Sítio do Picapau Amarelo (2003) – Os Bandeirantes: Parte 3



O amor está no ar!
QUANDO A GAVITA FICA PEQUENININHA… nessa terceira parte de “Os Bandeirantes”, a Cuca tem uma participação maior, e entendemos as loucuras e burrices que alguém é capaz de fazer por amor. Gostei dos rumos tomados pela história – essa não é a minha história favorita na terceira temporada de “Sítio do Picapau Amarelo”, mas até que a história de Bartolomeu Bueno e seus filhos está se saindo bem interessante… e eu gosto de como Dona Benta e Tia Nastácia finalmente colocam jeito no Sítio: as duas prendem o “Anhanguera”, para que ele possa provar do próprio veneno, e embora ele não fique nada feliz com o que está acontecendo, ele tem coisas mais importantes com que se preocupar, como o fato de a Cuca ter capturado o seu filho, o Bartolomeuzinho, por exemplo. Então, Emília e Gavita saem para buscá-lo, porque a bonequinha não vai deixar que a Cuca devore o “bandeirolinha”.
Mesmo expulso do bando, Tucuna também sai atrás do garoto, mas não apenas por causa do Bartolomeuzinho, mas também por causa de Gavita, que saiu em busca do irmão. Está cada vez mais claro que Tucuna e Gavita gostam um do outro, e sabemos que Piracema, também apaixonada pelo índio, vai sofrer por causa disso. Poti, o irmão da indiazinha, também se preocupa por ela, porque sabe que esse é um amor impossível, se ela é uma índia e ele é um bandeirante. Mesmo assim, mesmo sabendo que pode sofrer, Piracema não desiste de Tucuna, e acaba seguindo-o até a floresta, também se reunindo ao grupo que está oficialmente em busca do bandeirolinha… e, naturalmente, Piracema sofre ao ver Tucuna e Gavita juntos, e perceber toda a química que eles inegavelmente compartilham. Quando Emília fala sobre “dar casamento” entre Gavita e Tucuna, Piracema não reage bem…
Percebendo isso, a bonequinha pergunta a Piracema se “ela também gosta de Tucuna”, e Piracema nega prontamente, dizendo: “Emília não sabe de nada, é só uma boneca de pano”, e é a resposta de que Emília precisava para ter certeza. Enquanto isso, Gavita fala com Tucuna sobre Piracema estar com ciúme dele, porque claramente gosta dele, e Tucuna diz que “não tem nada a ver” e que “ele já gosta de outra”. E, assim, algo começa entre eles… Gavita o incentiva a fazer algo a esse respeito, a falar com a mulher de quem gosta, porque ele pode estar perdendo uma oportunidade – e se ela também gostar dele? Então, Tucuna prontamente segue o conselho de Gavita e resolve “mostrar” os seus sentimentos, a beijando… para o sofrimento de Piracema, que assiste ao beijo ao lado de Emília… arrasada, ela acaba saindo correndo sozinha pela floresta, e acaba pega por Pesadelo.
E então as coisas desandam de vez.
Chorando, Piracema diz que “daria todo o ouro para ter o amor de Tucuna”, e isso faz os olhos da Cuca brilharem: então, ela tem uma ideia, decide “ajudar”, em troca de Piracema levá-la até o ouro… só que não se pode confiar na Cuca. Ela diz que está entregando a Piracema uma “poção do amor”, para ela dar a Tucuna, mas ela dá, na verdade, uma poção de encolhimento – e, então, estará nas mãos da Cuca desfazer ou não o feitiço e devolvê-lo a seu tamanho normal: ou Piracema mostra onde está o ouro, ou o índio ficará pequeno para sempre. Como era de se esperar, no entanto, quem acaba tomando a poção da Cuca não é o Tucuna, mas a Gavita, e ela encolhe, causando um desconforto e um arrependimento imediato em Piracema… a índia se sente culpada, chora, chama pela Cuca, e a jacaroa espera um pouco até trazê-la de volta à caverna.
Emília, Tucuna e Saci, então, planejam salvar a Gavita disso que “só pode ser arte da Cuca”. Para mantê-la em segurança enquanto não descobrem uma maneira de devolvê-la ao tamanho normal, o pessoal a leva para o Sítio de Dona Benta, e então começamos uma série de excursões até a caverna da Cuca… de um lado, temos a Emília convidando os animais para ajudarem em seu plano; de outro, temos o Bartolomeu recrutando seus bandeirantes para ir atrás da bruxa e descobrir uma cura para Gavita e soltar o Bartolomeuzinho; e, por fim, temos Tucuna, Pedrinho e Poti. Mas a Cuca vê o pessoal se aproximando da caverna através de sua bola de cristal, e então sai para encontrar o Bartolomeu do lado de fora – e, por um momento, parece que ela conseguiu mesmo pegá-lo, e vai tentar arrancar dele a informação de onde está o ouro.
Mas tudo era parte do elaborado plano de Emília. A Cuca prende o Bartolomeu enquanto o Pesadelo volta a prender o Damião, e então Emília lidera os grupos em um plano conjunto contra a Cuca, para salvar a Piracema, o Bartolomeuzinho e descobrir um antídoto para a Gavita… Emília, Pedrinho e Bartolomeu, então, prendem a Cuca e o Pesadelo dentro da caverna e os ameaçam com pó de mico, que a Cuca odeia. Assim, eles conseguem soltar os prisioneiros da jacaroa, e ela fala a única forma de devolver a Gavita ao seu tamanho normal: para voltar ao normal, ela precisa mergulhar no riacho à meia-noite em noite de lua cheia… essa é a última noite de lua cheia, e a Gavita está pequena demais, o que pode ser perigoso, mas não existe mais nada que eles possam fazer… eles não podem deixar a Gavita pequenininha assim para sempre!
Com o retorno do Bartolomeuzinho ao Sítio do Picapau Amarelo, retorna aquele clima de romance entre ele e a Narizinho, com direito a ele lhe trazendo uma flor para lhe dar de presente, e a colocando no cabelo da garota, que fica toda tímida; “Assim, você fica ainda mais linda”, ele diz. “Eu estava morrendo de medo que a Cuca fizesse algo com você”, ela responde. Eles estão cheios de sorrisos e olhares apaixonadinhos, mas, nesse momento, o Sítio está muito mais mobilizado pela situação de Gavita: eles precisam aproveitar essa única noite para que ela volte ao normal, ou terão que esperar todo o próximo ciclo da lua… infelizmente, parece que qualquer coisa pode acontecer com alguém tão pequeno e tão leve. A Tia Nastácia a leva para “pegar um ar” na varanda, antes da hora de ir nadar, e a bandeirante acaba saindo voando com um vento forte…
E agora?


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários