LIKE, La Leyenda (2018) – Os jovens se unem em um protesto por Emília!



“¡EMÍLIA NO SE VÁ!”
Eventualmente, a história de que Emília era mãe VAZOU PARA TODO MUNDO – por um tempo, ela conseguiu manter Martina escondida na escola com a ajuda de Soledad e dos amigos, mas quando o Conselho ficou sabendo (e era inevitável que eles descobrissem!), ela acabou expulsa da L.I.K.E., mesmo que essa parecesse uma atitude HORRÍVEL. Não importa o que eles digam, a verdade é que a escola está expulsando Emília porque ela é mãe, e isso é um preconceito terrível que precisa ser denunciado e revertido! Felizmente, mesmo quando Emília parece não ter mais forças para lutar, os amigos nunca desistem dela, e estão ali para guiá-la como for até uma REVOLUÇÃO, se for preciso… esses jovens são bons em fazer revoluções, já foi assim na época do Humberto, por exemplo. Agora é hora de lutar por seus direitos mais uma vez.
A mãe de Emília está mesmo disposta a fazer qualquer coisa para ROUBAR a filha de Emília, o que é um absurdo! Quando ela aparece na escola para “visitar”, ela acusa Emília de “nem saber segurar a Martina”, e pede que ela entregue a bebê, mas Emília não vai abrir mão de sua filha! Odiei quando a velha perguntou se “Emília não se envergonha que todos a vejam com uma filha”, mas Emília não se prolonga em nenhuma discussão… apenas manda que a mãe vá embora e diz que “não é a primeira vez que passa por coisas difíceis”. A mulher passa de qualquer limite quando vai conversar com Victoria na esperança de que ela a ajude a conseguir a guarda de Martina – talvez ela ainda não entenda isso, MAS EMÍLIA É A MÃE DE MARTINA, e Emília faz tudo por essa criança… portanto, é com ela que Martina tem que ficar! Atordoada, Emília quase foge da escola…
Doeu quando Emília arrumou as malas dizendo que “ninguém quer uma mãe adolescente”, dizendo a Cláudio que nem professores, diretores, Conselho ou ele a querem, o que é uma injustiça sem tamanho: O CLÁUDIO A AMA! Não é fácil, naturalmente, e Martina não é sua responsabilidade, mas ele quer ajudar. Depois de tudo o que passaram juntos nos últimos dias, Emília termina o namoro com Cláudio e ele, desesperado, vai pedir a ajuda de Soledad, que é quem consegue impedir que Emília “saia fugindo”, o que sem dúvida pioraria as coisas… Cláudio confessa que “se sente perdido” e que não sabe muito bem o que fazer, e que não está acostumado com o fato de a namorada ter uma filha, mas Martina “não é um problema”: ele a ama. Adorei a sua leitura da situação: ele não é seu pai, portanto não sabe que papel ocupa, e isso o faz sentir-se um idiota.
Mas, acima de qualquer coisa, Cláudio não quer perder Emília.
Enquanto isso, os jovens se reúnem para encontrar uma maneira de impedir que Emília vá embora, e isso É O MAIS LINDO DE TUDO! Jéssica ARRASA liderando a revolução, e eu ADORO como eles usam a internet para ganhar visibilidade para a causa – afinal de contas, esse é o grande tema de “Like”, não? Com máscaras de Emília, os jovens gravam um vídeo, usando o grande número de seguidores da Jéssica para impactar e para “fazer barulho”, atormentando Bernardo e o Conselho… eles fazem um vídeo revolucionário em que acusam a L.I.K.E. de ter tirado a bolsa de estudos da Emília porque ela é mãe adolescente, dizendo que “a escola se importa mais com isso do que com seu esforço”. O VÍDEO É MUITO BOM, um dos melhores momentos de “LIKE, La Leyenda”, e eu nunca senti TANTO ORGULHO desses jovens quanto agora.
#JusticiaPorEmilia
As “várias Emílias”, com as vozes de Pablo, León e os demais, dizem coisas como: “Dizem que as bolsas em L.I.K.E. são para aqueles que precisam. Pois o que acha, L.I.K.E., tenho uma boa notícia: eu preciso e a mereço, já que sou boa estudante e mãe ao mesmo tempo. Isso me faz menos?”, “L.I.K.E. é para todos, mas não para mim” e “L.I.K.E. Shame on you”. Depois que todos eles dizem algo, todos juntos entoam um repetido “¡EMÍLIA NO SE VÁ! ¡EMÍLIA NO SE VÁ! ¡EMÍLIA NO SE VÁ! ¡EMÍLIA NO SE VÁ!”, enquanto o Conselho caminha por entre os jovens, tentando impedir que isso se espalhe, mas já é tarde demais: não podia ter havido protesto melhor! CHEGOU A ARREPIAR. Os jovens gritam por Emília, os gritos não cessam, e eles dizem que não pararão enquanto Emília não ganhar sua bolsa de volta – o sorriso de Emília, emocionada, diz tudo.
Ela se sentiu amada. Se sentiu protegida.
Pela primeira vez, ela não se sentiu sozinha, enfim.
Acho que eles fizeram o “protesto” da forma como deveria ser feita – eles não foram baderneiros e, ao falar com Bernardo, havia calma, razão e sentimento envolvidos… adorei ver Emília se defender, humildemente, com todos a apoiando, mas dizendo o que pensa sem precisar implorar… porque isso é importante: ela não está “pedindo um favor”, ela está exigindo justiça. Adorei quando Emília falou que era uma boa aluna, que falava espanhol, inglês e estava aprendendo japonês, e principalmente quando disse que queria poder provar que “é mais do que uma mãe adolescente. Assim, Emília CONSEGUE PERMANECER NA ESCOLA! Ela ganha sua bolsa de volta, mas eles não podem deixar que Martina fique com ela na escola… por isso, ela precisa encontrar um lugar para deixar a filha, talvez até com o seu primo, que estava do lado dela o tempo todo.
Mas é uma vitória e tanto! \o/
Infelizmente, um problema se aproxima com aquele beijo bêbado que Machu deu em Cláudio, e agora ambos se perguntam se precisam contar isso para León e Emília – e o pior é que o Kevin tirou uma foto e a está usando para “chantagear” Cláudio. Mas o amor que ele sente por Emília é VERDADEIRO, e ela sabe disso… enfim, ela sabe disso. Os pais, preconceituosos, tentam fazer com que ele se afaste de Emília, porque não querem que “ele namore uma menina que tem filho”, mas ele é UM MÁXIMO ao defendê-la, ao dizer que pela primeira vez alguém gosta dele pelo que ele é e não por seu dinheiro ou sobrenome, dizendo que também a ama, e que Martina não é sua filha, mas ele a adora, como adora a mãe dela… Emília ESCUTA ISSO TUDO, e a emoção faz com que ela pule no pescoço de Cláudio, o beije e diga que o ama. Quem não faria o mesmo?


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários