Chilling Adventures of Sabrina 1x10 – Chapter Ten: The Witching Hour



“Why, look at the time. It's almost midnight. Very nearly the witching hour. Time enough for one more story about Sabrina, as she takes one more step towards fulfilling the Dark Lord's Prophecy. It's a wonder anyone in Greendale was surprised by what happened the night of the ‘storm’. All the signs were there... if you knew where to look. A dead bird brought in by a cat. A spilled bottle of black ink. A broken mirror in an empty room. A loaf of bread split clean down the middle. A blind woman knits her own death shroud, aware of what's coming…”

QUE EPISÓDIO ELETRIZANTE! Eu gosto muito do que “Chilling Adventures of Sabrina” fez na sua primeira temporada, misturando perfeitamente as duas vidas de Sabrina Spellman, colocando um lado humano que é bonito de assistir (adorei as cenas dela com as amigas nesse episódio final!), mas nunca se esquecendo do MACABRO e do BIZARRO quando se tratava de seu lado bruxo. Esse episódio fecha pontas que às vezes nem percebemos que estavam abertas, e é um fecho interessante para a temporada – e, de agora em diante, as coisas podem mudar para Sabrina. Encontramos Sabrina Spellman um pouco depois de tudo ter desandado no episódio passado – Harvey Kinkle descobriu que ela era uma bruxa, e eles estão afastados desde que ela tentou trazer Tommy de volta à vida, sem sucesso, e as amigas estão pensando que ela é uma bruxa.
Eu gostei muito da parte das amigas! Roz conversa com a avó sobre Sabrina, e eu ADOREI como a avó foi sábia ao pedir que ela parece de “pensar em coisas sombrias”, e lhe disse que ela conhecia Sabrina e sentia se ela era boa ou má em seu coração, não precisava do seu “dom”. Então, Roz e Susie abordam Sabrina na escola, e embora Roz tente ser toda cuidadosa, Susie solta de uma vez: “Are you a witch?” Sabrina fica suspensa no tempo por alguns segundos, e ela pensa em negar, mas Roz e Susie sabem da verdade, só precisam de uma confirmação, e Sabrina percebe que não adianta mais seguir mentindo. A cena é LINDÍSSIMA, porque as amigas acolhem uma Sabrina chorosa em um abraço repleto de carinho, enquanto a Sra. Wardwell assiste, escondida dentro de uma cabine no banheiro, e percebe que ela vai precisar de uma nova estratégia.
Ela não vai permitir que Sabrina não cumpra seu “destino”.
Mas o plano de “cortar os laços” de Brina com o mundo mortal falhou miseravelmente. Sabrina não está bem, e não quer ir para a escola, porque teme encontrar o Harvey, mas quando vai, as coisas acabam saindo bem. Até o Nicholas, quando ela vai para a Academia, é um fofo oferecendo os seus sentimentos e o seu ombro para que ela chore (!), mas dizendo que “tudo vai ficar bem”. Ele sabe que Sabrina ama o Harvey. E ele também a ama. Quando ela vai falar com ele, ele diz aquele “I could never hate you. Remember? I promised that on your birthday”. A verdade é que eu estou me apaixonando pelo Nick, e estou meio que torcendo por ele, mas isso não quer dizer que momentos como esse do Harvey não mexam comigo – depois de tudo, não acho que Harvey estaria errado em detestá-la e não querer mais vê-la, mas ele não faz isso. Ele só precisa de um tempo.
A Sra. Wardwell, então, coloca em prática seu plano, sacrificando um aluno da escola para poder convocar AS TREZE BRUXAS DE GREENDALE, que retornam durante uma hora, entre a meia-noite e a uma hora da manhã, em busca de vingança. Susie as vê pela janela de casa, Ambrose e Luke as veem na floresta, e elas mandam um aviso à Igreja da Noite: O Vingador Vermelho está vindo, e elas estão ali para “trazer a morte a Greendale”. Conforme Zelda explica, em casa, 13 bruxas foram abandonadas pelo clã para que fossem mortas por mortais, logo depois de Salem, para “saciar a sua histeria de caça às bruxas”. Elas foram sacrificadas e esquecidas pelo coven, que simplesmente as deixou penduradas na árvore, sem que ninguém fosse resgatá-las ou enterrá-las… a única pessoa que demonstrou algum respeito a elas foi Dorothea, a tia de Susie.
!
Quando a HORA DAS BRUXAS está chegando e a Morte com ela, Blackwood manda as bruxas para a Academia, onde estarão protegidas, e os Spellman resolvem ficar para trás, para proteger os humanos. E eu achei LINDO que Zelda tenha apoiado essa decisão. Enquanto as bruxas se refugiam na Academia, os mortais se refugiarão em um bunker no Colégio Baxter, desde que exista o risco de um “tornado”, que os Spellman rapidamente convocam, no melhor estilo “O Mágico de Oz”. Duas pessoas importantes, no entanto, não se reúnem aos outros mortais no Colégio Baxter: Roz, porque a avó se recusa a ir, e Harvey, porque não quer confiar na ajuda de bruxas nesse momento. Então, Susie vai atrás de Roz, e decide ficar com elas quando descobre que a avó não vai mudar de opinião (e ela as salva só sendo quem é e sendo corajosa!), enquanto Brina manda Nicholas para defender Harvey.
Sério, que parceria DELICIOSA e inesperada a de Harvey e Nick!
Aos poucos, as coisas começam a dar errado. Os Spellman perdem a força quando Zelda é convocada para dar à luz ao filho de Blackwood, e Luke tira Ambrose da escola dizendo que “o ama” e que “seu lugar é ali com ele”, mas eu ainda não confio no Luke – acho que, de algum modo, ele estava no meio desse plano todo. Porque quando as coisas começam a dar errado e eles percebem que não poderão proteger o Colégio Baxter, a Sra. Wardwell incentiva Sabrina a sair da defensiva e partir para a ofensiva. Tudo foi devidamente planejado por ela, para que Sabrina não tivesse outra alternativa que não o Caminho das Trevas para salvar os amigos que ama. Por Harvey, Roz, Susie, Zelda, Hilda, Ambrose… Sabrina deve assinar o nome no Livro da Besta e trocar a sua liberdade por PODER que poderá deter as 13 Bruxas e o Cavaleiro Vermelho, o Anjo da Morte.
“I’ll sign”
O tempo todo eu estava esperando que ela mudasse de ideia, que ela não assinasse, mas enquanto víamos uma junção bonita de momentos da temporada, Sabrina assina seu nome – agora, ela precisa deter as Bruxas, e o faz convocando-as para a árvore em que foram enforcadas, no passado. A cena dela confrontando as Treze Bruxas foi F*DA, e ela ameaça queimá-las com FOGO DO INFERNO, e eu devo dize que FOI UMA SEQUÊNCIA MUITO MARAVILHOSA! SABRINA ESTAVA MAIS PODEROSA QUE NUNCA. Todo o poder tomando conta dela enquanto ela convocava aquelas chamas azuis e consumia a árvore e as almas das bruxas que vieram atormentar… quando elas se vão, bem como sua ira, não há mais nada que o Cavaleiro Vermelho precise fazer, e então ele também parte, deixando Greendale de volta em segurança.
Sabrina salvou a cidade.
Mas se entregou para isso.
O episódio termina deixando detalhes para serem desenvolvidos na próxima temporada, como o nascimento do primogênito de Blackwood – ele não sabe, mas realmente nasceram gêmeos, mas o outro bebê é uma GAROTA, e nasceu antes do menino… temendo o que Blackwood podia fazer com a bebê, Zelda preferiu roubá-la, e levou para casa, para que ela e Hilda a criassem, como fizeram com Sabrina. Hilda, por sua vez, ganhou um interesse amoroso, mas Cerberus tem algum segredo sobrenatural. Também oficializa-se a identidade da Sra. Wardwell como MADAME SATÃ, e ela ainda pode ser uma rival de Sabrina no futuro… e, falando em Sabrina, agora de cabelo novo, ela visita Harvey, que está disposto a perdoá-la e recomeçar (seguindo os conselhos do FOFO do Nicholas!), mas ela acha que não é o momento, pode não ser seguro. Ela fez algo para salvar a cidade, e isso “mexeu com algo sombrio dentro dela”. Por isso, eles compartilham um “último beijo” e, por ora, é isso.
Sabrina tem uma nova vida pela frente…

Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.


Comentários