Maria do Bairro – Tita desconfia que Nando é amante de Maria


“¡Nando, mi amor, cuanto te quiero!”
Convenhamos, Tita foi uma garota que SOFREU bastante, não? Deixada pela mãe em um orfanato quando ela era uma recém-nascida, ela foi acolhida por Luis Fernando De la Vega, que a adotou na esperança de que ela fosse ajudar Maria do Bairro a se recuperar de todo o trauma de ter perdido um bebê… mas isso não foi bem o que aconteceu. Embora Maria a ame, do seu próprio jeito, ela continua tentando encontrar o seu filho há tanto tempo desaparecido, porque ela o entregou no parque a uma vendedora de doces, que a sua presença na vida de Tita foi muito reduzida… e isso interfere na maneira como ela foi criada e cresceu. Sua impetuosidade em parte herdada do pai, em parte motivada pela própria maneira como foi pouco amada (pelo menos aparentemente) pela mãe… enfim. Assim, quando as coisas estão prestes a explodir ao seu redor, nós nos angustiamos e sofremos.
Porque elas ficam prestes a explodir. Penelope, a afilhada de Lupe, que foi contratada para trabalhar na casa e cuidar de Tita, retorna depois de anos para chantagear Luis Fernando em busca de mais dinheiro, dizendo que se ele não der mais dinheiro a ela, ela contará para Tita que ela não é filha deles de verdade – “No tienes sentimientos” “Lo qué no tengo es dinero”. Luis Fernando dá o dinheiro, sem ter outra coisa o que fazer, e faz a mulher assinar um contrato de que nunca mais voltará a procurá-lo, ou então ele a acusará de chantagem e ela vai presa… enquanto isso, Tita sofre, triste e sentindo-se abandonada, porque agora sua mãe está sempre muito feliz, sorridente e bem, mas não fica mais com ela, sai sempre com Lupe ou com Victoria, e ela nunca pode ir junto… isso a machuca e a faz sofrer e, na verdade, ela tem razão.
É muito doloroso mesmo.
O problema dos personagens de Maria do Bairro é que eles têm uma resistência fortíssima em dizer a verdade uns aos outros. Luis Fernando diz para Maria que chegou o momento de contar para Tita que ela é adotada, mas Maria se recusa, diz que ela é feliz pensando que é filha deles de verdade, e por isso ela nunca deve saber… e você sabe que isso só pode dar errado… para ajudar, Veronica Robles del Castillo retorna ao México com o intuito de encontrar sua filha… ela vai primeiro ao orfanato, diz que não suporta pensar na ideia de sua filha chamando outra mulher de “mãe”, e descobre que a menina foi adotada pelos De la Vega, então aparece na casa dizendo-se uma professora particular de idiomas para jovens… e com a tristeza toda de Tita porque sua mãe sai muito mais do que antes e ela nunca a vê, é fácil para Veronica se aproximar dela.
Ou deveria ser.
As coisas se intensificam na trama de Tita quando ela fuça nas coisas da mãe e descobre um telefone, de um tal de “Fernando Pérez”, e desconfia que a mãe possa estar traindo Luis Fernando com outro homem… e uma conversa que ela escuta, ao telefone, de Maria com Nandinho lhe confirma tudo: “Mi amor, no dejo de pensar en tí. […] Nando, mi amor, cuanto te quiero”. Ouvindo isso de Maria, eu não acho nem que Tita tenha mesmo interpretado “errado”, porque quem interpretaria diferente? Ela chora, desolada, porque a mãe tem um amante (“Que vergonha!”, diz ela), e quando Maria tenta falar com a filha, ela a manda embora, se recusa a abrir a porta, e então decide fazer a vida da mãe um inferno… e começa ligando ela mesma para Nando, em uma ligação bizarríssima na qual diz que é “uma nova amiga” e jogando verde em busca de informação…
Ela pergunta se Nando está namorando alguém e esse tipo de coisa… enfim, ela marca um encontro com ele no parque, e é um pouco alarmante. Ela o reconhece como o vendedor de bilhetes de loteria de imediato. Ele não a reconhece. Assim, Tita vai se aproximando de Nando em um plano ainda meio ininteligível, enquanto confronta o pai com coisas como “Você confia demais na mamãe, ela não merece. Ela não me ama, e nem a você!” Tita assume uma posição um tanto cruel, motivada pela revolta de suas descobertas, e seu jogo de se aproximar de Nando para desmascarar a mãe acaba fazendo com que ele se APAIXONE por ela, o que é bem preocupante… quer dizer, pelo menos sabemos que eles não são irmãos de fato, mas ainda assim é bem uma situação complicada, não é? E Tita mantém-se na missão de separar Maria de Nando, por seu próprio pai!
Assim, Tita leva Nandinho para uma festa na casa dos De la Vega, uma festa na qual ele dança, se diverte, e chega em casa, mais tarde, muito feliz e fofo, todo animado, encantado – na verdade deslumbrado com tudo aquilo, assim como Maria era quando a novela começou. E enquanto Nandinho inocentemente se apaixona por Tita, ela continua confrontando a mãe, dizendo que ela sai todo dia para se encontrar com um homem… Maria pede um ano para a filha, para provar que ela está errada, e então ela se arrependerá de ter julgado a mãe dessa maneira, mas Tita está revoltada demais para escutar, e na verdade Maria não lhe dá informações o suficiente para que acreditem nela… assim, Tita continua jogando com Nando, liga para ele, pergunta se ela tem namorada, e quando ele diz que não, pergunta se ele quer namorar com ela…
Eles sairiam juntos no dia seguinte.
Maria fica toda empolgada com a ideia de Tita estar namorando, e resolve organizar um jantar para apresentar o namorado à família, o que se transforma em uma verdadeira festa. Titã continua na ousadia de um jogo arriscado, e o seu presságio de uma “surpresa” para Maria é um tanto quanto assustador. Nandinho quase não tem coragem de entrar, já que vê que é a casa que entrou para assaltar, e é a casa de Maria, mas ele acaba entrando… quando Tita apresenta Nando para Maria, os dois tentam manter-se calmos, e Tita fica frustrada – depois, Maria pede que ele não conte a ninguém que eles se conhecem, mas ele está mais preocupado em sentir-se triste, inferiorizando-se, dizendo que não é o suficiente para Tita, e que por isso não vai mais vê-la, e isso é tão triste… Maria garante que ele é um home digno de sua filha, mas ele está deprimido demais para aceitar.
Tita fica incrédula que Maria apresentou mesmo Nandinho a Luis Fernando, mas Tita continua tirando as conclusões erradas quando Nando diz que eles não podem mais ser amigos, nem voltar a se ver, e vai embora… ele diz que não está à altura, que é pobre, que ela mereça alguém diferente dele, mas quando ele vai embora, humilhado, ela pergunta se há outro motivo, e ele diz que sim, um motivo que jamais poderá contar, e então Tita continua entendendo tudo errado. As cenas dela contra a mãe são fortíssimas. “Te odio, mamá, ¡te odio!” Os berros são impactantes, e as interpretações também… e todos sofrem. Maria. Tita. Nandinho. Por motivos diferentes, mas todos sofrem. E, meio descontrolada, Tita liga para Nando exigindo explicações, e tudo é envolto em raiva, lágrimas e sofrimento… e a intensidade das brigas repetitivas entre Maria e Tita quase levam Maria de volta ao seu estado de internação no hospital psiquiátrico.
“¡Estás volviendome loca, Tita!”
Maria não surta novamente, mas as brigas de mãe e filha culminam num momento em que Maria sai para ver Nandinho, e Tita a segue de taxi. “Chegou o momento de confrontar minha mãe. Chegou a hora da verdade”. Ficamos naturalmente MUITO NERVOSOS, mas é um momento importantíssimo. Tita encontra Maria e Nandinho juntos, grita, pede explicações, e Maria a arrasta para fora e a coloca dentro do carro, e diz que ela vai obrigá-la a contar o seu segredo, mas então Tita poderá se envergonhar de tê-la julgado. Então Maria conta tudo. TUDO. De como ficou grávida e deu o filho no parque, TUDO, TUDO, TUDO. O semblante de Tita vai mudando. Um pouco de choque, mas muita dor… porque Maria explica que abandonou o filho, mas logo o quis de volta, e então já estava no hospital psiquiátrico, e nunca mais o encontrou, embora o busque diariamente.
“¿Hiciste eso con un hijo tuyo?”
Toda a verdade vem à tona com muita dor e sofrimento, muitas lágrimas de Maria, mas Tita se comove, ENTENDE A MÃE, finalmente. Depois de todos esses anos. Tita não a julga mais e não se ressente mais dela. É uma cena intensa. E quando Maria diz que Deus lhe devolveu seu filho, e que Nando é esse filho, Tita chora, abraça a mãe, e pede que Deus a perdoe por ter feito isso tudo, por tê-la tratado assim, por tê-la julgado e dito aquelas coisas horríveis. Uma cena forte, mas intensamente bonita e comovente. Há muito choro e um pedido lindíssimo de perdão de Tita por não ter acreditado em Maria. Aquele abraço das duas me arrepiou! Assim, se reinventa a relação de mãe e filha, elas estão bem, feliz – o problema ainda é Luis Fernando, que disse, em alguma ocasião, que jamais perdoaria Maria se ela tivesse mesmo abandonado um filho deles.
Ele é um babaca, não é?
Pelo menos Tita agora está com ela. Ela a abraça, e diz que vai ajudá-la no que for necessário, e é uma pena ver tudo isso ameaçado por outra mentira: tudo vai desandar novamente quando Tita descobrir que não é filha biológica deles. E ainda há um adendo extra: ela acredita que ela e Nando são irmãos, e por isso ele não pode estar apaixonado por ela! Mas eu fico feliz por ver os sorrisos verdadeiros entre mãe e filha, e ver que Tita ama a Maria, no nascimento de uma parceria e uma cumplicidade… bem, e o que é a Maria conversando com Nando sobre Tita, e apoiando um romance futuro que ainda não insiste, com a Agripina assistindo àquilo tudo visivelmente confusa… tipo “como assim?”, eu ri muito. Mas risadas à parte, as coisas estão prestes a explodir, com Veronica finalmente chegando a Luis Fernando e dizendo:
“Yo soy la madre de Tita. María de los Angeles es mi hija!”
Ouch.

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Eu amo a Nandinha! kkkkk Gente, que confusão isso tudo: A Tita pensando que o Nandinho era amante da mãe, o que qualquer um pensaria, dada as circunstâncias... e não podemos culpar Tita por algumas atitudes mesmo, porque Maria realmente a deixou de lado com essa busca incessante pelo filho abandonado. Bem, ela não pediu que Luis Fernando adotasse ninguém na tentativa de substituir o filho "perdido", mas já que Tita estava ali, e ela a havia aceitado, o mínimo que podia fazer era dar um pouco de carinho para a garota, um pouco de atenção. Depois vem a Verônica a querendo de volta, e olha que ironia, ela também abandonou Tita, mesmo que contra sua vontade, e agora estava de volta em busca da filha que não pode cuidar, e ela a encontra. Essa é quase que a mesma história de Maria com Nandinho. Ainda tinha essa parte do Nandinho se apaixonando por Tita, que eu havia me esquecido. E o legal de ler esses textos é que a gente volta a se lembrar desses detalhes. Por fim, Tita descobre tudo, e realmente o momento de entendimento com Maria é lindo. Eu só acho completamente bizarro Maria apoiando o romance de Tita com Nandinho. Eu sei que eles não são irmãos de sangue, e tampouco tinham um contato como irmãos adotivos, mas isso não deixa de ser um pouco cabuloso... e falando em adoção, eu não entendi até hoje os motivos que levaram Luis Fernando e Maria a omitirem de Tita que ela adotada. Qual a necessidade disso? Por que não contaram desde sempre a ela. É claro que isso ia dar ruim um dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário