The Good Place 4x07 – Help is Other People



A jogada final…
DE LONGE, O MELHOR EPISÓDIO DA TEMPORADA! Eu amei tudo em “Help is Other People”, do início ao fim, porque esse episódio conseguiu dar seguimento ao que vínhamos vendo na temporada, além de contar com aquele tão esperado plot twist, que pedíamos há muito tempo – e “The Good Place” nunca nos decepciona nesse sentido. A série sempre foi marcada pelas suas reviravoltas malucas, pelos momentos da temporada em que não sabemos para onde vamos, e a sua incrível capacidade de se reinventar, sem medo. E é engraçado como isso aconteceu agora, no meio da temporada, em um episódio extremamente NOSTÁLGICO que nos levou de volta a um dos melhores momentos da primeira temporada da série… e, ainda assim, foi novo e inovador. EU SOU APAIXONADO POR ESSA SÉRIE, e agora estou curioso para ver o que vem a seguir…
Qual foi o resultado do experimento?
O QUE foi o experimento, afinal?! Porque eu acho que pode não ser o que esperamos.
Tahani está organizando uma grande festa na “Good Place”, para celebrar um ano desde que eles chegaram ali – “One year down, infinity to go”. Falta 5 horas e 32 minutos até que faça um ano que os humanos chegaram ao bairro, o que também quer dizer que faltam as mesmas 5 horas e 32 minutos para que o experimento chegue ao fim… e todos sabemos que os resultados ainda não foram exatamente o que se esperava. Quando o episódio começou com essa proposta, eu percebi, com excitação, que A TEMPORADA ESTAVA PRESTES A MUDAR. Tínhamos chegado a meu momento favorito… e é muito bacana como Simone está há MESES observando e reunindo provas de que alguma coisa está acontecendo ali, ela só não sabe bem o quê. E ela tem um quadro com todas as pessoas suspeitas, muito perto de chegar até a grande revelação… e, agora, ela compartilha isso com todos os demais.
“Eleanor and Michael are up to something, and it is focused on us”
Simone tem razão, na verdade: são aproximadamente 300 pessoas no bairro, mas Michael e Eleanor parecem estar sempre conversando apenas com uma das 6 pessoas naquela sala: Simone, Chidi, Brent, John, Tahani ou “Jianyu”. E quando o Jason começa a suar, de nervoso, o John acaba contando o que descobriu: que Jianyu não é Jianyu, mas Jason, e está ali por engano! Todas as informações estão explodindo, e a cara de Simone quando Jason começa a falar é sensacional. Então, ela solta a sua teoria, assustadoramente próxima da verdade: ela diz que aquele talvez não seja mesmo o Good Place, mas uma espécie de experimento ou teste… talvez eles estejam sendo observados em um ambiente fechado. Afinal de contas, nem tudo é perfeito como deveria ser se aquele fosse mesmo o Good Place… e se Jason foi mandado para lá por engano, talvez outros também tenham sido.
Né, Brent?
Mas o INSUPORTÁVEL do Brent (!) não consegue entender isso… quando Simone joga essa diretíssima na cara dele, ele diz que ela tem razão, e que ele realmente não pertence àquele lugar, mas ao “Best Place”, e cara… ele é irritante. Toda vez que eu ouço o Brent falar em percebo o quanto O EXPERIMENTO NÃO DEU CERTO – pelo menos não para o que Eleanor esperava. Então, Simone comanda a operação seguinte: manda todo mundo para a festa, mas de olhos abertos, enquanto ela e Chidi entram no escritório de Michael e Eleanor, e eles encontram o quadro com a foto deles 4 – sem Jason e sem Tahani. Eleanor já estava nervosa tão próxima do fim do prazo e sem saber como se saíram, mas ela fica ainda mais preocupada quando Tahani diz o que acabou de acontecer e conta sobre as desconfianças de Simone… agora, eles precisam pensar no que fazer.
O Magnífico Dr. Presto?
O “show de mágica” do Michael é um desastre, mas serve para colocar o plano em prática… Michael convida Brent como seu voluntário, e então o chão se abre, uma cratera infernal, engolindo Brent, que fica precariamente pendurado. Então, o pessoal do experimento se retira, e deixa Chidi, Simone e John para trás, para ver o que eles vão fazer. A ideia é que eles se unam para salvar o Brent, peçam a Janet para chamar um trem e então fujam dali… e eles não sabem se vai funcionar, mas eles PRECISAM TENTAR. É muito legal ver o Jason fazendo sentido (!), comparando a situação com a final de um jogo, em que não podem simplesmente parar e esperar o resultado: eles precisam fazer uma jogada, seja ela qual for… eu adorei o Jason sendo coerente, e eu adorei as reações da Tahani e a sua dúvida se não seria um demônio vestido de Jason…
A jogada final. Arriscada, mas pode levá-los à vitória…
Eleanor tem razão ao explicar o plano para todo mundo. Michael se pergunta se eles estavam certos em jogar o Brent no buraco, e não o Chidi, por exemplo, mas Eleanor diz que salvar o Chidi seria muito fácil… salvar o Brent não é, porque ele é chato demais e não há motivo algum para salvá-lo, a não ser por ser uma boa pessoa – se eles salvarem o Brent, eles salvariam qualquer um! Dali em diante, começamos uma interessantíssima “reconstrução” do fim da primeira temporada… John, Chidi e Simone, do lado de fora do buraco, conversando se devem ou não salvar Brent, enquanto se dão conta de onde estão… de como devem estar no Bad Place. Sentimos, o tempo todo, que é um ponto de virada, um momento importante na história, e nos perguntamos o que farão com essa informação… e apenas o Chidi está disposto a salvar o Brent dali.
O pessoal chama a Simone de “chata” e “insuportável”, mas eu não sei… estão avaliando só por essa cena? Porque, se sim, eu não sei se a julgo… eu definitivamente não seria o Chidi, tão determinado em salvar o Brent. Então, Simone e John vão embora, não sei para onde, e Chidi fica sozinho para salvar o nojo do Brent… e não consegue. No fim, os dois ficam pendurados no buraco. Faltam 8 minutos para o fim do experimento, Michael já soltou um “It’s over”, mas Eleanor não quer “perder” esse jogo… mesmo com apenas 8 minutos sobrando, ELA QUER IR ATÉ O FINAL. Então, ela pensa na sua última jogada, a mais arriscada de todas, e é a melhor cena do episódio, porque é exatamente a recriação do meu momento favorito no primeiro Season Finale de “The Good Place”. Michael e Eleanor colocam Chidi e Brent sentados na sua frente no escritório, e esperam que a bomba venha…
Brent, nojento como sempre, chama Simone e John de “traidores” e de “invejosos”, porque ele vai para o “Best Place”, mas o Chidi já está cansado dele também. Então, ele diz a Brent que NÃO EXISTE BEST PLACE, e que eles estão ali, sendo torturados, porque não estão no Good Place… eles estão no Bad Place. É exatamente o que a Eleanor disse na primeira temporada. Agora, é a vez de Chidi falar, e Eleanor está do outro lado. Eu AMEI como eles usaram as mesmas palavras da cena original, a mesmíssima trilha sonora, e então, quando a câmera foca em Eleanor e Michael, eles soltam juntos aquela risada diabólica que o Michael soltou sozinho lá na primeira temporada e percebemos que a Eleanor tinha razão… foi de ARREPIAR escutar a Eleanor dizer a frase de Michael: “Ah, man! I can’t believe you figured it out!”
QUE CENA PERFEITA.
Eleanor e Michael interpretam bem os demônios do Bad Place, e então eles saem, deixando o Brent e o Chidi sozinhos para o último minuto do experimento – eles já fizeram tudo o que podiam fazer, agora, eles só têm que esperar. A cena é tão angustiante, o suspense perfeito! Brent surta, e eu ADOREI vê-lo surtar, adorei ver a cara de tacho dele ao descobrir que era uma má pessoa, e eu amei o Chidi dizendo isso para ele finalmente, com todas as letras… e, nesse contexto, o Brent precisa finalmente acreditar. Ou não, porque ele continua negando. Nos últimos segundos, talvez o Brent tenha o início de uma transformação, porque ele parecia prestes a dizer algo a Chidi, mas, conhecendo o Brent, eu sinto que ele nos enganaria, e que não era realmente um pedido de desculpas… de qualquer maneira, ele solta um “I’m so so sor…”, mas não tem tempo de terminar a frase.
Ele e Chidi congelam.
O EXPERIMENTO CHEGOU AO FIM.
E agora?!


Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários