O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook, 2012)



“Excelsior”
É UM FILME LINDÍSSIMO! “O Lado Bom da Vida” traz uma história romântica, recheada de drama, emoção e um quêzinho inegável de comédia – além de uma pitada de mistério. O que mais me encantou no filme protagonizado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence é a construção de ambos os personagens, que têm problemas psicológicos que os tornam muito mais profundos – não é a sua história de amor “comum”, e isso é maravilhoso. Patrick acabou de sair do Hospital Psiquiátrico de Baltimore, depois de aproximadamente oito meses internado, e embora ainda esteja obcecado pela sua ex-mulher, Nikki, ele tem uma restrição judicial que não permite que ele se aproxime dela. E enquanto ele vai tentando ser “um homem melhor”, como Nikki supostamente esperava dele, o caminho de Pat acaba esbarrando com o de Tiffany, e as coisas tomam um novo rumo.
Pat é um personagem interessantíssimo, e Bradley Cooper ARRASOU na atuação! Agora, ele sai para correr vestido de saco de lixo todas as manhãs, porque Nikki queria que “ele estivesse em forma”, e todo mundo comenta sobre como “ele perdeu peso”; além disso, ele está lendo os livros sugeridos para ela na sua disciplina, para que possa estar à altura do que ele acredita que ela espera dele… e, particularmente, eu AMEI o momento em que ele termina de ler um livro às quatro horas da manhã e, revoltado, ele o joga pela janela e vai até o quarto dos pais, acordá-los para reclamar sobre o que está acontecendo! A mãe de Patrick é uma mulher muito fofa, e tudo o que ela quer é ajudar o filho a ficar bem, enquanto o pai de Patrick, talvez um pouco mais distante, tem seus próprios problemas com TOC e com superstições bastante carregadas.
O trauma de Pat, que causou toda a confusão que o levou internado por tanto tempo, se deve a uma traição de Nikki com um professor de história, Phillip. As condições para que Pat pudesse voltar para casa incluem terapia, e na primeira vez em que ele chega ao consultório do Dr. Patel, ele escuta a música do seu casamento, que o angustia e o faz ter um pequeno surto em que ele quebra algumas coisas do consultório, antes de pedir desculpas… depois, ele explica o motivo disso tudo: a música é a mesma que estava tocando no dia em que ele chegou em casa e encontrou os vestígios de uma traição espalhados por toda a casa… as roupas de Nikki misturadas a de um homem, jogadas por toda a casa, e Nikki no chuveiro, com o professor de história. Então, Pat fica louco, bate no professor de história, e é tudo o que sabemos de antes de sua internação.
Agora, os problemas mentais de Pat se intensificaram, e como ele se recusa a tomar os remédios, tudo fica muito mais difícil. Em uma das cenas mais fortes de todo o filme, ele está procurando pela fita de seu casamento por toda a casa, de madrugada, e então ele desperta os pais, mais uma vez, para perguntar onde está, e aqui ele tem um dos surtos mais sérios de todo o filme! Durante a confusão que se segue, ele acaba acertando a mãe no rosto, e o pai se enfurece e faz de tudo para proteger a esposa… aqui, confesso que é angustiante ver o pai segurar Pat na cama, sentando sobre ele, e, como Pat narra o acontecimento mais tarde, “não se importando em bater nele”. Mas Pat detesta que ele tenha feito isso, ainda que de maneira não-intencional, e tomar consciência das coisas que está fazendo são importantes para que ele mude.
Quem ajuda Pat a mudar, ainda que Pat seja um cara difícil, é Tiffany – E EU ADORO A TIFFANY! E ADORO A INTERAÇÃO DOS DOIS! Tiffany é a irmã da esposa de Ronnie, um amigo de Pat, e quando Ronnie o convida para jantar, Tiffany estará lá… mas ela é viúva, e Ronnie pede que ele não pergunte sobre como o Tommy morreu… naturalmente, é uma das primeiras coisas que o Pat faz. Eu gosto muito da interação dos dois, e Jennifer e Bradley ARRASARAM na interpretação, falando, por vezes, rápido demais para que pudéssemos acompanhar, mas o que realmente representa pessoas que, como eles, têm problemas psicológicos… a sequência do jantar é ÓTIMA e, na hora de ir embora, Tiffany o faz se levantar e levá-la embora, onde ela o convida para entrar e “trepar com ela”, o que ele não faz… afinal de contas, para ele, ele ainda é casado.
E ela gosta disso.
Do fato de ele não entrar, não de ele “ser casado”.
Nos dias seguintes, os “encontros” se repetem, sempre de maneira um tanto quanto bizarra e/ou desastrosa. Pat sai para correr todas as manhãs, e Tiffany sempre acaba esbarrando nele, e eu adoro como ela o acusa de “estar correndo perto da sua casa”. Mas é bastante complicado para eles se comportarem e terem uma conversa civilizada, porque sempre uma coisa ou outra acaba fazendo com que eles briguem, como quando ele a chama de “piranha”, ou quando ela, maravilhosa, o acusa de não estar em paz com as coisas que aconteceram, diferente dela… então, Pat enfim resolve “dar uma chance”, e a convida para jantar. Mas, para deixar claro que aquilo não é um “encontro”, ele pede uma tigela de cereal! Mesmo assim, aquele acaba sendo um dos momentos de maior conexão entre eles, porque ela se abre sobre ela mesma.
Tiffany “perdeu o controle” depois da morte de seu marido, então ela começou a transar com todo mundo que via pela frente, acabou perdendo o seu emprego por isso, enfim… e Pat meio que “estraga tudo” por demonstrar todo um interesse e depois ser meio que um babaca. Mas, nessa cena, depois que se abre sobre seu problema, Tiffany fala também sobre o seu sonho: há uma competição de dança em um hotel ali por perto do qual ela SEMPRE quis participar – ela não precisa ganhar nem nada, ela só gostaria de se apresentar, mas não tem com quem. Então, surge uma espécie de “acordo” entre Tiffany e Pat: ela entregará para Nikki uma carta escrita por Pat, MAS APENAS SE ele topar se apresentar com ela na competição de dança… essa é sua condição. E eu adoro como ela vê a dança como uma maneira de se expressar…
Então, OS DOIS COMEÇAM A ENSAIAR. E essas são algumas das melhores cenas de todo o filme! A maneira como eles se conhecem, se conectam, e como as coisas mudem embora, para Pat, é como se não tivessem mudado… já muito próximos da competição, Tiffany entrega a Pat a suposta resposta de Nikki à sua carta, e isso meio que o faz desmoronar, de um modo bastante triste, na verdade – ela não acha que exista muita chance de eles voltarem, mas a competição de dança pode ser uma forma de mostrar-lhe que ele mudou. Triste, ele vai embora e deixa Tiffany sozinha. Para piorar as coisas, o pai ainda quer que ele vá em um jogo no dia seguinte, porque acredita que o time não vai ganhar se Pat não estiver lá, e mesmo que inicialmente Pat diga que não pode ir, porque “é no mesmo horário do ensaio”, ele acaba indo e deixando Tiffany plantada.
Maravilhosa como sempre, Tiffany invade a casa dele, mais tarde, FURIOSA. E então as coisas se tornam um pouquinho mais sérias. Tiffany convence o supersticioso pai de Pat que foi por causa dela que o time ganhou os últimos jogos, porque eles sempre estavam juntos nas últimas vitórias, e então o pai, meio irresponsável, se você me perguntar (!), aceita uma nova aposta com o amigo, e se perder, ele perde todo seu dinheiro… aqui, o time dele precisa vencer no domingo, no dia da competição de dança, e, para tornar a aposta “mais interessante”, Pat e Tiffany precisam tirar pelo menos um 5 pela apresentação. Tiffany topa de cara, mas Pat diz que não vai competir nessas condições. Então, Tiffany percebe que só existe uma maneira de convencê-lo a estar lá: ELES PRECISAM MENTIR PARA ELE QUE NIKKI TAMBÉM ESTARÁ NA APRESENTAÇÃO.
Enquanto isso, Pat relê a carta de “Nikki” e percebe que foi escrita por Tiffany…
Na semana seguinte, eles ENSAIAM MUITO. Eu gosto muito de toda a sequência da competição de dança. Ao ver que Nikki realmente compareceu, Tiffany se sente muito mal, achando que “ela vai estragar tudo”, e acaba indo para o bar, beber, mas Pat a encontra a tempo da apresentação e a arrasta para a pista de dança…  E ELES SE APRESENTAM MARAVILHOSAMENTE BEM. Quer dizer, não é nada profissional, mas o sentimento, a entrega e a alegria de estar ali é o que conta. O “grande passo” final tem seus problemas, divertidíssimos, mas os dois estão o tempo todo sorrindo, felizes, e caminham por uma série de ritmos diferentes em uma coreografia bizarra, que lhes garante um 5 exato na média dos jurados… o suficiente para, ao lado da vitória dos Eagles, o pai ganhar a vitória e não perder tudo o que tinha “investido”.
A celebração pelo 5 é MARAVILHOSA!
Durante a celebração, Pat vai conversar com Nikki, e isso destrói Tiffany, que vai embora brava e chorando. Mas aquele é um momento simbólico e bonito, no qual, independente de não sabermos o que Pat disse a Nikki, ele coloca um fim na história deles, de uma vez. E ele precisava fazer isso. Depois, ao ver que Tiffany foi embora, ele vai correndo atrás dela num momento digno de comédias românticas, e é EMOCIONANTE e BONITO! Pat entrega uma última carta para Tiffany, e pede que ela a leia… dessa vez, a carta é endereçada a própria Tiffany, e ele começa dizendo que sabe que ela forjou a carta de Nikki. O olhar dela para ele é sensacional! Continuando a leitura, ela lê as palavras de Pat, nas quais ele diz que a ama, e aquilo é tão fofinho… até porque ele não está só dizendo aquilo da boca para fora: ele escreveu aquilo há uma semana e, mesmo sabendo que a outra carta não era de Nikki, ele seguiu os ensaios e dançou com ela.
Porque dançou POR ela, não por Nikki.
E essa é a coisa mais romântica que ele poderia fazer…


Para reviews de outros FILMES, clique aqui.


Comentários

  1. Que texto mais emocionante! Eu amo "O Lado Bom da Vida". Depois de ter lido o livro, quando assisti ao filme pela primeira vez eu vi a intensidade da história de Pat e Tiffany mais latente, embora, é claro, um filme quase nunca supera o livro. Mas as atuações de Bradley e Jennifer nos convencem bastante. E eu acho que eles souberam dar o tom perfeito para seus respectivos personagens: aquele tom cômico e ao mesmo tempo sério, porque pessoas com problemas psicológicos precisam de atenção, mas não é por que elas têm problemas que suas vidas serão infelizes para sempre... e os dois passaram muito bem essa mensagem. E é claro que uma das coisas mais lindas do filme é a cura que eles vão alcançando para seus traumas e seus transtornos à medida em que o amor vai crescendo entre eles. Isso é lindo! Eu amo demais esse filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que você ama, responsabilidade IMENSA escrever esse texto! HAHA Que bom que gostou, meu amor! *-* O filme é mesmo muito lindo, emocionante, divertido... e acho que representa muito bem sua história. E eu ADORO a cena dos dois celebrando aquele "5" na competição de dança kk

      Excluir

Postar um comentário