VIOLETTA – “Lo peor es mentir en momentos decisivos”



Com climinha de “Season Finale”
Parafraseando as palavras do poeta uruguaio Mario Benedetti, como Violetta e Angie fizeram nos últimos capítulos de “Violetta”, entramos em uma semana quiçá decisiva na novela entre os capítulos 56 e 60. Muito mais do que eu esperava acaba acontecendo, e embora ainda tenhamos Vilu e León separados, e os segredos de Diego muito bem escondidos para não serem descobertos de modo algum, toda a trama que envolve o pai de Vilu atinge uma conclusão inesperada… quando o momento do falso casamento de Germán com Esmeralda chega, Jade invade a cerimônia acusando a mulher de ser uma impostora, e então as coisas viram uma verdadeira loucura e mudanças drásticas são feitas na novela, como o Germán decidir que não pode mais se fantasiar de Jeremias para estar no estúdio vigiando a filha de perto o tempo todo. Finalmente.
A semana começa lá quando Federico foi injustamente acusado de ter roubado a música de Andres e entregado a Marotti como sua, tudo por causa de uma armação de Ludmila que visava “ajudá-la a continuar sendo ela mesma”, ou qualquer coisa assim. Mesmo que Federico tente se explicar, não há nada que faça Marotti ouvir, e isso tudo, no fundo, é bem bom, porque faz Fede ver que estava agindo como “uma estrela soberba” desde que chegou, e precisa mudar essa atitude. Enquanto está ali, todo tristinho e buscando o apoio de Violetta, ele começa a se dar conta do que pode sentir por Ludmila, e diz a ela que não entende porque ela se empenha tanto em ser má, quando acredita que, por baixo disso tudo, existe uma garota doce, sensível e que só quer ser amada… Federico é bem fofo e querido com ela, então ela não pode seguir mentindo…
Quando Marotti ameaça mandá-lo embora, ela confessa.
Naturalmente, Ludmila não abre o jogo totalmente. Não diz aos dois que fez por maldade, e inventa toda uma desculpa para o motivo de ter pego a música, e no fim Federico fica todo fofo olhando para ela. Então, quase chorando, Ludmila pede perdão pela confusão que causou, e esse é um verdadeiro crescimento para ela, e eu senti orgulho dela! Federico, todo fofo, vai conversar com ela e agradecer, e o clima já rola solto entre eles, e eu acredito que eles já poderiam estar juntos se eles não fossem o tempo todo interrompidos por outras pessoas ou qualquer coisa. Adoro os sorrisos, os olhares prolongados, e a maneira como ambos anseiam por aquele primeiro beijo que ainda não acontece, e é super fofo como Federico mudou totalmente sua opinião sobre ela, capaz até de defendê-la quando Andres a chama de “tarântula”.
Fazia tempo que não a chamavam de “tarântula”.
Mas as coisas eventualmente dão errado. Federico chega a perguntar a Violetta se ela acha que “pessoas podem mudar”, e se Ludmila, especificamente, poderia mudar, nem que fosse por amor. Parece que as coisas dariam certo, juro que parece… mas então León confronta Ludmila sobre Diego, e para não contar a verdade, a garota diz que está tentando conquistá-lo, só para fazer a Violetta sofrer, porque ela lhe roubou tudo, e acha que se roubar Diego dela, vai fazê-la sofrer da mesma maneira. E quando ela diz isso tudo, Federico escuta, e se decepciona totalmente, o que é bastante triste. Mesmo assim, Ludmila tem mesmo que melhorar muito para poder ser feliz com Federico… e Ludmila, de seu modo, está sofrendo. Diz a Diego que Vilu lhe tirou Tomás, León, a chance de ser a estrela da YouMix, e agora ele, o seu único amigo de verdade.
Sem contar Federico.
Foi triste ver Ludmila sofrer, e Naty não vai resistir a isso!
Outra trama que começa nessa semana é a da ex-namorada de Marco que chega a Buenos Aires para balançar um romance que outrora fora tão fofo, e o problema é que nada soa convincente. Parece que o roteiro entendeu que Violetta não vai poder ficar com Diego, e então como cogitam colocá-lo com Francesca, precisam se livrar às pressas do namorado aparentemente perfeito que ela tem. E eu sofri com isso, porque o Marco sempre foi um fofo! A nova garota, Ana, chega a Buenos Aires, os vê juntos e o chama de “mi amor”, deixando a ambas furiosas, e com razão. Afinal de contas, ele errou ao não contar para Ana que estava namorando, e ao não contar para Francesca que sua ex-namorada estava de volta na cidade. E quando o romance começa a ficar balançado, eu infelizmente percebi que seria, provavelmente, pra sempre.
Francesca está furiosa, e eu não posso dizer que não a entenda, embora suas amigas a incentivem a ouvir o que ele tem a dizer antes de realmente se afastar. E quase que o namoro sobrevive quando eles conversam, ele é todo fofo e ela o perdoa… mas ela prefere que ele não veja mais a Ana, e então ela aparece como a nova aluna do estúdio, e ele, sabendo disso, não teve a chance de contar a Francesca antes… dali em diante, acho que as coisas só pioram. Me dá uma angústia ver a Fran cantando uma versão toda tristonha de “Tienes Todo”, enquanto sofre, e infelizmente é muito verdade o que ela diz a Marco: ele e Ana se separaram por causa da distância, mas nunca aconteceu nada de ruim entre eles que fizessem eles se separar, então a história deles ainda não acabou, e por algum motivo inconsciente ele não contou a ela sobre a ex-namorada.
É lindo o Marco dizendo que a ama e que nunca sentiu por outra pessoa o que sente por ela, porque nós sabemos que o Marco É fofo, mas talvez não seja o suficiente… todos sabem que Marco a ama, e ele sempre foi um namorado perfeito, e eu o acho extremamente atraente quando está dançando sozinho, mas a presença constante de Ana, proporcionando momentos em que Francesca os vê abraçados, por exemplo, é demais para que o relacionamento sobreviva. Ainda é um pouco diferente do que Daniela faz com Simón e Luna na primeira temporada de “Soy Luna”, mas isso talvez faça de Ana ainda mais dissimulada. Afinal de contas, eu demorei para ter raiva dela, mas o Marco é bastante inocente e burrinho, e acaba fazendo exatamente o jogo que ela espera que ele faça… e então ela o beija, o que Francesca não chega a ver, mas será o suficiente para acabar com os dois.
Enquanto isso, León está determinado a provar a todos que Diego “não é quem diz ser”, e é capaz de tudo para fazer isso. Nós sabemos que o Diego está, sim, mentindo, mas a verdade é que eu gosto muito dele, e eu o apoio. Não consigo gostar ou torcer pelo León nessa atitude insuportável dele, porque ele é extremamente hipócrita e pode ser bem machista. Então, ele arma para que Diego e Ludmila se encontrem na sala de música e planeja escutar a conversa, mas acaba surpreendido por Violetta, que diz que “ele é ridículo”, e manda ele deixar ela e o Diego em paz! A cena acaba em uma briga intensa entre os três. Mas Diego, além de toda essa história com Violetta, Ludmila e León, está tendo um desenvolvimento solo que muito me interessa, que é essa súbita e estranha aproximação dele e de Gregorio, nessa teoria de que ele seja seu pai.
As cenas são quase bizarras porque nunca vimos Gregorio agir da forma como ele está agindo, mas o resultado é fofo. Primeiro, ele pede concentração. Diz que entende que ele esteja apaixonado, mas diz que ele precisa se dedicar à dança, porque tem muito potencial e pode ir longe. Quando ele entra numa piada maldosa sobre família, Diego acaba dizendo que “nunca conheceu seu pai”, e Gregorio fica todo sem jeito… Diego muda drasticamente quando é sobre seu pai, e isso é visível. Depois dessa cena, Gregorio se mostra disponível para Diego, “ali para o que ele precisar”. Outra cena fofa é quando Diego, vulnerável e humano, pergunta a Gregorio se ele “já esteve em uma situação em que, não importa o que escolher, alguém vai sair magoado”, e o Gregorio, surpreendentemente, é todo querido, lhe dá conselhos, e são momentos bonitos de verdade.
Nessa emoção toda, ele mesmo nem se reconhece. Se pergunta o que está acontecendo.
Gregorio gosta de Diego de verdade, como um pai gosta de um filho.
E eu gosto do Diego, independente de qualquer plot. É quase chata a maneira como a novela parece querer lembrar, o tempo todo, que Violetta deve ficar com León, porque já nem parece mais que isso é verdade. Para (re)forçar essa ideia, alguém publica no canal da YouMix um vídeo de León e Vilu cantando “Voy Por Ti” na primeira temporada, quando eles ainda eram namorados, e embora a cena seja até fofa, é meio forçada… sinto que na primeira temporada Violetta foi escrita para estar com Tomás, e agora eles decidiram que León “é o amor de sua vida”, mas ele não age a merecendo de fato. De todo modo, vai ser absolutamente fofo ver o Diego comprando briga com Ludmila para proteger Violetta… ela está determinada a prejudicar Vilu, mas eu sei que Diego vai protegê-la, até porque, independente do que ele diga, ele gosta dela de verdade.
Mas o destaque da semana, certamente foi o (não) CASAMENTO. As cenas começam divertidas, com o Germán reagindo à chegada de Diego como o NAMORADO de Violetta, e eu gostei muito dos dois cantando “Te Creo” na entrada, porque foi emocionante, e a entrada é lindíssima, eu quase desejei que desse certo, porque não sou daqueles eufóricos que torcem por Germán e Angie, não mais. Nada contra eles ficarem juntos e espero que as cenas, quando isso enfim acontecer, me emocionem, mas no momento é meio indiferente. A grande surpresa é quando o juiz de paz (o Matias pintado!) pergunta se alguém “tem algo contra esse casamento”, E A JADE APARECE E SE OPÕE. A surpresa é divertida, porque eu AMO a Jade, e ela expõe quase tudo. Diz que Esmeralda é uma impostora, uma atriz que o enganou e roubou todo o seu dinheiro, e quando Germán diz que “isso não faz sentido”, a detetive que investigava o caso entra e confirma tudo.
E mais: diz que Jade a ajudou a capturá-la!
Ri muito, especialmente porque não estava esperando. Esmeralda é tachada como a única criminosa, enquanto Jade diz que “todos sabem que ela não tem cabeça pra pensar num plano assim”, e Germán fica em total choque. A inspetora e Ramallo ainda encontram cópias do diário de Maria, e sem jeito de desfazer essa loucura, só há algo a fazer: FUGIR. Esmeralda escapa, e diz a Jade e Matias que “eles ainda vão pagar por tudo que fizeram”, e eu estou ávido por essa vingança! Porque eu aprendi a gostar tanto de Esmeralda, eventualmente! Como resultado das loucuras de Jade, eles ficam sem nada do dinheiro roubado, e a polícia ainda investiga o porquê de “Esmeralda não ter fugido antes”. Com isso tudo acontecendo, Germán se dá conta de que não é melhor que Esmeralda, por causa das mentiras de toda sua vida e o que está fazendo agora, então vai até o estúdio e pede demissão como Jeremias, porque pretende mudar de agora em diante.
Mas Angie o vê tirando o disfarce de Jeremias no meio da rua!

Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz


Comentários