Sítio do Picapau Amarelo (2003) – Zumpilion: Parte 3



“Aquele era o meu recorde!”
O ZUMPILION É SALVO DOS PIRATAS ESPACIAIS! Chegamos ao fim da primeira história da terceira temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, e não foi um começo excelente para a temporada, mas eu sei que ela vai pegar no ritmo, especialmente com histórias mais longas, como foi o caso no ano anterior, que se iniciou com as histórias de bruxas e, depois, a fraquinha “O Mapa do Tesouro”, mas encerrou-se lindamente com a elaborada “O Cangaceiro Lobisomem” e a divertida e inteligente “A Pedra Mágica de Tupã”. Nos últimos capítulos de “Zumpilion”, acompanhamos o restante da caçada ao raríssimo e importante alienígena, enquanto Emília faz de tudo para proteger “o seu Zunzum”, e o finzinho do último capítulo ainda nos deu um gostinho do que nos espera nos próximos capítulos, com “A Lenda do Rei Arthur”.
Depois que o Zumpilion é escondido no galinheiro, ele é descoberto por Pesadelo, que o leva para a caverna da Cuca, porque acredita que “ele daria um bom almoço”. Sem querer, o Pesadelo meio que salva o Zumpilion de Maldoror quando o leva para a caverna da Cuca, mas ele tenta escondê-lo da também faminta jacaroa, porque o almoço é dele. E ele está certo de que é um pintinho que cresceu demais: “Se eu achei ele no galinheiro do Sítio, matematicamente falando, ele é um pintinho crescidinho, Cuca! Usa a cabeça, Cuca!” Mas eles nunca terão a chance de devorar o Zumpilion, porque, como o próprio Badalo avisa, já vai dar 12 horas desde a última vez que ele comeu, e ele logo vai acordar e estará com fome… enquanto isso, o Pesadelo e a Cuca brigam na caverna da jacaroa (“Você não vai comer o meu almoço, sua balofona. Sai, Cuca! Você não vai comer meu pintinho, você tá muito gorda!”), antes de ele acordar.
Mas o Zumpilion acorda, e causa aquela confusão que ele normalmente causa quando sai correndo e tudo o mais… ele até morde a cauda da Cuca, e quase que o jogo vira, não é mesmo? Quando o Zumpilion foge, então, Pesadelo reclama com a Cuca: “Aquele era o meu recorde! Quando eu vou conseguir pegar um pintinho daquele tamanho?” Sem saber onde está o Zumpilion, os piratas do espaço e Maldoror vão até o Sítio de Dona Benta atrás do alienígena, mas os besouros da Emília avisam a bonequinha com antecedência, e ela tem um plano para colocá-los para correr – para que o pessoal do Sítio fique em segurança, Emília manda todos subirem no telhado da casa (até a Dona Benta e a Tia Nastácia, coitadas!), e de lá de cima eles assistem às pessoas se aproximarem… os piratas do espaço, a polícia intergaláctica que os persegue, e até a Cuca, que está vindo logo atrás por causa da “bagunça na sua floresta”.
Então, Emília ataca.
Com cocos, Emília fez umas espécies de bombas de formigas-saúvas, e então todo mundo acaba quase devorado pelas formigas: de piratas espaciais a bruxas jacaroas, e então eles estão seguros. Pelo menos por enquanto. Mas todos sabem que os piratas retornarão, e eles estarão preparados para isso da próxima vez. Até lá, eles precisam proteger o Zumpilion, que agora está de volta ao Sítio e ao quarto de Narizinho, escondido pelas crianças dentro do baú enquanto Dona Benta bate à porta e desconfia que eles estão aprontando algo. Esperta, a senhora faz Emília e Narizinho sentar-se na cama, e abre o baú, onde descobre o carinhoso e fofo Zumpilion, que pula para abraçá-la em um momento MUITO FOFINHO! Dona Benta é toda querida, andando de braços dados com o Zunzum, e temos um bonito momento de conscientização, sobre como também temos espécies em extinção na Terra, e quando Narizinho pergunta se “podem ficar com ele”, Dona Benta explica que ele precisa voltar para o seu hábitat, ter filhotes, dar continuidade à espécie…
Narizinho entende isso.
Mas e a Emília?
Logo depois, os piratas retornam para o Sítio, e Zumpilion desaparece quando sente que eles estão chegando. Então, o pessoal do Sítio acaba sendo preso pelo pessoal do espaço, e a polícia do lado de fora se prepara para entrar, cautelosamente, porque os piratas estão armados com um desintegrador… eles não farão nada com o pessoal do Sítio, no entanto, já que querem vendê-los como escravos – eles são valiosos, especialmente Tia Nastácia, que supostamente pode dar vida a seres inanimados. Antes que os piratas possam teletransportar todos para a nave pirata, a polícia invade o Sítio e NOVA CONFUSÃO toma conta do lugar… é gente correndo para lá e para cá, é pirata e polícia esbarrando em Cuca e Pesadelo no caminho para fora, e enquanto a polícia enfrenta os piratas, Emília e Pedrinho ajudam com bodocada de pó de mico nos piratas, enquanto Dona Benta e Tia Nastácia assistem a tudo na segurança da varanda…
Assim, a polícia intergaláctica consegue prender os “perigosos” piratas espaciais, e todos celebram a vitória, embora aparentemente não saibam onde está o Zumpilion… mas é claro que alguém sabe: Emília. Ele está de volta lá no quarto, no baú, onde ele pode ser “só seu”. O egoísmo da bonequinha de pano! Mas ela acaba tendo que abrir mão dele quando Maldoror ataca o Sítio e rouba o Zumpilion: ela precisa entender, então, que não vai poder proteger o Zumpilion para sempre. Então, Maldoror é derrotado pela bonequinha e seu Faz-de-Conta, que Faz-de-Conta que já é noite, o que quer dizer que já é hora do Zumpilion acordar e comer de novo… então, o Zumpilion foge em segurança e o Maldoror é levado pelo Saci, para uma espécie de limbo no contínuo de espaço-tempo, onde não poderá atormentar e fazer mal a mais ninguém…
“Zumpilion” chega ao fim, e o último capítulo introduz a trama de “A Lenda do Rei Arthur”, e eu GOSTO TANTO de como o “Sítio do Picapau Amarelo” faz isso, conectando uma coisa a outra, nos divertindo e nos indicando… com a Emília tristinha por causa do seu Zunzum, Dona Benta tem uma ideia: “Pois então, Emília, eu vou contar uma outra história pra você esquecer o Zumpilion. Que tal a história do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda?” E, ASSIM, ESTAMOS ENTRANDO NESSE UNIVERSO! O Visconde de Sabugosa, empolgado, fala sobre o termo “távola”, e Dona Benta explica o motivo de ela ser “redonda”, e todo mundo fica muito interessado, já ansiosos para saber um pouco mais, mas a Tia Nastácia chama para o almoço, e isso terá que ficar para depois. A aventura, no entanto, nunca para no Sítio do Picapau Amarelo, e enquanto o Visconde olha para o livro que Dona Benta deixa na biblioteca, ele é levado para o passado.
Em seu lugar, recebemos o poderoso Merlin.
Merlin fica confuso, enquanto o Visconde é transportado para a “Inglaterra, fim do Século V da Era Cristã”. Camelot, a corte do Rei Arthur! NÃO É PERFEITO?! E eu estou muito ansioso para essa história, porque me lembra mais às tramas da primeira temporada do “Sítio”, quando o pessoal fazia viagens, como ao País das Fábulas, ou à Grécia Antiga… amo a troca de cenários, amo os figurinos, e conhecer o Rei Arthur e a Rainha Guinevere já foi PERFEITO e eletrizante. Visconde aparece no castelo do Rei Arthur em cima da Távola Redonda, e não poderia estar mais emocionado (“Estou muito honrado, majestade. Rainha Guinevere, eu sou o Visconde de Sabugosa, um criado de suas majestades”). Como ele se apresenta como “Visconde”, eles presumem que ele também seja um nobre, e querem saber do paradeiro de Merlin. Visconde explica, então, que tudo o que sabe é que estavam reunidos no Castelo da Rainha Dona Benta, no Reino do Picapau Amarelo…
Enquanto isso, Emília explica a situação a Merlin de forma sucinta:
“Você veio parar no futuro, no Século XXI!”
AMEI. COMEÇOU! *-*


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários