MacGyver 4x04 – Windmill + Acetone + Celluloid + Firing Pin



Mac e Riley!
OUTRO EPISÓDIO EXCELENTE! “MacGyver” está tendo um ótimo começo de temporada, e eu estou amando essa trama principal sendo apresentada, com a Codex como vilã principal. Tudo é grandioso e misterioso, e agora descobrimos que a organização data, pelo menos, da década de 1940, na época da Segunda Guerra Mundial… e eles continuam por aí! A Phoenix Foundation deve estar mexendo com o maior problema que já tiveram que enfrentar até agora! A trama do episódio nos leva até a Alemanha, onde uma explosão destruiu um prédio e deixou pessoas mortas e feridas – agora, Mac e os demais precisam resgatar os sobreviventes, além de descobrir a causa da explosão, e MacGyver descobre ser uma bomba que foi lançada lá na época da Segunda Guerra Mundial, que passou esses mais de 70 anos no subsolo, e como a construção do prédio mexeu com ela, ela explodiu.
E isso não é o pior: existe uma segunda bomba.
A ideia é interessante: estamos lidando com uma ameaça de 75 anos atrás. Uma bomba que, por um defeito qualquer, não explodiu quando caiu, como era de se esperar, mas que continua ativa, esperando qualquer coisa que possa ativá-la. Se essa segunda bomba também explode, todos os últimos sobreviventes serão mortos, além de Mac e o restante da Phoenix Foundation, que estão ali para a missão de resgate. A missão, então, também se torna desarmar a bomba, e embora isso pareça a especialidade de Mac, a verdade é que ele não sabe muito bem como fazer isso, tendo em vista que esse é um modelo muito antigo, e Mac não recebeu treinamento para esse tipo de bomba – afinal de contas, ele nunca teve que desarmar bombas da Segunda Guerra Mundial. Agora, eles têm que trabalhar em equipe (!) para descobrir como fazer isso.
Enquanto isso, temos várias cenas da parceria de Mac e Riley, E AS CENAS SÃO MUITO INTENSAS. A amizade deles sempre foi tão importante, mas algo aconteceu nos 18 meses sem a Phoenix Foundation… a maneira como todos se afastaram é horrível. Quando Mac vê Riley no telefone e ela diz que “estava falando com o pai”, Mac sabe que ela estava mentindo, e sabe que ela deve estar saindo com alguém – ele só não esperava que ela estivesse morando com o namorado há 6 meses e não tenha contado; mas, como ela diz, ele também não foi correndo contar para ela o que aconteceu entre ele e Desi. Mas quando ela diz que “eles não têm que contar tudo um ao outro só porque eles trabalham juntos”, ela pegou pesado. A expressão do Mac me partiu o coração. Realmente, não porque eles trabalham juntos… MAS PORQUE ELES SÃO AMIGOS.
Sempre foram.
O que está acontecendo?
Eventualmente, então, eles acabam conversando, e é legal ouvir Riley falando sobre Aubrey e Mac falando sobre Desi, e como o trabalho (ou a ausência de) interfere nos relacionamentos deles, de uma maneira ou de outra. E Mac tem uma cena FODA (e em que ele está muito gostoso, minha nossa!) quando o prédio balança, Riley cai da escada, a bomba cai atrás dela, e Mac pula para salvá-la, todo gato e heroico. Acho que eu nunca o vi tão bonito quanto naquela cena, e a atitude dele, a proteção, a maneira como ele salva Riley… QUE COISA MAIS PERFEITA. Agora, o que impediu a contagem regressiva da bomba há 75 anos detonou, e a bomba vai explodir dentro de uma hora… porque eles sempre têm que fazer tudo com um prazo apertado… e com todas as complicações possíveis, como aquele buraco no chão que quase os impede de continuar.
O fim do episódio, no entanto, é maravilhoso, porque Mac e Riley realmente compartilham momentos SIGNIFICATIVOS. Eu amei a maneira como foi a Riley quem deu a ideia de como eles podiam “jogar a bomba lá de cima” sem detoná-la, lembrando-se da aula dos escoteiros com Mac sobre o ovo e a redução da força de impacto (UMA CENA E TANTO, WOW!), e eu amei a maneira como o Mac contou para Riley como se sentia, como em toda missão pensava nas coisas dando errado, o via morrendo, e sempre lamentava por estar sozinho. Quando eles colocam o plano de Riley em ação e conseguem jogar a bomba lá de cima para o caminhão, e a tensão passa porque todo mundo viu que eles sobreviveram (“It didn’t explode”), Riley e Mac se abraçam, e Riley diz que ele não está sozinho… e Mac diz que ela também não está.
TÃO LINDO!
Amei esse episódio! <3

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários