The Good Place 4x06 – A Chip Driver Mystery



“I told you, man. Humans suck”
QUEM É QUE ESTÁ SENDO AVALIADO AFINAL?! Já faz seis meses que os novos humanos chegaram no “Good Place”, e é difícil ver algum tipo de melhora em qualquer um deles… o John até consegue um pouquinho de avanço nesse episódio, quando descobre um segredo bombástico e precisa guardar a grande fofoca para si, mas o Brent CONTINUA O MESMO INSUPORTÁVEL NOJENTO DE SEMPRE – e, sinceramente, eu não consigo pensar que, um dia, ele pode melhorar. Os humanos originais, no entanto, parecem estar evoluindo cada vez mais, e esse pode ser o verdadeiro motivo do experimento, afinal de contas… nunca sabemos o que “The Good Place” guarda para nós. É bonito ver a Eleanor toda líder, cheia de ideias, e ver o Jason ganhando o prêmio de funcionário destaque, além de ouvi-lo dando umas ideias muito bacanas no fim do episódio… e a Tahani está sempre pertíssimo de umas recaídas, mas não se entrega a elas.
O episódio se baseia no Michael contando sobre os últimos acontecimentos para a Bad Janet, que está presa no vácuo da Good Janet, enquanto tenta recrutá-la para o lado deles – talvez ela possa, enfim, entender que os humanos não são assim tão desprezíveis e merecem algum tipo de respeito… okay, pelo menos alguns humanos. A história de Michael começa numa viagem para esquiar que os humanos fizeram, e eles tiveram a impressão, na ocasião, que Brent estava começando a mudar de atitude, mas era pelos motivos errados e, portanto, nada real – a prova disso está no horroroso livro que ele escreve logo em seguida e pede que Chidi e Simone leiam… e é um livro totalmente Brent: preconceituoso em todos os sentidos, agressivo, nojento… porque esse é o Brent: nojento. E, quando Simone lê o livro, ela levanta umas dúvidas interessantes:

“This book is objectifying, misogynistic, and racist. Why are we still dealing with this shirt in the Good Place? When people like him are ignorant jerks, why are people like us asked to forgive him?”

Intenso.
Enquanto isso, Chidi fica incomodado com um personagem do livro de Brent que é claramente baseado nele, e o Jason tenta ajudá-lo a se soltar, fazendo ele dançar uma composição do próprio Jason, e é divertido e fofo, até que John, O FOFOQUEIRO DE PLANTÃO DO “GOOD PLACE”, os encontra dançando: “Oh my Gaga!” Então, John descobre a verdade sobre Jason, e esse é um desafio e tanto para ele… tudo o que ele quer fazer é correr para fora daquela casa e contar para todo mundo, como ele fazia na Terra, mas Chidi pede que ele guarde esse segredo, não apenas pelo próprio Jason, mas por ele: essa é a sua chance de ser uma pessoa melhor do que era anteriormente. Esse é o seu desafio, e é a “prova” criada especificamente para John. Naturalmente, manter a boca fechada é extremamente difícil para ele, mas ele até que consegue.
E isso é uma vitória.
Quem não evolui, independentemente de qualquer coisa e de qualquer metáfora que Michael possa lhe dar durante um jogo de golfe, é o Brent, que se acha melhor que todo mundo e acha que o seu livro é algo incrível – mas seu livro é um desastre, além de potencialmente criminoso… Simone acaba dizendo a verdade quando ele pergunta a opinião do livro, e ele surta ao perceber que todos concordam com ela… e é como Eleanor diz, o problema não é Simone e não são eles, é o Brent: Michael diz a ele que ele cometeu um erro e que suas ações magoaram as pessoas. Agora, ele precisa voltar e se desculpar, MAS EU O ODEIO TANTO! Porque ele “pede desculpas” da pior maneira possível, sem sentir nada daquilo de verdade, e expressando o quanto se sente forçado a fazer isso, como se ele não tivesse motivos para pedir desculpas… como se não fosse ele o único errado.
Ele é incapaz de olhar para ele mesmo e ver o quanto está errado.
Adorei a Tahani jogando umas coisas pra ele:

“You want a complo? I'll give you a complo. I didn't think it was possible to write a book as awful as yours. I literally didn't think human beings were capable of such racist, sexist poppycock! Also, Chip Driver is either a private eye or the quarterback for the Chicago Bears, or the world's strongest president’. He cannot be all three!”

A cena acaba ficando bem séria, e cada vez mais odiamos o Brent, realmente um cara digno do Bad Place, mais irritante que qualquer demônio que tenhamos conhecido de lá… nojento, ele fica sério, transforma aquilo numa briga esquentada, e o Chidi acaba dando um soco nele (o que eu achei ótimo, mas pode custar a Chidi alguns pontos, talvez). A sensação, a cada episódio que assistimos com os novos humanos, é de que Brent não tem salvação, não importa o que eles façam. Mas os humanos não vão desistir, e é LINDO DEMAIS ver a união desses três humanos, se ajudando, dando ideias uns aos outros, pensando efetivamente em como podem ajudar Brent, Simone e John a melhorarem… ou, pelo menos, a serem um pouco melhores hoje do que foram ontem, como Michael diz para a Bad Janet pouco antes de liberá-la de seu cativeiro
Qual é o plano afinal?!

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários