WiFi Ralph: Quebrando a Internet (Ralph Breaks the Internet, 2019)



“WiFi?”
O DETONA RALPH E A VANELLOPE VON SCHWEETZ ESTÃO DE VOLTA! Eu sou apaixonado por “Detona Ralph”, uma das minhas animações favoritas – e foi difícil perceber que já se passaram 6 anos desde o filme original. A sequência, “WiFi Ralph”, leva os protagonistas do primeiro filme PARA A INTERNET, o que automaticamente aumenta e muito as possibilidades de referências, e essa é a grande carinha do filme… além dos personagens de jogos como “Pac-Man”, “Sonic” e “Street Fighter”, temos agora referências a outras produções da Disney, como os personagens de “Star Wars” ou as princesas, que desempenham um papel muito mais importante do que inicialmente imaginei… e além de todas essas DELICIOSAS REFERÊNCIAS, o filme ainda tem um roteiro inteligente, divertido e bastante emocionante, com uma linda mensagem final!
No primeiro filme, Vanellope descobriu que era a Princesa da Corrida Doce, e que o seu “tilte” era, na verdade, a sua melhor qualidade – enquanto Ralph descobria que ele também era importante para o seu jogo, e que ele não precisava ser um “vilão”, como todos acreditavam que ele era… agora, seis anos de amizade depois, as coisas parecem um pouco maçantes para Vanellope, que já sabe tudo a respeito de seu próprio jogo e que queria um pouco de novidade… como o AMIGÃO que é, Ralph resolve atender ao pedido de Vanellope e cria uma nova pista para ela se divertir, mas isso enquanto uma garota está tentando jogar o Corrida Doce, e na “disputa” pelo controle da personagem no jogo, o volante acaba quebrando… e como aparentemente não tem como comprar um volante novo para o “Corrida Doce”, o jeito é mandá-lo para a reciclagem.
Vanellope e os demais são órfãos agora.
Uma novidade no ARCADE agora, no entanto, é o WIFI! O Filtro de Linha avisou que “aquele é um lugar perigoso” e pediu que “ninguém nunca fosse lá”, mas essa pode ser a única chance que eles têm de salvar o Corrida Doce. Afinal de contas, o jogo parou de ser fabricado há muito tempo, mas uma das crianças no Arcade encontram o volante à venda no eBay, por 200 dólares… o dono do lugar não tem dinheiro para comprá-lo, mas Ralph acha que talvez ele mesmo possa ir até o eBay, nessa tal de “internet”, e buscar o volante para salvar o jogo da sua melhor amiga. É EXTREMAMENTE FOFO! Assim, Ralph e Vanellope saem do seu mundinho dentro do “filtro de linha” e entre os jogos do Arcade e rumam ao desconhecido, enquanto a internet é ligada no estabelecimento, e eles são convertidos em cápsulas e enviados para a rede…
E TUDO É TÃO GRANDE!
Adoro como o filme é, acima de tudo, INTELIGENTE! A representação da internet é perspicaz, com um quê de ironia que saca muito bem cada um dos aplicativos e dos sites em questão. A começar pelo fato de que TUDO É GRANDIOSO, e Vanellope e Ralph estão encantados com tudo ao seu redor – ali, conhecemos o TudoSabe, um mecanismo de busca que adora tentar adivinhar o que vamos pesquisar (lembrou muito aquela esquete do “Se o Google fosse humano”), e Vanellope pergunta sobre o eBay e o volante para a “Corrida Doce”, recebendo apenas um único resultado – então, o TudoSabe manda Ralph e Vanellope diretamente para o eBay. Encontrar o eBay e o volante da “Corrida Doce” não é o grande problema do filme… o problema é ter dinheiro para pagar por ele. Porque, achando que é um jogo, os dois acabam dando um lance de 27.001 dólares por ele!
Agora, eles têm 24h para conseguir o dinheiro.
Então, eles recorrem a um SPAM chamado Spamley (!), que mais cedo perguntara se “eles queriam ficar ricos jogando videogame” – afinal de contas, isso é o que eles sabem fazer de melhor! Assim, Ralph e Vanellope acabam em um jogo de corrida chamado “Corrida do Caos” e ele só pode ser descrito dessa maneira: UM CAOS. É um jogo escuro e bastante perigoso, um tanto quanto apocalíptico, e no qual tudo pode acontecer – e Vanellope SE DIVERTE tentando roubar o carro de Shank, porque é ISSO o que ela quer: novidade, adrenalina, emoção. Aquela não é aventura para o Ralph, mas Vanellope não poderia estar mais encantada com Shank e com o jogo (que tem um tubarão brotando do bueiro para devorar outros animais, por exemplo), ainda que ela não consiga cumprir a missão e acabe deixando o jogo sem conseguir nenhum dinheiro.
Mas Shank os ajuda gravando um vídeo engraçado do Ralph e mandando para o BuzzTube – ENTÃO O RALPH VIRALIZA! Ralph e Vanellope vão em busca de Yesss, o algoritmo do BuzzTube, porque Shank disse que, se o vídeo viralizasse, ele podia ser convertido em dinheiro, mas ele consegue apenas 43 dólares por ele, e logo começa a ser esquecido. Então, seguindo as sugestões de Yesss, Ralph começa a gravar UMA SÉRIE DE VÍDEOS DIVERTIDOS, colecionando likes, tudo para conseguir dinheiro o suficiente para ajudar a sua melhor amiga – e eu gosto do paralelo das coisas acontecendo dentro da internet com como vemos as pessoas do lado de fora: elas recebem o vídeo, assistem ao vídeo, e são representadas no mundo da internet por fofos avatares que parecem Pop Funkos de suas versões reais… então, “Detona Ralph” VIRA UMA ESTRELA.
Mas ao mesmo tempo que é idolatrado, também é hostilizado por haters.
Uma das melhores sequências do filme é quando Vanellope acha um máximo os pop-ups que são enviados a vários outros sites (destaque ao Instagram como uma “galeria de arte”), e pede para ser um deles… afinal de contas, ela sabe ser insistente e inconveniente. Assim, ela acaba no “OH MY DISNEY”, e que sequência maravilhosa. Ali na Disney, temos uma série de referências, e vemos personagens como o C-3PO e os Stormtroopers, o próprio Stan Lee (!), e um quartinho onde Vanellope encontra todas as princesas. E são TODAS AS PRINCESAS DISNEY MESMO, e isso é muito maravilhoso! O mais legal é que as dubladoras originais retornam para os seus personagens, e elas são divertidíssimas, falando umas loucuras e parecendo um tanto quanto desequilibradas – destaque para a Vanellope trocando as roupas delas por coisas “mais confortáveis”.
Elsa com um suéter que diz “JUST LET IT GO” é impagável! <3
Eu gosto de como o filme tem liberdade para fazer referências e piadas, e adoro como ele pode zoar outros filmes sem realmente estar zoando – assim, Vanellope é confrontada pela ideia de que ela pode olhar para um monte significativo de água e cantar a respeito do seu sonho, mas ela nunca tinha parado para pensar nisso… então ela descobre, quando finalmente consegue vislumbrá-lo, que o seu sonho não é conseguir o volante e voltar para a “Corrida Doce”, mas ficar por ali mesmo, na internet, com aquele mundão imenso à sua disposição, e jogos como a “Corrida do Caos”, que proporciona mais emoções para ela. É isso o que ela quer, então ela retorna para o jogo, para falar com Shank, enquanto Ralph consegue os últimos likes de que precisa e dinheiro o suficiente para comprar o volante no eBay, quando o prazo está quase acabando.
Mas então Ralph descobre que não é isso mais o que Vanellope quer. Ele liga para ela e acaba ficando sem volume, escutando uma conversa da amiga com Shank, na qual ela diz que quer ficar ali, mas o Ralph não conseguiria entender isso, “porque ele quer que tudo seja igual todos os dias”. Um ensinamento muito importante do filme é, portanto, que “nem sempre os melhores amigos precisam ter os mesmos sonhos”, mas o Ralph ainda precisa entender isso – e antes que possa entendê-lo, ele recorre ao Spamley para tornar o “Corrida do Caos” chato o suficiente para que Vanellope queira deixá-lo e retornar com ele… assim, com uma visita à deep wek (ADOREI os avatares encapuzados e escondidinhos lá embaixo), Ralph consegue trazer com ele um vírus que solta na “Corrida do Caos”: o vírus vai localizar alguma fraqueza no sistema e então reproduzi-lo por todo lado.
Assim, Ralph quase destrói o jogo.
A falha que o vírus encontra é o “tilte” de Vanellope, e então o jogo está quase colapsando quando Ralph entra para salvar a amiga mesmo tendo apenas 60 segundos até o jogo ser reiniciado – e, como explicado no primeiro filme, se o jogo for rebootado, tudo o que não for parte do código vai ser apagado. Vanellope acha que a culpa de tudo é dela e do seu tilte, mas Ralph confessa o que fez, e os dois brigam seriamente pela primeira vez – ela fala de sua carência e necessidade de atenção, e esse é o grande vilão do filme: o vírus deixa o jogo e invade a internet como um todo, reproduzindo essa “fraqueza” do Ralph por todo lado… então, a internet é atacada POR UMA SÉRIE DE DETONA RALPHS que derrubam sites por todo lado, e que causam o maior estrago… ali, mais do que nunca, o título “quebrando a internet” fez todo sentido.
No fim, então, o antivírus nem é a grande solução para o problema, mas o próprio Ralph – enquanto os Ralphs Vilões se unem em uma forma gigante e atacam a torre do Google, como se fosse o King Kong no Empire State Building, o verdadeiro Ralph tem que aprender a deixar Vanellope partir sem ele, e aceitar que “amigos podem ter sonhos diferentes” – isso não quer dizer que eles não vão ser amigos, nem que ele não possa estar feliz por ela. Então, quando ele aceita isso, o vírus se desfaz e ele despenca lá de cima, rumo à morte certa, NÃO FOSSE PELAS PRINCESAS DA DISNEY! E é outra sequência maravilhosa… em seus novos figurinos, as princesas usam os seus poderes (Moana manipulando a água, Ariel nadando, Elsa congelando as coisas, Merida atirando…) para salvar o Ralph de uma queda fatal, e ele acaba em um vestido da Branca de Neve, desmaiado numa cama, beijado por um sapo.
FINAL PERFEITO PARA A AVENTURA!
Então, Vanellope e Ralph se separam – a “Corrida Doce” foi salva, mas Vanellope não vai voltar para ela. Ela vai ficar no “Corrida do Caos”, com Shank, e agora ela foi adicionada ao código do jogo, o que quer dizer que ela não corre risco de ser eliminada… os dois se separam, cada um para viver sua própria vida e seu próprio sonho, mas continuam sendo AMIGOS PARA SEMPRE. E eu acho que isso é o mais lindo do filme. O filme é sobre amizade, sobre amadurecer e sobre ter a consciência de que não podemos prender aqueles que amamos nas nossas vidas de acordo com as nossas vontades… cada um é um ser independente, com a liberdade de fazer o que quiser da vida. Adorei ver Ralph reconstruindo a vida, vê-lo fazendo amigos e organizando jantares às sextas em jogos diferentes, enquanto semanalmente liga para Vanellope e, de vez em quando, vai visitá-la…
Um final terno e lindo! <3

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

P.S.: O filme ainda tem uma divertida SURPRESA final. Se você tinha visto os trailers de “WiFi Ralph”, lembrava-se daquela cena da garotinha no carro e do coelhinho que come panquecas demais e acaba explodindo – mas ela não apareceu no filme todo! Então, depois dos créditos, com uma metalinguagem incrível, a cena vem à tona. Uma mãe pergunta à sua filha se “ela gostou do filme”, e ela responde algo como: “Tinha uma cena que estava no trailer e que nem tava no filme… e é uma cena muito triste”. Então, a mãe sugere que “ela vá jogar o joguinho de que tanto gosta” e TCHARAM: O JOGO DO COELHINHO E DO GATINHO! É meio que uma maldade, mas essa cena É TÃO DIVERTIDA! A Vanellope trazendo o carrinho cheio de panquecas, e o Ralph dando as panquecas para o coelhinho até ele explodir… o mais engraçado é o barulhinho da explosão sem a vermos, e a garotinha no carro gritando assustada, com o tablet na mão. Enfim, tivemos nossa cena, e foi HILÁRIA.



Comentários