Riverdale 3x09 – Chapter Forty-Four: No Exit



“You’re almost done. Just one more round to play”
Por muito tempo (durante a segunda temporada inteira, praticamente), eu critiquei “Riverdale” e disse que a principal causa da sua enorme queda de qualidade devia ser o número de episódios por temporada… continua achando que esse é um problema sério (!), mas talvez não seja apenas esse o problema atual da série. No nono episódio da terceira temporada, que vinha fazendo um caminho surpreendentemente bom até aqui, o roteiro parece ter se perdido por completo novamente. E isso é muito triste. Ah, e aquele final do episódio? NINGUÉM ACREDITOU NAQUILO NÃO, CW! E eu não vejo no Archie toda a “chatice” que 90% dos espectadores da série veem, e esperar que ele morra de verdade em uma série que é baseada nas HQs da “Archie Comics” é querer um pouco demais… para quem ainda tem esperanças: não vai acontecer.
Dito isso…
Aquela quarentena com que a série entrou em hiatus no fim do ano passado não dá muitos resultados. Ela já chegou ao fim, Jughead e FP Jones já estão de volta nos limites da cidade, e a única diferença real é que a cidade está sem energia. Enquanto isso, Hiram Lodge continua “atacando”, tentando dominar tudo ao seu redor, e ele é desprezível na forma como manipula as pessoas – e eu me incomodo particularmente com o controle que ele tem sobre Veronica, que se faz toda de “rebeldinha”, como se não concordasse com o pai e “lutasse” contra ele, mas não sai da barra da sua saia, e acaba sempre caindo no seu joguinho, ainda que conscientemente. Hiram está atormentando a filha, mandando uma gangue atacar o Reggie quando ele vai receber carregamento de cerveja, por exemplo, até “convencê-la” a “comprar” segurança, dando 10% dos lucros para ele.
Mas Jughead tem uma solução.
As Serpentes estão passando por um momento difícil, talvez por terem passado um tempo sem um líder, ou sabe-se lá qual o motivo. De todo modo, Jughead está de volta, e precisa lidar com o fato de Fangs estar vendendo drogas para conseguir dinheiro e ajudar a mãe, que está doente, e com Cheryl e Toni roubando um ovo precioso ou qualquer coisa assim. No fim, ele acaba expulsando as garotas das Serpentes (!), e de quebra tem que expulsar o Fangs, porque também cometeu um delito contra a ética da gangue… a única coisa boa que o Jughead fez no episódio foi propor a Veronica uma parceria em que eles a defendem de verdade dos homens do seu pai, e eles têm uma cena MARAVILHOSA em que armam uma emboscada quando capturam Reggie de novo, e mandam um recado a Hiram: Veronica agora está sob sua proteção, e Riverdale “não vai ceder”.
Então, Jughead manda Fangs como um infiltrado na Gangue Gárgula.
Betty, por sua vez, está lidando com todos os jovens que resgatou das Irmãs do Silêncio, se passando por sua “Rainha Grifo”, enquanto também espera que o julgamento contra Hiram Lodge tenha o depoimento das irmãs, para que ele possa pagar pelos seus crimes, mas o tempo todo sabemos que isso não vai acontecer… as coisas saem de controle quando Alice e Polly (sem paciência para ela!) querem mandar os jovens para a “Fazenda”, e quando Betty pensa em uma maneira de mantê-los seguros, Alice já agiu antes dela e entregou os jovens para a seita da qual pouco sabemos. Pior do que isso é a sequência final, em que Hiram Lodge, como um “doador anônimo”, paga a fiança das irmãs, que se reúnem todas prostradas aos pés de uma estátua do Rei Gárgula – quando Betty as encontra, no fim do episódio, elas estão todas mortas e com os lábios azuis.
Por fim, temos Archie (de cabelo escuro e ainda mais bonito), que está vivendo sozinho na floresta e acaba atacado seriamente por alguma coisa. Enquanto pede por ajuda, e sangra descontroladamente, Archie começa a ter alucinações que me fazem pensar que os roteiristas de “Riverdale” andaram assistindo “Legion”. As alucinações são pessoas que convidam Archie para “jogos”. No primeiro deles, ele joga ao lado de Cassidy (com um tiro na testa) e outros três garotos mortos; na segunda rodada, ele tem que jogar contra o Diretor Norton, que morreu por causa do jogo recentemente e, nessa rodada, Archie precisa enfrentar Hiram Lodge (“The Gargoyle King. The Man in Black. How many names do you have, Hiram?”), e o enfrenta com uma facada que seria MARAVILHOSA se fosse real. Sinceramente, é o avanço de que “Riverdale” está precisando.
Quando Archie retorna para a última rodada, seus companheiros de jogo são Jughead, Betty e Veronica: “You’re almost done. Just one more round to play”. E essa é a melhor parte do episódio, para mim. Ele não quer jogar, mas eles explicam que é a única saída, e então ele é encaminhado ao seu último desafio: matar uma outra versão dele mesmo, um Archie adormecido na cama do seu quarto. E ele precisa fazer isso, pois se dá conta de que foi ELE quem o colocou nessa confusão toda, e não o Black Hood, o Rei Gárgula, Hiram Lodge… então, uma visão do pai aparece lhe dizendo que “ele pode perdoá-lo”, mas Archie não volta atrás, sabendo que precisa destruir essa parte dele, a parte que é fraca e estúpida. “I’m sorry, dad. I’m sorry for letting you down”. Então, Archie segue em frente e mata o Archie adormecido a pancadas, até que ele desapareça.
No mundo real, as pessoas encontram o Archie da floresta, supostamente morto.
E eu estou curioso para saber como nos tiram dessa.


Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários