[Season Finale] Living With Yourself 1x08 – Nice Knowing You



Dona Flor e Seus Dois Maridos.
MINHA NOSSA, QUE FINAL MAIS CREEPY! Esse foi um episódio sensacional, possivelmente contendo as melhores cenas de “Living With Yourself”. Foi impactante ver todo o desenvolvimento do Miles Clone, culminando naquela angustiante cena em que ele pensa em cometer suicídio, assim como também foi incrível ver o Miles Original pedir desculpas para Kate e decidir voltar a ser o cara por quem ela se apaixonou… além disso, ainda temos aquele embate final entre o Original e o Clone e foi uma sequência PERFEITA, culminando na chegada de Kate com uma notícia que mudará toda a dinâmica do trio daqui para a frente – e é uma situação bastante única e bastante assustadora. Só saberemos exatamente o que será desses Miles e de Kate se a série for renovada para uma segunda temporada, mas não tenho certeza de que haja a necessidade.
O episódio começa revelando quem foi que sequestrou o Miles no fim dos dois últimos episódios: a FDA, a organização para quem Miles ligou lá no início da série para falar sobre uma “denúncia de clonagem”, mas a sequência, além de esquisita, não agrega nada à série, com aquele interrogatório bizarro, uma máquina quebrada e o Miles Original sendo solto… assim que deixa o prédio da FDA, Miles recebe a ligação da clínica de fertilidade, contando-lhe que não há nada de errado com ele. Quando ele chega em casa, então, Kate está esperando por ele, para que “conversem”, e é surpreendentemente fofo, pedindo desculpas, dizendo que foi um egoísta, e então a tirando para dançar, aquela dancinha brega e deliciosa que, aparentemente, eles fizeram em seu casamento… a mesma que o Miles Clone tentou dançar com ela no último episódio.
Mas não é a mesma coisa com o Clone.
A cena é íntima e bela, eu amei demais. Enquanto ele dançava e a convidava (e ela eventualmente aceitou), eu percebi, assim como ela também percebeu, que aquele era o Miles que ela amava, aquele era o Miles de verdade, o seu marido… apesar de todos os problemas que tiveram, porque isso é PARTE da relação como a construíram. Foi tudo isso que os levou ao que são agora. É lindo vê-los dançar, é lindo vê-la, eventualmente, sorrindo e se divertindo ao lado do homem que ama… AMEI TODA A CENA. A coreografia é longa e detalhada, Kate se entrega, e os dois levam a dança a sério, porque é naquele momento, meio divertido e meio sexy, que eles estão se reconectando. Ao fim da dança, ela comenta que “ele certamente não dança como o outro”, e Miles percebe que a “viagem de negócios” de Kate foi, na verdade, com o Miles, no seu “sumiço”.
Então, ele fica furioso.
“Did you fuck my wife?”
Carregando um machado, o Miles Original vai atrás do Miles Clone, batendo à porta de seu apartamento e gritando para saber onde ele está… e ele encontra, em cima do aparador que Kate lhe deu de presente, uma arma – o episódio, então, retorna umas horas no passado, para o momento em que o Miles Original foi “sequestrado” e o Miles Clone entrou na sua casa para se passar por ele, da forma mais psicopata possível, pensando cuidadosamente em cada detalhe: a roupa, o olhar, o cabelo, a pasta de dente na blusa, os óculos… mas o Clone nem chega a ver Kate ou falar com ela, porque, quando isso está para acontecer, o Original chega e acontece toda a cena do pedido de desculpas e a dança do casamento, cena que o Clone assiste lá de cima, e cada segundo o destrói um pouquinho mais… então, ele se esgueira para fora de casa e vai embora.
Ali, temos uma das cenas MAIS FORTES do episódio, quando o Clone pensa em tirar a própria vida, em frente ao espelho, e é angustiante vê-lo com a arma na mão, os olhinhos tristes, pensando em onde e como atirar, mas ele prolonga esse momento eternamente. Ele se troca, volta a usar as roupas que, como Clone, normalmente usava, mas não tem coragem de se matar: “What the hell am I doing?” Então, ele se pergunta se não existe outra pessoa que possa fazer isso por ele, e é nesse momento que, como em resposta ao seu pensamento, o telefone toca, e é o Miles Original enfurecido ao descobrir que ele saiu com Kate, e então o Clone age de maneira desafiadora, instigando o Original a vir atrás dele… ele até deixa a arma pronta em cima do aparador, esperando que o Original finalmente acabe com todo esse sofrimento e com a sua vida…
E o Original realmente aponta a arma para ele (“It was nice knowing you” “No, it wasn’t”), mas não tem coragem de matá-lo tampouco (“Are you kidding me? Can’t you do anything right, you fucking moron?”). Mesmo assim, os dois se envolvem em um combate corpo-a-corpo bem intenso, em uma cena ESPETACULAR que termina com um tiro no aparador e os dois o destruindo a machadadas. “I just want you out of my life” “Fine. Make me”. A cena é fortíssima, e é interessante como Paul Rudd a sustentou totalmente SOZINHO, interpretando os dois lados da briga. A cena das almofadadas é particularmente forte, em que o Clone bate no Original e o provoca, e diz que sabe que ele não vai fazer nada, porque é um covarde, mas o Original revida, e o sufoca com a almofada… naquele momento, parece que ele matou o seu clone.
“Oh, God. What have I done? No. No. NO!”
Teria sido muito mais forte do que com um tiro, mas, felizmente (?), o Clone não morre, e o Original consegue despertá-lo com uma respiração boca-a-boca e, quando os dois estão deitados no chão, depois de tudo, eles têm uma conversa sincera: o Clone fala sobre o que mais odeia a seu respeito, que é o fato de ele ter tido a oportunidade de acordar ao lado de Kate durante 10 anos, enquanto ele só tem as memórias, e elas nem são reais. “I just wanted your life”. É totalmente estranho, mas compreensível, de algum modo, e então os dois acabam pedindo desculpas sinceras um ao outro e se abraçam, no chão mesmo, enquanto dizem que não queriam matar o outro. O que eles realmente querem é que AMBOS possam ser melhores, e que AMBOS possam ser felizes… agora, não sabemos como é que os dois vão conseguir isso tudo.
Então, Kate chega e os encontra ali: no chão, casa e aparador destruídos… eles “conversaram”. E então ela fala sobre como esse tempo todo tem sido muito confuso para ela, mas como isso também a fez ver uma coisa com clareza: “You are my husband, Miles. Not him”. Quando Kate escolhe o Miles Original, o Clone anuncia que está partindo naquela mesma noite, mas Kate diz que ele não pode partir, não agora, porque ela tem algo para contar: ELA ESTÁ GRÁVIDA. E, aparentemente, ela não sabe de qual dos dois é, e nunca haverá como saber, porque o DNA dos dois é idêntico, e nenhum teste conseguir distinguir um do outro… sendo assim, o que isso significa para eles?! É um final doentio e não sabemos bem como isso vai funcionar, mas Miles tem razão quando diz que sabe o que isso significa: “We’re gonna have a baby”.
Os 3.
Juntos.
CARAMBA, QUE FINAL LOUCO!

Para mais postagens de Living With Yourself, clique aqui.


Comentários