[Season Finale] American Horror Story: 1984 9x09 – Final Girl



“The 80’s will never die”
A HISTÓRIA DO CAMP REDWOOD CHEGA A 2019. Eu amei “American Horror Story: 1984”, e a finalização foi maravilhosa. Eu acho que a temporada representou muito bem aquilo que queria retratar: a década de 1980, e os filmes de terror slasher da época! Gostei muito de toda a ambientação, do desenvolvimento da trama, e que não foi apenas o básico como talvez pensamos que seria lá na introdução da temporada… no meio da temporada, “1984” deu uma guinada legal, inovou, trouxe novidades ao enredo, mas com tudo muito bem encaixado, e finalizando em 2019 com Bobby Richter, o filho do “Mr. Jingles”, chegando ao Acampamento Redwood para tentar entender o que aconteceu com o seu pai – foi um roteiro muito bem fechadinho, muito interessante e esse último episódio teve cenas bem características de slasher, além de um surpreendente final emocionante.
EU AMEI ESSA TEMPORADA! \o/
Já o início desse último episódio é intrigante. Conhecemos o personagem de Finn Wittrock na temporada chegando ao Acampamento Redwood com um celular muito moderno – e então nos damos conta que estamos em 2019. Ele é deixado a alguns metros do lugar e precisa terminar o caminho a pé, e tudo o que eu conseguia pensar era: “Sempre tem um louco”. Ele chega a um Acampamento Redwood abandonado depois do Festival de 1989, e é um cenário desolador e interessante, com tudo destruído e envelhecido. Montana é a primeira fantasma que aparece para “recebê-lo”, e ela fica curiosíssima com o celular em sua mão, e diz que “agora entende porque eles foram esquecidos ali há tanto tempo”. Querendo saber um pouco sobre o mais novo visitante do lugar, Montana descobre que seu nome é BOBBY RICHTER… ou seja, o filho do Mr. Jingles.
A cena da Montana o abraçando!
É uma nova Montana, quase… depois de tantos anos (faz 30 anos desde a última vez que a vimos!), ela está entediada, desesperada para saber o que tem acontecido lá fora – e enquanto ela faz suas perguntas (sobre como é a música, o que as pessoas fazem para ficar em forma, quem é o presidente, o que pensam sobre os anos 1980, se Judd Nelson ganhou um Oscar), eu fiquei com pena dela. Trevor é o segundo fantasma a aparecer, e o Bobby fica totalmente desconcertado, porque ele os conhece das histórias que estudou, mas não sabe como é possível que eles estejam ali. Eles não deveriam estar mortos? Bobby explica que quer saber sobre o pai e entender por que ele mandou cheques para ele sua vida toda, supostamente, mas eles lhe contam que seu pai está morto… e, pior do que isso, nenhum fantasma voltou a vê-lo nesse tempo todo.
Falando em fantasmas… AMEI MONTANA E TREVOR MOSTRANDO PARA BOBBY QUE SÃO FANTASMAS. Eles falam isso com tanta naturalidade, porque para eles é natural, rotineiro, e então o episódio assume um inusitado tom divertido, no meio de toda a bizarrice, e é maravilhoso! Montana pede que ele a mate, para provar o que está dizendo, e meio que o obriga a atirar na sua testa, sangue voando para todo lado, Bobby surtando, coitado, enquanto o Trevor animadamente grita: “Me next! Me next!”, e oferece uma faca para que Bobby o esfaqueie. Mas Bobby se recusa, e ele mesmo corta o próprio pescoço. Bobby quase surta, tenta escapar, e os dois entram pela porta novamente, como antes… então, Bobby não tem outra alternativa que não acreditar no que eles estão dizendo, e então eles se sentam para contar toda a história para ele.
De volta ao Halloween de 1989.
Antes do início do Festival, Trevor tentou salvar as bandas que chegavam ao Acampamento, ao mesmo tempo em que acabava com os planos de Margaret, então ele bloqueou a entrada para o parque e mandava um a um de volta embora. Essa é a sequência em que vemos a morte de Trevor. Ele está ali, na sua “redemption song”, para impedir Margaret ao menos uma vez, e ela o mata, para impedi-lo de continuar a atrapalhando. É uma cena desesperadora enquanto ele morre aos poucos, do lado de fora do acampamento, e Montana grita, desesperada, esperando que ele consiga entrar para morrer do lado de dentro… mas ela não pode sair para ajudar, e ele não tem forças para rastejar até onde ela está. Então, inesperadamente, Brooke aparece e ajuda Trevor a entrar no Acampamento, para morrer do lado de dentro e se tornar um deles. Para sempre.
“Why would you help me?”
“Because I’m not like you”
Isso mudou Montana, e ela e Trevor decidiram que a matança tinha que terminar. Trevor, então, mata Bruce, o assassino aleatório da temporada, o que é fácil: o problema é Richard Ramirez. E, cara, EU AMEI AQUELAS CENAS DOS FANTASMAS CONTRA O RICHARD! Montana o engana e o atrai para uma emboscada, uma cabana onde todos os fantasmas esperam para matá-lo. Montana dá o primeiro golpe, nas costas de Richard, e depois todos se reúnem numa carnificina sangrenta e brutal, esfaqueando Richard até que ele morra… sem entender, ao ouvir a história, Bobby pergunta por que o mataram dentro do acampamento, e eles explicam que o caso dele era diferente: ele foi ressuscitado por Satã, e ele voltaria de qualquer maneira, mas não como eles, não apenas dentro do acampamento, mas livre para ir onde quisesse.
Por isso, eles resolveram cuidar disso pessoalmente. Por aproximadamente 30 anos, eles velaram a morte de Richard, revezando em turnos com todas as mais de 40 almas que habitam o lugar, e toda vez que Richard despertava, eles o matavam ali mesmo, imediatamente. E sempre pensavam em novas e criativas maneiras de acabar com a sua vida. “Daqui em diante, tudo o que sentirá é dor”. Foi uma das ideias mais BACANAS que o episódio e a temporada tiveram, certamente! E os fantasmas fizeram isso para impedir que novas pessoas morressem, para salvar a vida, primeiramente, de Bobby Richter, que seria o primeiro que Richard mataria, para se vingar de Benjamin: o garoto no Alasca. Bobby agradece por terem salvado a sua vida durante todo esse tempo, mas ele não quer ir embora, não ainda… não até que consiga falar com o pai.
As coisas, no entanto, não são exatamente como ele esperava… 20 minutos mais cedo, uns INCOMPETENTES deixaram que Richard Ramirez acordasse e escapasse, e então ele consegue fugir e escutar enquanto Bobby conversa com Montana e Trevor, e diz que está atrás do pai. Ele entra na cabana atacando, pronto para matar o Bobby, e o Bobby corre, numa clássica cena de filmes de terror dos anos 1980, a faca de Richard acerta a sua perna, e parece que ele está perdido, mas os fantasmas novamente o ajudam, e pulam sobre Richard, dando a Bobby a oportunidade de correr, e ele vai diretamente para Red Meadows, o hospital em que o pai esteve internado… e ele quase é internado como o pai, até que nele diga que está ali para saber sobre Benjamin Richter, e Donna (!) o escuta e aceita falar com ele… a conversa de Bobby com Donna completa mais um episódio desse passado sombrio.
Primeiro, Donna conta a Bobby que Benjamin era um homem inocente, e que a verdadeira assassina sempre foi Margaret – e agora descobrimos o que aconteceu com Margaret. Ela quase saiu impune, a não ser por aquela noite em 1989, quando os fantasmas se reúnem todos contra ela, em volta de sua cabana, prontos para matar. Donna é a primeira a atacar Margaret, seguida em seguida por Brooke – elas estavam ali para isso, esperando esse momento. Mas, no momento do tiro, Brooke é atingida, e tudo indica que ela vai morrer… então, os fantasmas tomam o assunto nas próprias mãos, E É UMA DAS CENAS MAIS SLASHER E MAIS NOJENTAS DA SÉRIE! Eles não apenas matam Margaret, mas cortam cada membro seu e o jogam em um triturador, com os restos expelidos para o lado de fora do Acampamento, para que ela não volte.
É cruel, mas é uma cena TÃO F*DA.
A vingança que Margaret merecia.
Os gritos de Margaret… tudo, tudo, tudo é angustiante, e tudo o que esperamos de “American Horror Story”. No fim, os fantasmas arriscam, mas a decapitam, porque “o cérebro ainda funciona por 30 segundos após a decapitação”, e então jogam o seu tronco e, por fim, sua cabeça no triturador, para fora do Acampamento Redwood para sempre… ou assim pensam. E quem ficou por último é a Donna, “a garota final”. Mas não foi Donna quem mandou os cheques para Bobby esses anos todos, então ela resolve ajudá-lo a investigar, porque ela também quer saber quem mais sobreviveu: “Maybe you aren’t the final girl after all”. Assim, eles chegam até outra sobrevivente: BROOKE. E é interessante ver uma Brooke supostamente 30 anos mais velha, com umas desculpinhas para que ela ainda pareça tão jovem, e eu me pergunto se soubemos tudo mesmo da história.
Brooke se casou, tem uma boa casa e um bom marido, filhos… e ela tentou ligar para Donna, contar-lhe a verdade, mas nunca teve coragem, porque quando ouvia sua voz, todas as memórias assustadoras do Acampamento vinham à tona, mas agora elas estão juntas novamente. Donna diz que não está brava por ela ter uma boa vida, mas por ela não permitir que ela seja parte dela. É a segunda vez que Brooke praticamente “volta dos mortos”, e por um segundo eu me perguntei se ela teria aceitado o pacto de Richard Ramirez, mas aparentemente não. Ela conta a história sobre como ela quase morreu com o tiro de Margaret, mas acabou sobrevivendo e foi ajudada por Ray, que cuida dela e a ajuda a deixar o Acampamento, “porque ela não queria morrer lá dentro”. Mas, ela acaba não morrendo, de todo modo… alguém chama uma ambulância, e ela é salva.
Brooke também é uma “final girl”.
Sabendo disso tudo, Bobby ainda quer retornar para o Acampamento e ver o pai, falar com ele, ao menos uma vez. E ele é surpreendentemente recebido pela nojenta da Margaret – aquela desgraça não morreu do lado de fora. Aparentemente, ela morreu um segundinho antes da máquina expeli-la do lado de lá, e isso foi o suficiente para que ela esteja ali para sempre, para atormentar a todos, e é angustiante. Ela diz que estava ali, escondida, esperando pelo momento em que o mataria, tudo para prejudicar Benjamin, mas Benjamin FINALMENTE faz o seu retorno, impedindo que ela faça qualquer coisa contra seu filho: “You think I’d let you hurt my son?” Então, Benjamin “mata” Margaret e se reúne com o seu filho, NUMA DAS CENAS MAIS LINDAS DE TODA A TEMPORADA. Emocionado, Bobby abraça o Benjamin, e é um momento tão tocante.
Benjamin pergunta por que ele queria tanto vê-lo e por que o abraça daquele modo, se ele nunca foi um pai para ele, mas Bobby diz que ele nunca esteve presente, sim, mas ele fez o que qualquer pai faria: ele sacrificou para salvar o filho, e ele está ali para agradecê-lo. A cena é linda, Benjamin lhe beija a testa, diz umas coisas bonitas, e o manda não voltar mais ali, mas garante que sempre estará orgulhoso dele… O MOMENTO ESTAVA LINDO, mas Margaret o interrompe matando Benjamin e saindo correndo atrás de Bobby, gritando que “ela é a garota final”, completamente descontrolada. Quem o salva, dessa vez, é Lavinia, que manda Margaret deixá-lo em paz, porque ele merece um final feliz… EU ADORO COMO LILY RABE APARECE PARA BOTAR ORDEM EM TUDO. Então, ela mata a Margaret, a entrega para os fantasmas, e se despede de Bobby…
“Tão lindo. Como meu Bobby seria…”
A cena de Bobby com a avó também é LINDÍSSIMA, e eu gostei de como ela entregou a Margaret para os fantasmas, porque só posso imaginar que eles farão com ela mais ou menos o que fizeram com Richard durante esses anos? Montana é a última a se despedir de Bobby; pede que ele vá embora e não volte mais ali, mas que não os esqueça e que conte suas histórias… correndo, então, Bobby deixa o Acampamento Redwood para trás, em uma cena lindíssima, e quando ele passa pela entrada do Acampamento, ele deixa de correr. Olha para trás e vê a família olhando para ele, se despedindo e o abençoando: Lavinia, Benjamin e Bobby. A trilha sonora é EMOCIONANTE, e a emoção está quase transbordando dos olhos de Bobby, em seus olhos cheios de lágrimas, finalmente tendo conseguido o fechamento que esperava para sua história.
Agora, ele pode seguir em frente, viver.
Agora, ele não precisa mais correr. Agora, ele está livre e pode andar.
QUE FINAL MAIS LINDO, EU AMEI DEMAIS! <3


Para mais postagens de American Horror Story, clique aqui.


Comentários