This is Us 3x17 – R & B



“Too much”
POSSIVELMENTE UM DOS EPISÓDIOS MAIS TRISTES E FORTES DE “THIS IS US”. Eu estou tão profundamente decepcionado com Randall que mal posso expressar meus sentimentos… esse episódio, focado inteiramente na trajetória de Randall e Beth, desde que se conheceram no baile da escola até a crise atual do casamento, que pode levar à separação, nos mostrou que os problemas do casal sempre estiveram presentes, e foi muito difícil para Beth tentar suportar isso tudo ao longo de 20 anos… e o pior é que, toda vez que ela tentava falar sobre isso, Randall desviava do assunto com os seus discursos bonitos e sua capacidade manipulativa que o livrou de várias acusações ao longo dos anos – ele é um garoto mimado e birrento, acostumado a ter tudo o que quer, e quando as coisas não saem exatamente como ele planejou, Randall explode e se torna uma pessoa desprezível.
Infelizmente.
Essa faceta dela esteve mais evidente que nunca.
Durante a briga do casal, onde o episódio da semana passada acabou, Beth diz umas verdades que precisam ser ditas a Randall: sobre como ele não está acostumado a não ter o que quer, e como ele consegue reverter todas as situações para que seja sobre ele – e é a mesma briga que os dois têm desde o começo. Assim, o episódio volta até o momento em que Randall e Beth se viram pela primeira vez, e Randall decide que quer se casar com aquela garota… assim, ele liga para Kevin para pedir a sua ajuda, e conversa com Beth em um telefone e com o irmão em outra, marcando um encontro para o dia seguinte… e, de algum modo, Beth já gostava dele, ela já teria aceitado aquele convite, mesmo que ele não estivesse tendo a ajuda um tanto quanto duvidosa de Kevin, do outro lado da linha… mas o primeiro encontro mostrou a ela que Randall não era quem ela esperava.
Mas ela se envolveu com ele da mesma maneira.
Acontece que o Randall sempre TENTA DEMAIS – as coisas, para ele, sempre têm que ser “grandiosas”. Sentados em um restaurante chique, com ele vestido de terno e gravata, ele fala demais sobre a sua família, fala sobre o pai que morreu naquele ano, mas ele não se importa de verdade com o que ela tem a dizer… e quando as coisas ficam terríveis porque os donos do restaurante querem saber se “eles têm dinheiro para pagar a conta”, Randall simplesmente começa a preencher um cheque, achando que está tudo bem, mas não está. Brava, Beth se levanta para ir embora, diz que não vai jantar naquele restaurante, e então ela é sincera com Randall, falando sobre como “ele força demais as coisas”: do restaurante à roupa que vestia e as coisas que compartilhou… ele queria tanto produzir um “primeiro encontro perfeito” que ele passa dos limites.
Mas não se dá conta disso.
“Good. I’m gonna marry her”
Depois, encontramos Randall e Beth 7 anos depois, em um pedido de casamento que ela responde com um “ainda não”. Aqui, percebemos o quanto Randall é problemático, e o quanto ele não escuta a Beth, e o quanto a força a fazer as coisas da maneira como ele quer! Porque ela deixou muito claro que ele tem que parar de pedi-la em casamento, porque ela ainda não está pronta e quer “arrumar sua vida primeiro”, mas os dois acabam brigando feio quando ela percebe que Randall contou sobre os “inúmeros pedidos de casamento” a Rebecca, e os dois têm uma discussão que começa exatamente da mesma maneira da discussão no presente: “Really, Randall? You wanna do this right now?” PORQUE ESSA É UMA BRIGA QUE VEM ACONTECENDO HÁ MUITO TEMPO! Eu entendo tanto a Beth, como ela não quer ser “consumida” por ele.
Ela quer ser uma pessoa independente, com sua própria vida.
Mas ele não entende isso… e eu senti um nojo grandessíssimo dele quando ele fecha a cara daquela maneira, como uma criança birrenta, e diz que “ela não precisa mais se preocupar com isso, porque não vai mais pedi-la em casamento”. Ele é manipulador e, como sempre, faz o jogo virar a seu favor, fazendo com que Beth faça exatamente o que ele quer, a fazendo ir atrás dele e ela mesma pedir que ele faça o pedido de novo… o mesmo pedido que NAQUELE MESMO DIA ela tinha recusado porque “não estava pronta para isso”. Não quer dizer que ela não o ame, porque ela o ama e ela chora com o pedido de casamento, mas a maneira como Randall a vê como uma marionete para fazer todas suas vontades é doentia… e eles prometem, naquele pedido de casamento, que jamais se perderão um no outro – que, para sempre, serão “pessoas completas”.
Mas serão?
Mais tarde, os encontramos novamente NO DIA DO CASAMENTO. Aqui é que vemos uma pequena participação de Kate, ajudando Beth nos votos de casamento de última hora, e Kevin, que ajuda Randall a cortar as partes desnecessárias de uns votos extremamente longos que NEM FALAM SOBRE BETH. É um ensaio chato sobre casamentos, não sobre Beth ou o que ele sente por ela! E ela fica brava ao saber que ele está reescrevendo os votos: “How the hell are you still writting the vows?” Afinal de contas, durante toda aquela semana, ela não teve tempo para escrever os seus porque estava ocupado demais organizando o casamento, sozinha, porque “ele estava escrevendo os votos do século”. Com essa acusação, ELES VOLTAM A BRIGAR, no dia do casamento, e fazem as pazes logo em seguida, fazendo votos bonitos no altar…
Mas eu não consegui mais acreditar nesse casal.
Randall nunca a mereceu.
Nunca.
Na próxima vez que encontramos Randall e Beth, eles já têm a primeira filha, e aqui temos um dos momentos mais importantes para o episódio e para a toda briga dos dois: eles brigam, eles se provocam, os dois estão exaustos, mas acabam na cozinha, quase compartilhando um momento fofo com nachos, no qual imaginam as piores coisas que poderiam acontecer ao bebê – como não saber dançar. E aqui ela diz umas coisas dolorosas, como: “Oh, come on, Randall, let's be real... you're not gonna quit your job, so if somebody has to make it work, it's gonna be me. I have to lose something”. E tudo o que Randall faz é dizer que ISSO NÃO É VERDADE, que “não faz sentido”, quando faz perfeito sentido… sempre foi assim! Há muito tempo ela sabe disso, há muito tempo ela sofre com isso, e por isso agora tudo veio à tona… porque não é algo novo.
Randall sempre foi assim.
Mas, depois, é o momento em que eu me decepciono com ele de uma vez por todas, e em que tudo pareceu desandar de fato – qualquer admiração que eu já possa ter tido por Randall se evapora na cena do mercado. O Randall é um personagem, ele nunca foi real – ele sempre foi manipulador, sempre mentiu, e aqui ele deixa isso muito claro. Estamos na época da primeira temporada, Kevin e William morando na casa, e então Beth diz que tem uma “Convenção” a qual precisa ir, mas, logo depois de dizer a Will que “ele e Beth nunca deixam algo não dito entre eles”, Randall a encontra no mercado e descobre que ela não estava dizendo a verdade: ela não aguentava mais ter o Will e o Kevin na sua casa, e tudo o que ela queria era 24 horas sozinha, para poder comer alguma coisa, beber um vinho e assistir TV… e ele assume uma posição terrível aqui.
Randall, no entanto, passa de todos os limites. É perceptível o quanto ele se sente superior, e o quanto ele manipula Beth descaradamente – ele diz que “teria dado esse tempo se ela tivesse pedido”, mas a verdade é que ele nunca a escuta… apenas finge escutá-la. E aqui, controlando sua própria raiva, Randall coloca a máscara de um sorriso e de “bom moço”, faz piada, a faz rir e diz que “está tudo bem ela tirar 24 horas de folga”, mas ele consegue deixá-la culpada por estar indo assistir a uma série sem ele, E ENTÃO ELA ACABA DESISTINDO DE SAIR E DIZENDO QUE VAI VOLTAR PARA CASA COM ELE. Isso foi, para mim, uma das coisas mais perversas que ele fez no episódio todo, porque ele a manipulou para que pudesse ser a vítima, pudesse ser “o santo”, e que ela ficasse como vilã, incapaz de seguir com o seu plano. E ela volta atrás.
Ele é doente!
Então, retornamos ao presente e, de volta ao presente, EU O DETESTEI MAIS QUE NUNCA. Agora muitas coisas foram ditas e esclarecidas, e já percebemos como ele é maldoso e manipulador, então eu estava atento a tudo. Beth reforça a ideia de que está EXAUSTA e que eles têm essa mesma briga desde que se conheceram – “I am tired of having this fight. We have been having the same fight ever since we met. I don't want to be swallowed up by you, and then you sweet-talk me and do whatever the hell you want”. Foi FORTÍSSIMO, mas ela tinha que dizer aquelas verdades, porque ela infelizmente não cumpriu sua promessa e se perdeu nesse casamento, justamente como não queria… e agora seria mais fácil se ele admitisse que acredita que seu emprego é mais importante do que o dela, mas ela não consegue fazê-lo admitir isso, porque ele percebe o truque.
E vira o jogo a seu favor.
Novamente.
E o pior, ele faz isso CONSCIENTEMENTE: a prova é que ele se lembra da briga que ouviu entre Jack e Rebecca… e foi bastante similar. Bastante. Quando ela diz que “ambos sabem que a relação deles não funciona se não for ela a abaixar a cabeça”, aquele foi UM TAPÃO NA CARA DELE. E ele, ao invés de partir para um discurso forçado que a envolvesse, ele continua sendo um completo babaca, diz coisas terríveis para ela, e ela rebate, furiosa, falando dos seus ataques de pânico, e foi sua única pequena falha, pela qual não a julgo: ela estava com raiva e são coisas que dizemos sem pensar em discussões. Mas o que ELE faz é muito pior. Beth estava COMPLETAMENTE CERTA, o tempo inteiro, e ele, esperto, maldoso e doente, usa o único deslize dela para virar o jogo ao seu favor… manipulá-la. Ele se faz de vítima, a faz pedir desculpas, e vai embora para dormir no escritório, porque “não quer estar na casa com ela”.
É preciso uma mente muito doente para fazer esse jogo dele.
Assustador!

“We made a promise to one another that we would never get lost in each other, and I broke that promise. And you let me. You have let me bend to your every need time and time again. Oh, we have kids, I have to step back from my job. You quit your job, I work overtime. You have a dream of buying your father's building, it becomes my dream, too. You run for city councilman, I stand by your side. You win city councilman, now what? I'm supposed to give up what I love to become a politician's wife? How many dinners am I supposed to go to, Randall? And how long? And what if city council isn't enough? What then? […] No, I finally have something; I have something that I have been looking for longer than I knew, and I am not going to give that up. I am not going to bend. And that's the problem. Our lives don't work unless I'm doing the bending. It doesn't. And we both know it”

Que episódio FORTE.

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários