Chilling Adventures of Sabrina 1x05 – Chapter Five: Dreams in a Witch House



“Don’t fall asleep!”
EU ADOREI ESSE EPISÓDIO DO INÍCIO AO FIM! E eu sei que as opiniões sobre ele divergem, mas eu não entendo as pessoas reclamando que “foi um episódio filler” e tudo o mais – realmente, e eu também notei isso no meio do episódio, o episódio estava mais distanciado da trama principal da temporada, parecia quase um extra à parte, mas ele é ESSENCIAL para que conheçamos melhor os personagens… tratando de sonhos, com a chegada de Batibat depois que Sabrina resolveu o Enigma de Aqueronte no episódio passado, o episódio nos faz caminhar através dos piores pesadelos da Família Spellman, e isso é grandioso para entendermos melhor cada um deles… o de Ambrose é um dos meus favoritos, porque tem uma vibe meio SÍSIFO, e o de Zelda nos entrega uma nova visão sobre a personagem, diferente de tudo o que vimos até aqui.
Batibat é uma demônia que é a “personificação dos pesadelos”, e ela ataca no quarto de Sabrina enquanto Hilda está conversando com Zelda sobre “ir trabalhar na livraria da cidade”, e Ambrose estava no banheiro prestes a… bem, não importa. Depois de 70 anos presa no Enigma de Aqueronte, por Edward Spellman, Batibat quer se vingar – e como os Spellman colocam um feitiço na casa, prendendo a demônia ali dentro, ela precisa manipulá-los de alguma maneira para que eles entreguem o feitiço que a liberta… para isso, ela os engana perfeitamente, quando eles acreditam que “voltaram a prendê-la”, mas, na verdade, ela só os está enganando e os colocando para dormir, onde pode atormentá-los em seus sonhos e tentar arrancar o feitiço de qualquer um deles. Impossível ter alguém preso dentro de um sonho, sem saber que está sonhando, e não pensar em “Inception”.
O primeiro de todos é O PESADELO DE SABRINA. Aqui, Sabrina está em uma versão de sua escola humana com as Weird Sisters e com Nicholas, ainda mais lindo no seu uniforme de high school – então, Harvey aparece e a pede em casamento, porque teme que eles venham a se separar se cada um for para uma faculdade diferente no futuro e tudo o mais… é, a princípio, fofo, e Sabrina conta a Harvey que é uma bruxa, para que não o engane antes de casar-se, mas então tudo se volta contra ela. Na cerimônia de casamento, o pai de Harvey invade chamando-a de bruxa, e “os humanos que ela tanto ama”, seu namorado e suas amigas, se voltam contra ela com tochas nas mãos, gritando “Bruxa! Bruxa! Bruxa!”, e a colocando presa dentro de uma espécie de sarcófago… não ser aceita pelas pessoas que mais ama é o maior medo de Sabrina Spellman.
O segundo é O PESADELO DE AMBROSE, inusitado, nojento, mas inteligente. A Funerária Spellman recebe um corpo, e é do próprio Ambrose (algo naquela sequência me pareceu uma confirmação de que foi Luke quem matou Connor, embora nenhum dos dois seja citado). Então, ele é responsável por “fazer a autópsia”, o que é uma sequência bem nojenta – depois, Hilda o chama para falar com Blackwood, que veio visitá-lo e “liberá-lo de sua prisão”. Quando ele FINALMENTE está livre, então, ele é assassinado por Batibat antes que consiga colocar os pés para fora de casa… então, ele mesmo se torna o corpo que será dissecado pelo outro Ambrose, e assim sucessivamente, eternamente – um ciclo sem fim. Talvez o dele seja, então, o mais apavorante de todos, pois o sofrimento se repete e se repete indefinidamente… realmente, muito bom.
Depois, temos O PESADELO DE HILDA. Já sabemos como Hilda se sente em relação à irmã, já sabemos como Zelda a trata como lixo, mas esse pesadelo é importante mais para intensificar o próximo do que para, de fato, entendermos Hilda – pois já a conhecemos. Aqui, ela ganha um convite para jantar com o Diretor Hawthorne, da escola de Sabrina, e fica totalmente empolgada, enquanto Zelda a trata feito lixo, como sempre, dizendo coisas como “You’ll never be happy, Hilda. Because who could love you?” O encontro acaba sendo um verdadeiro desastre macabro quando George começa a contar sobre o seu “irmão natimorto”, o que é bastante assustador, e acaba com Hilda costurada à sua irmã Zelda, em um desespero profundo, enquanto Batibat a atormenta e oferece liberdade, desde que ela conte o segredo para sair da casa
Por último, O PESADELO DE ZELDA, e esse pode ter sido o mais inusitado e o melhor de todos – foi ÓTIMO conhecer um pouco mais dela. As Weird Sisters aparecem para avisar que ela e a irmã foram escolhidas para servir um jantar ao Dark Lord naquela noite, e Zelda prepara o prato favorito dele: criança assada. É bastante MACABRO, mas então o Dark Lord escolhe comer apenas a torta de legumes de Hilda, por Zelda ter assado “uma Criança da Noite”. Acreditei, inicialmente, que esse era “o maior medo” de Zelda, o de ser humilhada pelo Dark Lord ou derrotada pela irmã, mas a ideia é muito mais profunda que isso… atormentada, Zelda mata a irmã, como já fez tantas vezes, mas, dessa vez, o Dark Lord aparece e avisa que “ela não vai voltar”: “Not this time. This time she’s gone from your life forever”. E ESSE é o maior medo de Zelda: perder a irmã.
Ela ENFIM sabe o quanto lhe fez mal, o quanto a tratou feito lixo… e sente remorso.
Nenhum deles sucumbe aos desejos de Batibat, no entanto, e a “Sra. Wardwell” aparece para libertar Sabrina de seu pesadelo – quando ela retorna dos sonhos, no entanto, ela percebe que não pode vencer Batibat sozinha, e faz a mesma coisa que Wardwell fez para entrar lucidamente nos sonhos mais uma vez. Zelda é incapaz de ajudá-la, sofrendo demais pela perda da irmã que ela mesma matou, mas Hilda é de uma ajuda importante, e Ambrose distrai Batibat enquanto Sabrina prepara tudo: E CONSEGUE PRENDER A DEMÔNIA, EM UMA CENA MUITO MARAVILHOSA! O episódio, por fim, serve para que os personagens repensem algumas coisas (estão todos atormentados pelos seus pesadelos), e para que Sabrina se dê conta, finalmente, de que a Sra. Wardwell não é apenas “uma professora inocente”, como eles até então acreditavam.
Ansioso pelo próximo!


Para mais postagens de Chilling Adventures of Sabrina, clique aqui.


Comentários