humanos transformados em porcos; e ele se volta contra o coven.
Acho que a parte mais interessante é o Dark Lord se voltando contra o próprio coven, porque foi o coven que o traiu, afinal de contas. Ambrose está conduzindo um ritual para convocar outras bruxas para ajudá-los, quando Agatha chega, enlouquecida, interrompendo e destruindo tudo… o ritual não chega a funcionar, e ela foi solta pelo próprio Dark Lord, justamente para isso. Também temos um “desfecho” para a trama de Nick, quando Ambrose descobre que existe algo dentro dele, algo que Ambrose chama de “Resíduo de Satã”, e então entendemos que as coisas que o Nick fez no episódio passado talvez não fossem totalmente sua culpa… existe mesmo uma parte de Lúcifer ainda dentro dele, o atormentando e o corrompendo. Então, Sabrina quer retirar esse resíduo de dentro do namorado, e espera que isso devolva as coisas de volta ao normal.
Mas não devolvem.
A cena da extração do Resíduo de Satã é forte, com o negócio preto saindo do nariz de Nick e se juntando às mãos de Sabrina (que ela lava na bacia de Pôncio Pilatos), e quando Sabrina acha que tudo vai voltar ao normal, ela e Nick têm uma conversa dramática que termina as coisas entre eles… Sabrina está disposta a fingir que tudo está de volta ao normal e não foi culpa de Nick, mas Nick não quer continuar com ela, porque sabe que foi cruel e não sabe se o que ele disse no episódio passado foi mesmo coisa do Dark Lord, ou se ele só intensificou algo que já existe dentro dele, se ele se aproveitou de uma fraqueza sua. Talvez o Dark Lord tenha conseguido levá-lo tão pra baixo porque algo já está quebrado dentro dele. Sabrina tenta contornar a situação, mas ele a deixa ir, e diz que ela está buscando outra coisa agora… poder, o reinado do Inferno…
“If I kiss you, Spellman, I’ll never be able to walk away”
[…]
“I love you, Nick”
Por fim, o episódio encerra a busca da segunda Regalia Profana, quando Sabrina FINALMENTE a leva até o Inferno para completar essa prova. E Lilith acredita que sua vitória já seja definitiva, porque Caliban ficou preso no time loop no passado, mas então ela ressurge no Inferno, como sempre, depois de ter retornado ao pó e esperado por 2.000 anos até esse momento: “Is that the dignity you spoke of? The honor?” Agora, ainda temos que esperar pela busca da última Regalia Profana, porque Sabrina e Caliban continuam no jogo, e cada um conseguiu uma das regalias anteriores, independente de qualquer trapaça… agora, ambos precisam se dedicar à última busca e, quem quer que vença, reinará no Inferno por toda a eternidade… eu achava que Sabrina venceria essa prova, mas, agora, eu acho que posso ser surpreendido.

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.


Comentários