Supernatural 15x05 – Proverbs 17:3



Foreshadowing.
Nossa, fazia TEMPO que eu não gostava de um episódio de “Supernatural” tão sinceramente. É um episódio razoavelmente simples, mas consegue cumprir o que se propõe, e me deixou animado com o que podemos esperar do final da série – eu duvido que a série termine com algum dos finais de Chuck que o Sam está vendo, mas, ainda assim, é INCRÍVEL ver o Sam ter essas “visões”, e isso está se convertendo na minha parte favorita da temporada. O episódio é dividido em duas partes: na primeira, o Sam e o Dean retornam a um disfarce antigo, Agentes Hamil e Ford (e o Dean tenta negar o quanto mudou nesses anos – e embora o Sam tenha mudado mais, o Dean também deu uma boa envelhecida… e, claro, mais lindo agora do que sempre), e investigam um caso bastante simples, bastante primeira temporada. Depois, quando as coisas ficam “fáceis demais”, eles descobrem que existe uma parte do caso que eles não conhecem.
E essa é a parte que importa para a temporada final…
Tudo começa com um ataque a três garotas que estão acampando em um lugar deserto da floresta… os jornais noticiam as mortes como “um ataque de leão”, mas Sam e Dean resolvem averiguar, e existe uma testemunha que pode lhes contar o que viu: Ashley Monroe. Ashley foi a única das três garotas que sobreviveu ao ataque de lobisomem, e agora ela está assustada, apavorada, e ela quer a proteção dos Winchester em troca de contar-lhes o que viu. Na verdade, eu achei a atuação fraquinha, e a “aproximação” de Ashley e Dean meio forçada e rápida, mas eu nem parei para pensar, como o Sam, que “aquilo estava fácil demais”… mas estava. E quando o Sam coloca isso em palavras, nós só ficamos esperando qual é a reviravolta que o episódio guarda… alguma coisa no caso investigado não será como Sam e Dean estão prevendo, certamente.
Ashley fala sobre o lobisomem que viu na floresta, Andy May, e Sam e Dean não têm dificuldade alguma em encontrá-lo – a diferença é que, ao fazê-lo, eles descobrem que ele não está sozinho… Andy tem um irmão, Josh, que também é lobisomem (eles verificam oferecendo uma caneta de prata para que eles coloquem o telefone num papel). Gostei do que a história fez aqui, colocando irmão contra irmão. Josh abraçou sua identidade violenta de lobisomem, e Andy acha que o irmão se transformou em um monstro – ele, por sua vez, não quer fazer mal a ninguém, e é por isso que ele deixou Ashley viver, mas pediu que ela não contasse sobre isso a ninguém. Agora, quando eles pegam Ashley novamente e os Winchester vêm ao resgate, presenciamos o intenso confronto entre irmãos e, com a arma de bala de prata na mão, Andy escolhe atirar em Josh, ao invés de Sam.
Depois, ele se mata.
Mas ainda tínhamos 15 minutos de episódio, e é aí que as coisas mudam. Quando está tentando ir embora, “Ashley Monroe” tropeça pateticamente e cai sobre uns chifres expostos na cabana, e acaba morrendo… mas logo se levanta, incomodada com o disfarce que se quebrou, depois de tanto tempo… Ashley não é Ashley, MAS LILITH – e é sempre tão gostoso ver esses rápidos flashbacks que nos levam a outras temporadas, à cena em que o Sam a matou, apenas usando seus poderes de demon blood. Sempre digo, mas repito: eu gostava tanto dessa época de “Supernatural”. Lilith está ali a mando de Chuck, para reaver a Equalizer, a arma que os Winchester levaram com eles e que Chuck quer de volta. As cenas são boas, amei o Sam chegando todo f*da com aquele tiro na Lilith, mas Lilith consegue encontrar e destruir a arma, afinal.
Tudo bem rápido!
Por fim, temos os MARAVILHOSOS pesadelos de Sam – e eu realmente estou gostando muito de ver essas possibilidades. Segundo o que Lilith explica para Dean, Chuck só gosta de finais em que um irmão mata o outro, e é isso o que Sam tem visto desde o episódio anterior… talvez por causa do tiro, que pode tê-lo conectado a Chuck. Esse episódio traz dois pesadelos: no primeiro, Sam é que é o “vilão”, e o Dean o mata com um tiro na testa porque não existe outro jeito, mas nem a Colt pode matar aquela versão de Sam Winchester, com os seus olhos vermelhos; é uma cena e tanto! O segundo pesadelo, então, pela primeira vez traz o Dean como o vilão, com a Marca de Caim, os olhos pretos, completamente convertido em um demônio, como vimos há algum tempo, e então ele mata o Sam. De algum modo, acredito que os Winchester escaparão desses finais de Chuck.
Mas como?!

Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.


Comentários