Star Trek: Discovery 2x02 – New Eden



“Be bold. Be brave. Be courageous”
DE LONGE O MELHOR EPISÓDIO DE “STAR TREK: DISCOVERY”. E ele vem para reforçar uma ideia que eu trouxe na última review, sobre como essa temporada parece tentar se aproximar mais do espírito original de “Star Trek”, que é o que os fãs mais querem ver – e, dessa vez, ainda com a presença do Capitão Pike, não precisamos de tantas referências visuais ao original! Os uniformes coloridos não apareceram, e o Spock foi esquecido em questão de poucos minutos, para dar lugar à trama do episódio, e ele TEM TUDO A VER com o que se espera dessa franquia… essa questão de exploração, um novo planeta desconhecido, diferente, com seus mistérios, suas crenças, e a Federação pode explorar, pode atender a um pedido de ajuda que parece estar sendo repetido há 200 anos, mas eles não podem interferir na forma como a sociedade se desenvolve.
Por julia m. no Banco de Séries.
O episódio começa com a narração do Spock, a mesma do fim do episódio passado, e é acompanhada por um VISUAL ESTONTEANTE da USS Discovery passando por nuvens vermelhas – encontrar o Spock parece crucial para que eles entendam aquelas misteriosas erupções de energia não identificadas que são o motivo para o Capitão Pike estar na USS Discovery, porque Spock desenhou sobre isso, “seus pesadelos”, dois meses antes de a Frota Estelar ficar a par desses acontecimentos desconcertantes. Mas Spock não está “desaparecido” nem nada: Pike sabe onde ele está, e está internado na ala psiquiátrica de um hospital, para onde ele mesmo pediu para ser levado, e Michael sabe que só poderá falar com ele com a sua autorização, e também sabe que ele NÃO vai querer falar com ela, por causa de o que quer que tenha acontecido entre eles da última vez que se viram…
Investigando as explosões vermelhas de energia que os intrigam, a tripulação da USS Discovery descobre uma nova ocorrência a uma distância que, mesmo na maior velocidade de dobra, levaria 150 anos de viagem – a única opção, então, é ir até lá usando a rede micelial. O problema é que eles ainda não têm uma maneira de ela funcionar sem ser com a intervenção humana de Stamets, e embora a Frota Estelar tenha “feito vista grossa” na época da guerra, para que a USS Discovery pudesse lutar contra os Klingons, talvez eles não façam isso novamente. O Capitão Pike, no entanto, AUTORIZA o uso de esporos, tendo em vista que investigar essas explosões de energia também é uma prioridade da Federação, e então eles PULAM, com a ajuda de Stamets, mas isso está cobrando dele de forma psicológica agora, e ele pode não aguentar muito mais tempo.
Ao chegarem no planeta distante e desconhecido, eles interceptam um áudio que é um pedido de socorro, mas as pessoas no planeta não parecem estar precisando de ajuda. Por mais longe que estejamos da Terra, ainda se trata de um lugar muito parecido com o nosso planeta, até nas casinhas e uma igreja branca, que parece o centro. De algum modo, a mensagem vem sendo reproduzida em loop há 200 anos, antes mesmo de a dobra ser inventada, o que quer dizer que ELES NÃO SABEM COMO AQUELES HUMANOS CHEGARAM ATÉ ALI. E são 11 mil pessoas, aproximadamente, divididas em 10 colônias. A chegada deles, ao que tudo indica, coincide com a época da Terceira Guerra Mundial na Terra, e eu adoro como isso tudo institui um interessante mistério a ser explorado. Independente, de um modo, mas cheio de possibilidade para a trama da temporada!
JÁ ESTOU AMANDO A TEMPORADA!
O pessoal da USS Discovery não consegue se comunicar com as pessoas em terra, porque o meio de comunicação deles é obsoleto. Não existe nave, fonte de energia ou eletricidade no planeta… e eu adorei como Arthur C. Clarke foi citado e a sua frase atualizada para: “Any sufficiently advanced extraterrestrial intelligence is indistinguishable from God”. O Capitão Pike diz que não sabe como eles chegaram até aquele planeta, mas duvida que tenha sido por acidente… o planeta, que em outros aspectos se parece muito com a Terra, é envolvido por anéis que são feitos de destroços radioativos, diferente de tudo que eles já viram… sem ter como se comunicar com eles através da própria nave, eles precisam descer e se infiltrar entre o povo do planeta, averiguar o pedido de ajuda e o que ele significa, mas não se esquecer da Primeira Diretriz.
Uma vez em solo, o pessoal da USS Discovery vai até a Igreja, cujos vidros datam de, pelo menos, 2 séculos, e cujos desenhos não representam apenas o cristianismo, mas também o judaísmo, o islamismo, hinduísmo, budismo, xintoísmo e wicca. A Bíblia, montada por eles, é um interessante livro de recortes, montada e editada com o uso de várias religiões em conjunto… o panorama INTERESSANTÍSSIMO que se desenha se completa quando eles são apresentados à ideia de “Novo Éden” e levados até a “Grande Mãe”, que lhes explica, em uma cerimônia, que eles estão em Terralísio. Há mais de 200 anos, em 2053, os “Primeiros Salvos” chegaram àquele lugar. Na Terra, acontecia a Terceira Guerra Mundial, e algumas pessoas se refugiaram dentro de uma Igreja Branca, que foi TRANSPORTADA INTEIRA para aquele planeta enquanto bombas nucleares caíam do lado de fora…
Antes de serem transportados, diz-se que um ANJO apareceu para eles, “cercado por pilares de fogo”, e a imagem é justamente o que Michael viu no episódio passado – e foi UMA CENA LINDÍSSIMA. Sem saber a quem agradecer por esse milagre quando chegaram a Terralísio, porque haviam várias crenças dentro daquela mesma igreja, eles criaram uma nova religião. “By combining all religion into one”. Michael, naturalmente, quer explicações científicas, ou, como diz, “teorias racionais” que expliquem o que aconteceu e o que os levou ali… o pedido de ajuda vem do subsolo da igreja, onde Jacob mantém o sinal rodando como seus ancestrais, que eram CIENTISTAS, faziam – agora ele sabe que eles estavam certos: a Terra não foi destruída, e a humanidade evoluiu, tanto que eles atenderam ao seu pedido e, provavelmente, chegaram ali usando uma nave.
Mas o Capitão Pike não pode confirmar isso. Primeira Diretriz.
Por isso, ele diz que Jacob está enganado, que eles são de Terralísio, apenas de outra região… mas Jacob não acredita. Enquanto isso, na USS Discovery, Tilly tenta investigar sozinha um pedaço do asteroide que resgataram, porque pode ser uma forma de não precisarem de Stamets para guiá-los pela rede micelial, mas o poderoso e minúsculo pedaço de asteroide a ataca de dentro do vidro que ela usa para guardá-lo, e isso quase acaba com a sua vida. Foi triste vê-la acordar no hospital mais tarde, e o Saru vem dando um puxão de orelha merecido. Afinal de contas, Tilly é inteligente e pró-ativa, mas ela também precisa pensar nela mesma e em sua segurança. Então, Saru pede que ela fique de repouso, como lhe foi pedido, e depois ela poderá voltar a pensar nisso… mas ela não consegue obedecer suas ordens por muito tempo, não quando o planeta está em perigo.
Eles têm 62 minutos até que os níveis de radiação fiquem fortes o suficiente para causar extinção em Terralísio, tudo porque os destroços radioativos podem se chocar contra o planeta, mas a USS Discovery não vai permitir a extinção de um planeta “sob seus cuidados”. O tempo passa depressa, e quando temos apenas 4 minutos e 32 segundos, Tilly recebe uma ajuda inesperada de uma garota chamada May (que, mais tarde, ela descobre que foi sua colega de turma, mas que faleceu há alguns anos), e falta apenas 2 minutos e 11 segundos, quando Tilly e Stamets SÃO OS HERÓIS DE SEMPRE! Foi um episódio e um momento de MUITA TENSÃO, mas foi uma manobra inteligente e lindíssima em termos visuais, aquela de pular com esporos até o meio dos destroços e, então, usar o asteroide em seu poder como um poderoso ímã que salvou o planeta!
Enquanto isso, em Terralísio, Jacob prende o pessoal da USS Discovery enquanto pega as suas bolsas, para provar aos demais que está dizendo a verdade, e que eles são mesmo vindos da Primeira Terra. Eu juro que fiquei com DÓ de Jacob olhando para eles em busca de confirmação, mas eles não podiam quebrar a Primeira Diretriz. O Capitão Pike é tão BOM e tão excelente em respeitar as normas da Frota Estelar, que ele até coloca em risco a sua própria vida para garantir que piores coisas aconteçam ou que eles sejam expostos… quando ele é atingido e levado de volta a USS Discovery, os habitantes de Terralísio só veem a luz brilhando e os levando embora de dentro da Igreja, acreditando que “o Anjo voltou para salvá-los”. Assim, eles alimentam ainda mais a fé deles nesse ser angelical – um ser angelical que a própria Michael viu no asteroide.
De volta à USS Discovery, ela conta isso ao Capitão Pike: “Não pode ser coincidência. Dois sinais, dois anjos vistos”. Assim, a trama da temporada ganha mais um capítulo, e a resposta pode estar no capacete de um dos “Primeiros Salvos”, que tinha uma câmera quebrada quando ele foi levado para Terralísio. Assim, Pike retorna à Igreja Branca e conversa com Jacob, conta toda a verdade, E É UMA CENA LINDA E EMOCIONANTE. Amei ver os olhos de Jacob, emocionados e lacrimejantes, enquanto Pike confirmava que tudo aquilo em que ele sempre acreditou era verdade. Essa confirmação é mais do que qualquer um na sua família já teve, e é o suficiente para ele. “Thank you. Because of you, we’re not lost anymore”. Então, Pike troca uma bateria pelo capacete com a câmera quebrada, e é LINDO ver a expressão de Jacob quando Pike vai embora, com a luz brilhando e o levando. Falando em luz, logo em seguida ele liga a bateria, enchendo de luz toda a igreja.
É UM MOMENTO EMOCIONANTE E LINDO. QUE EPISÓDIO FORTE!
No vídeo do capacete, que Pike recupera, ele pode ver o “ser angelical”.
E EU ESTOU ADORANDO ESSE MISTÉRIO, MAS ANSIOSO PARA VÊ-LO RESOLVIDO! <3

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.


Comentários