Marimar (1994)



“Marimar, costeñita soy…”
Antes do sucesso de Maria do Bairro, Thalía protagonizou Marimar, em 1994, onde nos conquistou como uma garota humilde e ingênua que morava à beira do mar com os seus avozinhos bem velhinhos, que carinhosamente chamava de Papá Pancho e Mamá Cruz. Thalía, como sempre, entrega uma belíssima interpretação recheada de muito sofrimento e muitas lágrimas, mas também de uma ternura comovente que faz com que nos envolvamos e nos apaixonamos por ela e por suas histórias… Marimar, diferente das outras entradas na “Trilogia das Marías”, apresenta duas possibilidades da personagem, que vai de María del Mar (Marimar) até Bella Aldama, em uma transformação IMPACTANTE que muda todo o rumo da novela e a torna, assim, uma das mais queridas novelas da Televisa. Eu só imagino o tamanho da surpresa em 1994 quando as coisas mudaram daquela maneira.
Marimar começa à beira do mar, com María e Pulgoso (Pulguento, na versão dublada) pegando peixes para comer. Marimar é uma garota jovem e ingênua, que acredita nas coisas e sonha bastante, mas também é o que chamam de “selvagem”, bastante impetuosa e determinada. A sua vida começa a mudar quando, ao ir até uma fazenda para roubar uns ovos de galinha e umas verduras, para comer, ela é pega por um capanga mal encarado, e salva por Sérgio Santibañez, que se converteria no “grande amor de sua vida”. Sonhadora e apaixonada, ela se envolve com o rapaz que diz que ela é “bela” (!), que a protege e a ampara, e que depois se casa com ela como uma forma de afrontar o pai e a madrasta que querem que ele se case de qualquer maneira… que forma melhor de fazê-lo do que se casando com a garota suja da praia?
Abandonada por Sérgio depois do casamento, humilhada por Angelica, que a faz até pegar uma pulseira do meio da lama com a boca, e presa injustamente, Marimar perde os avós em um incêndio criminoso, e deixa San Martín de la Costa para tentar a vida na capital, onde descobre Gustavo Aldama, um homem bom que a ajuda a se educar e se tornar uma moça fina da sociedade e que, mais tarde, ela descobre que é SEU PAI. Herdando todo o dinheiro de Gustavo Aldama, Marimar, que agora atende pelo nome de Bella Aldama, jura vingança contra todos aqueles que lhe fizeram mal. Aqueles que caçoaram dela, aqueles que a enganaram, a abandonaram e a fizeram sofrer. Aqueles que a humilharam, que mataram os seus avós, que lhe colocaram na prisão injustamente. Essa é uma nova faceta da personagem que nos assombra e nos cativa.
Marimar parece se tornar a “vilã” da própria novela, e isso é inovador!
Na Trilogia das Marias, Marimar é a segunda parte, em 1994, seguindo María Mercedes, de 1992 e antecedendo María la del Barrio, de 1995/1996. Marimar é baseada em uma telenovela venezuelana de Inés Rodena (também responsáveis por outros sucessos como as outras Marias e A Usurpadora), La Indomable, e foi exibida em 150 capítulos de aproximadamente 20 minutos, entre 31 de Janeiro e 26 de Agosto de 1994. Internacionalmente, em capítulos de 40 minutos, a telenovela apresenta 74 capítulos. Em 2013 ganhou um remake mexicana intitulado Corazón Indomable e protagonizado por Ana Brenda Contreras, além de duas adaptações filipinos chamadas “Marimar” também. No Brasil, Marimar foi exibida pela primeira vez entre o fim de 1996 e o início de 1997, e depois contou com mais várias reprises.
Marimar é um sucesso TREMENDO e não há como negá-lo. Com uma gama de personagens carismáticos, histórias sofridas e bonitas, a novela nos marca, e nos envolve desde o comecinho… seja pelo início na vida simples de Marimar, com seus vestidinhos esfarrapados e desbotados, seja mais tarde, quando ela retorna elegante como Bella Aldama para se vingar e refazer, por exemplo, a cena da lama, dessa vez fazendo com que Angelica retire as promissórias da Fazenda da lama, que era tudo o que mais queríamos ver… Marimar é impactante, pode ser surpreendente, apesar de todos os clichês das novelas mexicanas, e é sempre motivo de PAIXÃO! Protagonizada por Thalía e Eduardo Capetillo, a novela é um clássico que será para sempre recordado com todo o carinho do mundo pelos fãs de telenovelas!
Para mais postagens de Marimar, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários