[Season Finale] The Good Place 3x13 – Pandemonium



“I’m Eleanor. I’m the architect. C’mon in”
Quando você acha que sabe o que vai acontecer… mas em “The Good Place”, você nunca sabe. A reviravolta dessa Season Finale foi mais modesta e sentimental, porque a grande novidade da quarta temporada e o que nos SURPREENDEU foi apresentado no episódio anterior, mas esse episódio é inteligente ao colocar uma carga emotiva na nova trama, e ao mostrar que o Bad Place não está para brincadeira… eles sabem muito bem o que fazer, e farão de tudo para sabotar o experimento de Michael e dos 4 humanos. Estamos de volta no FAKE GOOD PLACE, e Eleanor é a nova Arquiteta, de algum modo… ela começa o episódio tentando convencer Michael a se recompor para receber o primeiro humano que acabou de chegar, mas o roteiro toma o caminho que já tínhamos antecipado com o fim do episódio passado: “Hi, John. I’m Eleanor. I’m the architect. C’mon in”.
Eleanor Shellstrop recebe John Wheaton, fazendo todo o discurso de “você está morto, mas está no Good Place”, que deveria ser de Michael, e tendo que improvisar quando, por exemplo, não consegue ler os arquivos dele. Eleanor diz que Michael “acabou de ser transferido do céu dos cachorros, e por isso ainda não está habituado a pessoas”, e eu ADOREI aquele momento em que o John diz que Janet é muito inteligente e devia estar a cargo do Good Place, ao que Eleanor responde: “Yes, John, in retrospect, that does seem like a much better idea”. Mas Eleanor se sai bem como líder, adorei como ela conta aos amigos o que está acontecendo, e como designa trabalhos: a Chidi que leia os arquivos de John, a Tahani que continue trabalhando na festa de boas-vindas… para o Jason, basicamente é um “Talk to no one. Go nowhere. Do nothing”.
O problema é que quando Eleanor acha que está pegando o jeito, temos uma pequena complicação na trama: John Wheaton, o primeiro humano recebido, CONHECE TAHANI AL-JAMIL! Ele escrevia sobre ela o tempo todo em seu blog, o “The Gossip Toilet”, e ele é bem maldoso. Ele foi cruel com Tahani no blog, na Terra, e agora também é um tanto quanto cruel com ela no “Good Place”, e eu me pergunto se ela consegue lidar com isso. Tahani vai toda dramática falar com Michael e Eleanor (“Eleanor, Michael. It is I, Tahani”), e ela entende de cara o que está acontecendo: o Bad Place não escolheu as piores pessoas para mandar para lá, mas as que seriam as PIORES PESSOAS PARA CADA UM DELES. Eles foram astutos, e essa é uma nova reviravolta pela qual não estávamos esperando… mas é claro que o Bad Place estava planejando algo!
Tahani, por ora, vence seu desafio…
Mas e a longo prazo?
O próximo humano que eles vão receber é quem? SIMONE, A EX-NAMORADA DE CHIDI! Foi um jogo baixíssimo, e eu talvez deva me sentir culpado por ter gostado tanto, mas é que eu adoro ver que “The Good Place” nunca se contenta e sempre nos surpreende, sempre tem algo a mais que não nos contaram! Eleanor protesta, diz que “isso é contra as regras”, mas, como Shawn aponta, isso não foi colocado nas regras. “She'll remember them. It's going to destroy the integrity of the experiment, Your Honor”. A Juíza determina, então, que não é contra as regras e, portanto, John e Simone podem ficar no Fake Good Place, mas também permite a Michael que ele apague a memória dela até o ponto antes de ela conhecer o Chidi. Então parece que, talvez, tudo vá ficar bem… afinal de contas, Simone não vai se lembrar de nada, mas o Chidi vai, e esse também é um problema.

“Let's just take this step by step. Step one, you leave so I can snap your amnesiac ex-girlfriend out of her post-death coma and welcome her into fake heaven”

Mas Chidi não acha que vai ser o suficiente e, na verdade, eu lamentei muito. Isso, a meu ver, nos faz perceber que ele não evoluiu tanto quanto os demais. Na verdade, a pessoa que MAIS MELHOROU foi Eleanor, sem sombra de dúvidas. Quando Michael celebra que, com Eleanor se passando por Arquiteta, ele vai ter mais tempo para pensar em tudo, Chidi aparece dizendo que PRECISA SER REINICIADO. Ele diz que trazer Simone para lá foi a maneira de Shawn de deixá-lo congelado e, desse modo, ele não poderá ajudar os outros residentes. Então, ele precisa ser reiniciado para que possa fazer seu trabalho… mas um Chidi reiniciado para dar aulas de filosofia e moral para os novos humanos não é “instável demais” para todo o plano delicado que eles têm em mãos? Me pareceu assim. Michael diz que deve haver outro jeito, mas pelo jeito não.
Chidi terá a memória apagada.
Antes que Chidi seja reiniciado e seja apenas mais um dos novos residentes, sem nenhuma memória de nenhum deles, Michael dá de presente a ele e Eleanor “algumas memórias que eles podem ter esquecido”, e são vários momentos lindos dos dois, desde o começo da série e alguns momentos novos, tantos momentos bonitos e especiais, que os leva às lágrimas. “I’m gonna miss you so much, Eleanor” “Except you won’t”. os dois choram, os dois sofrem, e é triste que Chidi tenha tido que tomar essa decisão por não saber lidar com Simone e temer colocar todo o plano em risco… Eleanor entendeu, e estará lá, para cuidar dele, mesmo que ele não se lembra dela. Então, depois de um “Bye, Chidi”, ela tem uma conversa fofa com Janet, perguntando a resposta “do universo” (como eu esperei a Janet responder “42”!), antes de conseguir abrir a porta e receber seu próximo humano.
Chidi.
“Hi, Chidi. I’m Eleanor. C’mon in”
ANSIOSO PELA QUARTA TEMPORADA!

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários