The Good Place 2x06 – The Trolley Problem


“Okay. So… what did we learn?”
Trabalhando com o que é ter Michael como aluno de “ética humana”. The Good Place é uma série divertidíssima com um roteiro admirável, como eu sempre digo. Estamos ainda na versão do Bad Place comandada por Vicky, e Michael se juntou aos quatro humanos (Eleanor, Chidi, Tahani e Jason) para que Shawn não descubra sobre todas as mais de 800 tentativas falhas de fazer essa ideia inovadora funcionar. Foi um episódio simples, mas um dos mais divertidos da segunda temporada. Okay, nenhum deles ultrapassa aquele das centenas de versões e tentativas do Michael, mas é quase tão bom quanto, e estamos com uma promessa de caos por vir porque Janet está assumindo funções que não foram originalmente desenhadas para ela. De todo modo, o foco do episódio foi, basicamente, o Michael na aula de Chidi.
Porque Chidi traz o clássico problema do trem, THE TROLLEY PROBLEM, para a aula: suponhamos que você esteja conduzindo um trem, e no trilho à sua frente estão 5 trabalhadores que certamente morrerão, a não ser que você desvie o trilho para outra direção, onde apenas 1 trabalhador morrerá. O que você faz?! É uma pergunta antiga e complexa, e as variações são intermináveis: sua resposta mudaria se esse “1 trabalhador” fosse alguém que você conhece, um amigo ou familiar, por exemplo? De todo modo, Michael não consegue se engajar com os temas das aulas, e é divertidíssimo, porque ele diz que “claramente o dilema é: como matar todas as 6 pessoas?”, e eu ri muito daquilo e do Chidi o fazendo escrever no quadro “people = good”, repetidamente… também tem a pergunta do pão, e tem aquela redação do Michael sobre Victor Hugo estar no Bad Place…
Eu ri muito.
Mas as coisas ficaram sérias quando Michael diz que “tudo é muito teórico”, e talvez se fosse “mais concreto”, ele entenderia melhor. Assim, ele os coloca REALMENTE em um trem, para expressar o dilema moral de forma CONCRETA. É cruel e divertido. Porque Chidi não consegue decidir, os 5 trabalhadores morrem, o sangue deles jorra no corpo todo de Chidi, e Michael pergunta, inocentemente: “Okay. So… what did we learn?” Tudo bem, era tudo ilusório, com pessoas e sangue de mentira, mas a dor delas era real, de algum modo. Mais cruel ainda foi a segunda tentativa, em que Chidi escolhe matar 1 trabalhador apenas, e esse um trabalhador é o seu amigo, aquele das botas vermelhas da primeira temporada, e o sangue jorrando sobre Chidi foi brutalmente engraçado, mais ou menos o que se espera de uma sitcom que se passa “no Inferno”.
Como agora sabemos. Essa é a diferença da primeira temporada.
Enquanto isso, Jason e Tahani continuam vivendo como um casal, de certa maneira, depois que ela descobriu que ele “faz um bom sexo” e tudo o mais. Mas ela está meio inconformada com isso, nunca se relacionou com alguém como o Jason, e “contrata” Janet como a sua terapeuta (eu ri muito da parte dela falando dos Hemsworth e, para mim, o Liam é o mais bonito de todos!). Mas eu ri mais do Jason falando com Janet, dizendo que ele sempre elogia Tahani, e ela nunca faz o mesmo, diz como se sente menosprezado e tudo o mais… é uma fofura. Conforme eles passam e Janet vai ajudando-os a se acertar, coisas estranhas começam a acontecer com Janet, como o seu dedão sair flutuando para fora de seu corpo, ou ela vomitar sapos… aparentemente, ela está se comportando de uma forma que não é prevista para ela, e isso é um problema.
Quanto ao Problema do Trem, passamos por umas sete cruéis versões dele, que sempre termina com o Chidi sujo de sangue, e envolve até um Papai Noel e Shakespeare, e depois Michael decide tentar a versão do médico: ele mataria Eleanor para salvar 5 pacientes? Adorei ela implorando (“Chidi, Chidi! Think about this, I’m your hottest friend. No, Tahani. I’m your nicest frien-- No, Jason. I’m your friend!”), e Chidi fez a escolha. Escolhendo não matar Eleanor, ele precisa contar para a família, e foi tão cruel e divertido a menininha vindo perguntar-lhe se ele salvou a vida de seu pai, “que foi atropelado por um trem por um homem mau”. Mas, com isso, Eleanor se dá conta do que está acontecendo: “You don’t care about learning ethics, you’re just torturing Chidi again, aren’t you?” E a risada do Michael é maquiavélica.
Foi surpreendente, no entanto, como Chidi tomou uma posição!
“You’re no longer welcome to my class. Get the fork out!”
O episódio é, talvez, um pouquinho mais complexo que isso, no entanto. Porque Michael estava se divertindo torturando Chidi, mas estava fazendo isso porque a aula o deixava desconcertado, confuso, perdido. Ele não está acostumado a se sentir assim. Achei fofa a maneira como Eleanor vai falar com ele (“You and I are really very similar. What does it say about me?”), e como Michael vem “pedir desculpas” com presentes como um diamante imenso para Tahani, uma máquina de bebidas e comidas para Eleanor e um balão do Pikachu para Jason, que o estoura imediatamente. Mas Chidi não se permite ser subornado, e só aceita Michael de volta em sua aula quando ele realmente lhe faz um pedido de desculpas satisfatório e, devo dizer, quase tocante. Foi bonito como ele se abriu, disse como se sentiu, e pediu ajuda…
Mas agora, o problema é outro: Janet está dando defeito…
…e a vizinhança toda pode pagar por isso!

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários