This is Us 3x11 – Songbird Road: Part One



“Yeah. You’re Jack’s kids, alright”
QUE EPISÓDIO INCRÍVEL! Esse é um dos episódios mais fortes da história de “This is Us”, e eu gostei muito dos rumos que todo o passado de Jack e Nicholas Pearson no Vietnã, durante a guerra, está tomando. Descobrimos que Nick não morreu na guerra, como acreditávamos, e que Jack sabia disso, porque recebia cartões-postais curtos com a localização do irmão, que assinava como “Clark Kent”, ou apenas “C.K.” Quando, em 1992, Jack recebe um cartão-postal dizendo que “aquele é o último”, ele resolve checar… no presente, Kevin descobriu recentemente que Nick estava vivo, e Zoe encontrou, nas coisas dele, esse cartão-postal de 1992 com um endereço, onde Nicholas ainda morava em 2017, de acordo com o que puderam averiguar. Então, agora Kevin quer fazer a mesma viagem que o pai fizera há 27 anos, e os irmãos vão com ele.
“The Big Three” está em uma road trip.
As cenas são TRISTÍSSIMAS, e o episódio nos conduz pela emoção com maestria, como “This is Us” sempre soube fazer. Adoro os paralelos, como a Rebecca à porta, se despedindo de Jack em 1992, e dos filhos em 2019. Quando Jack chega ao endereço do cartão-postal, ele encontra Nick, e é difícil ver a relação deles, TANTOS ANOS depois de eles terem se separado por causa de algo que aconteceu na guerra… Nick tenta compartilhar memórias com Jack, tenta fingir que está tudo bem, mas Jack não entra no jogo. Ele está muito magoado, e ele não quer que Nick fale sobre o que aconteceu na guerra, embora Nick aparentemente tenha algo importante a dizer. Tudo o que Jack quer é que Nick deixe de escrever para a sua casa, e só. “It’s good to see you, Nick”. Antes que Jack vá embora, Nick pergunta se arruinou sua vida, e ele diz que não, mostrando a foto da família.
“I won’t write you anymore. You can go”
Jack tinha TODA UMA HISTÓRIA com Nick, enquanto Kevin e os irmãos mal sabiam da sua existência até pouco tempo atrás – mas a sequência deles com o Nick é extremamente significativa! Kevin, Kate e Randall se unem em uma road trip até o mesmo trailer em que Jack encontrou o irmão há tantos anos, e o trailer está muito mais acabado no presente, mas Nick ainda mora ali. “I’m Kevin Pearson. I’m Jack Pearson’s son”. Nick, agora, é um velho sofrido, sozinho, e me doeu muito quando ele perguntou de Jack e os filhos disseram que ele morreu em 1998. Sem querer falar sobre sua história, Nick pede que eles vão embora: “You wasted your time coming here. Just, please… leave”. Kate, no entanto, diz que eles não vão embora, porque ela nem queria estar ali, mas Kevin viajou o mundo atrás da história do pai e eles não vão embora dali sem descobrir algo.
Então, enquanto conversa com os três Pearsons, Nick conta a respeito de tudo o que aconteceu… e voltamos ao seu tempo na guerra. E FOI UMA DAS SEQUÊNCIAS MAIS DOLOROSAS DA SÉRIE! Encontramos aquele Nick de quando Jack foi atrás dele… aquele Nick desesperançado, que odiava a guerra, que estava começando a surtar… então o vemos comer chocolate para provocar um garoto vietnamita, porque ele acredita que “eles são o inimigo” e tudo o mais, mas então as coisas mudam. O garoto o provoca também, tirando seus óculos, os dois acabam rindo, e Nick dá o seu chocolate para ele… e então o convida para “pescar”. Ali, nós sabíamos que alguma coisa ia dar muito errado, e por um momento eu duvidei de Nick, achei que ele estivesse planejando alguma coisa, mas não é assim… Nick estava desequilibrado, mas o que aconteceu foi um acidente.
A “pescaria” consiste em jogar granadas na água e, depois que elas explodem, eles podem pegar os peixes com a mão, e enquanto faz isso, percebemos que Nick já não está com a mente sã. O pior acontece quando uma das granadas emperra, o garoto, inocentemente, tenta ajudá-lo, e então os dois derrubam uma granada no chão do barco… desesperado, percebendo o que está para acontecer, Nick pede que o garoto se afaste, manda ele pular para fora do barco, e embora ele mesmo faça isso a tempo, o garoto não faz. O barco explode e o menino chora. QUE MOMENTO FORTE E TRISTE! Isso é o que cobra o preço maior sobre Nick, é isso o que o deixa em estado de choque, de culpa, e o surto vem de vez. O choro da mãe do garoto e os gritos de Jack (“What did you do? What did you do?! He’s just a kid! He’s just a kid! I’m done! I’M DONE!”) intensificam o momento.
E ele não sabe o que fazer.
Naquele momento, acreditando que Nick planejou aquela morte, Jack desistiu do irmão… e é doloroso quando isso acontece. Nick é mandado de volta para casa, e lhe dói eternamente que ele nunca tenha podido dizer ao irmão que foi um acidente. Agora, em 2019, ele conta a Kevin, Randall e Kate que nunca pôde esquecer a expressão no rosto daquela mãe, e fala sobre as diferenças entre ele e Jack… como Jack enxergava em “preto” ou “branco”, sem ver os cinzas, como Jack deu um passo adiante, deixou a guerra para trás e nunca mais olhou. Na verdade, não foi fácil para Jack, mas foi uma escolha que ele fez – e, ao fazê-la, ele abandonou o irmão de verdade, quando ele ainda precisava dele. Achei fortíssimo o momento de Jack chegando em casa e contando a Rebecca onde foi, sem dizer que “o homem que foi ver” era seu irmão.
E como o chamou de “alguém que conheceu na guerra”. Alguém “de quem já foi próximo”.
Mas não é mais.
Felizmente, Kevin não consegue fazer a mesma escolha que Jack fez, há 27 anos. Ele e os irmãos ESTÃO indo embora, mas Nick não sai da cabeça dele – ele pensa em como ele está vivendo, e como aquilo não é uma vida de verdade… então ele resolve voltar. “I can’t leave him like dad did”. Então, em frente à mesma placa que o pai parou há tanto tempo, Kevin toma uma direção diferente. Kevin retorna pelo tio, e o trio o encontra antes que ele poss afazer algo… e ele estava pensando em tirar a própria vida. Dói muito em Nick que tenha decepcionado o irmão, dói muito pensar que o irmão era muito melhor do que ele, porque é isso no que ele sempre acreditou, e a descrição dos filhos de como ele morreu só intensificou isso. E ele foi abandonado mais uma vez. Mas lhe dói muito mais que ele nunca tenha podido dizer a Jack que foi um acidente. Aquele “I never got to tell him… it was an accident” me partiu o coração. Mas agora os Pearson estão ali com ele.
Dessa vez, eles não vão abandoná-lo.

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários