MacGyver 3x17 – Seeds + Permafrost + Feather



“This was never about the seeds”
ESSE EPISÓDIO ME FEZ PENSAR EM “HELIX” E ME DEU UMA SAUDADE! Na verdade, pouca coisa o associa a “Helix” de fato, porque não existe aquela coisa de “vírus mortal”, nem as mortes nojentas nem nada… e a instalação no gelo tampouco é um laboratório de pesquisas e tudo o mais, mas mais um Cofre de Sementes que guarda espécies do mundo todo, mas acho que foi por causa do cenário mesmo. MacGyver e a Team Phoenix vão para a Groenlândia, onde Karl Knudsen, um dos caras que trabalhavam no tal “Cofre de Sementes”, desapareceu misteriosamente e se acredita que alguma coisa foi roubada… então, eles precisam resolver de uma vez esse mistério e todos os problemas decorrentes da missão inicial para impedir um incidente internacional que poderia ficar bastante sério… e é um episódio bastante interessante em seu desenvolvimento!
Devo comentar, antes de entrar detalhadamente nessa parte, no entanto, que a introdução foi SENSACIONAL. Acontece que era muito comum vermos essas intros de casos que nunca veremos inteiros na série, e é a primeira vez que temos um de Mac e Desi trabalhando juntos, e foi bastante sexy… desde a chegada de Desi, a série está apostando em Mac sem camisa, e eles estavam deitados nus na cama para se passarem por um casal e se esquivarem de quem quer que estivesse atrás deles, mas no fim eles acabam descobertos de qualquer modo, com armas apontados para as suas cabeças e tudo… como sempre acontece com esse tipo de “caso breve”, nós não sabemos como Mac e Desi chegaram àquela situação, tampouco sabemos como eles saíram dela no fim das contas, mas saíram… porque já estão entrando em uma nova missão.
A sequência da Groenlândia é incrível – com a ajuda de uma pena de seu casaco, Mac descobre uma corrente de ar que indica que existe uma saída ilegal de dentro do cofre, além da oficial pela qual eles acabaram de passar. Então, Mac descobre um túnel cavalo no gelo e, pior do que isso, o corpo de Karl Knudsen lá dentro. Alguém invadiu mesmo o cofre, e estava disposto a matar para pegar o que veio buscar, seja lá o que for… para diminuir o número de caixas possíveis atrás de que o ladrão que Karl tentou impedir estava, Mac e Desi precisam recriar a provável luta entre os dois, para descobrirem onde o ladrão estava no momento em que foi descoberto. A cena é um pouquinho bizarra e, no todo, eu achei um tanto forçado, mesmo para “MacGyver”, mas ela ainda conseguiu ser ótima… porque Mac e Desi estavam tendo um momento ESPECIAL ali.
Na maneira maluca dos dois, acredito que eles estavam flertando… afinal, a Desi arrastou o Mac pelo chão de forma meio descuidada, e os dois se entregaram de fata à “luta” do momento, mas havia uma espécie de sorriso e cumplicidade em seus semblantes, e a impressão era de que eles estavam se conectando – flertando, até. É uma cena divertida e estranha, com eles tentando golpes, se machucando, e olhando sorridentes para Riley, para ver se tinham conseguido recriar o golpe esperado. Assim, Mac descobre a proximidade de onde o ladrão estava, e eles descobrem que a semente roubada foi da Coréia do Norte, e é a semente de uma flor que pode ser um dos ingredientes-chave para a produção de um perigoso veneno que, se convertido em uma arma biológica, poderia matar MILHÕES DE PESSOAS. Por isso, eles precisam encontrar o ladrão e impedir isso.
Assim, o episódio começa a mudar de cenários. A cena seguinte os leva a um cemitério, onde eles encontram Oliver colocando lírios brancos no túmulo da esposa e da filha, mas embora ele esteja no lugar onde as flores são comumente entregues, ele é inocente: mas ele os coloca no rastro de Jules Stevens, o cara por trás da morte de Karl Knudsen e do roubo da semente coreana. Assim, o time chega a Praga para impedir que Jules entregue a flor a um líder do crime mundial que estaria disposto a fazer o veneno, mas eles chegam tarde demais… na verdade, Jules não chega a entregar a semente, mas porque ele vai embora, furioso, quando descobre que o chefe para quem está trabalhando não veio falar com ele pessoalmente… então, Mac e os demais percebem que existe alguma coisa a mais nessa história toda, que eles ainda não estão entendendo.
Assim, descobrimos o que levou Jules a se tornar obcecado e o que levou a fazer tudo o que fez nos últimos anos, sendo que antes era um comportado bibliotecário. Jules participou de um julgamento que condenou um dos homens de Passer, um importante criminoso internacional, e, como retaliação, Passer mandou matar ele e a sua família… mas embora sua esposa e sua filha tenham morrido, Jules sobreviveu, e agora ele busca vingança pela morte de sua família. Tudo o que fez até aqui foi apenas para se aproximar de Passer e poder matá-lo ele mesmo. “This was never about the seeds. He wants revenge”. Então, quando Jules está com a arma apontada a Passer e prestes a matá-lo na frente da família dele, Mac acaba o impedindo de atirar, sem nenhum plano mirabolante… apenas falando com ele e prometendo que Passer vai pagar pelo que fez.
É um momento fortíssimo!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários