Chiquititas (2014) – Dani vai embora do orfanato!


“Se seu coração tem buraquinhos…”
Toda uma trama controversa para movimentar a história da Dani, a garota que já sofreu tanto, depois da morte da mãe, por causa das possíveis figuras paternas que só lhe decepcionaram… passei a gostar muito da Dani. Talvez porque conhecemos gente muito mais desprezível nos últimos capítulos, como Teka e Marian, mas a verdade é que, há muito tempo, eu defendo e compreendo a Dani… a maioria das suas últimas “birras” foram muito bem fundamentadas. Ela não era obrigada a ir no casamento do Júnior com a Maria Cecília, por exemplo. Dessa vez, o que ressurge é o suposto pai biológico da Dani, com uma historinha estranha e questionável a respeito de como “não sabia da existência da filha”, porque as cartas da Letícia foram desviadas e tudo o mais… ele acaba de saber sobre o fato de ser pai, e quer conhecer a filha.
É tudo bem complicado.
Acredito que esse tipo de coisa precisa ser bem trabalhado, e Chiquititas pode ser bem questionável em muitas coisas – o SBT praticamente não faz pesquisa na escrita de seus roteiros, por exemplo. Chiquititas é uma novela argentina de 1995, e o roteiro continua, atualmente, seguido a risca. Orfanatos nem existem mais no Brasil e tudo, mas o roteiro pouco se preocupa com as adaptações. No entanto, em se tratando do caso do pai biológico, até que as coisas não seriam muito diferentes disso na realidade… a Carol foi cuidadosa ao demorar um pouco e esperar uma confirmação do teste de DNA, que afirmava que Bruno era quem dizia ser, para conversar com a Dani, e aos poucos eles foram se aproximando. Como pai biológico, embora nunca tenha tido nenhuma relação com a filha, Bruno provavelmente ganharia mesmo esse direito.
Só acho que ele devia ser melhor investigado.
Mas não vamos adiantar as coisas.
Inicialmente, Dani fica furiosa. É natural. Ela fica brava com a Carol, que pelo jeito não vai mais adotá-la, e as garotas a chamam de “mimada” porque ela acabou de ganhar um pai e está agindo dessa forma… até que a Dani, lentamente, comece a se soltar, comece a aceitar o Bruno como pai. E ao fazê-lo, ele “sai para uma viagem”. A menina acredita que nunca mais o verá, e é doloroso. Porque ela não tem toda uma relação construída com ele, mas ela chegou a abrir o coração e ter esperanças, e foi assim com toda figura paterna que apareceu e a abandonou eventualmente. O Ruy, depois que a Letícia morreu, e o Júnior, mais recentemente. Ambos imaturos e irresponsáveis em relação ao sentimento de uma criança. O clipe adaptado de “Coração com Buraquinhos” para mostrar momentos de “pai e filha” da Dani com eles foi DOLOROSO.
Na primeira vez em que Bruno fala de “levar a Dani para morar com ele” e isso tudo, a menina fica apavorada, embora não queira falar sobre isso… ela já estava até andando de muletas, depois de um tratamento intenso com o Fernando, mas volta para a cadeira de rodas por um período, um pouco consciente e um pouco não, porque acredita que, se estiver na cadeira de rodas, ninguém vai forçá-la a deixar o orfanato… ela não quer deixar a Carol, ela não quer deixar as amigas que fez agora e com quem tem uma relação tão boa. É tudo muito novo e muito abrupto. E eu, sinceramente, acho que a Carol vive falhando como psicóloga, porque ela não sabe trabalhar toda essa questão com a Dani de uma forma boa ou compreensível… assim como erraram muito com a Teca quando ela chegou nova no orfanato, mas enfim.
É bonito o fato de as meninas estarem ali para dar força a Dani… a relação entre elas já é muito melhor. E a Maria É UMA FOFA. Eu acho que, desde aquela época, a Sophia Valverde já interpretava a Maria muito próxima do que é a figura de Pollyanna, ou Poliana. Ela é uma fofura e um doce de pessoa. Ela cuida da Dani, ela a abraça, eu acho fofa a maneira como ela cuida dela, dando-lhe beijinhos no rosto e tudo. E como a Dani está aberta a receber esse tipo de carinho… é toda uma nova amizade que floresceu, há algum tempo, e floresceu bem. Nos convenceu e nos encantou. Eventualmente, o Bruno retorna… e a Dani fica contente, novamente cheia de esperança, e quando eles saem juntos, inclusive para uma viagem (!), a Dani gosta muito do tempo que passa com o pai… então as coisas começam a caminhar para que ele consiga a sua guarda.
E é então que a Dani fica em dúvida. Ela gosta do Bruno, mas ela não está preparada para deixar o orfanato. Ela não quer deixar a Carol, e sofre por isso. Ela também não quer deixar as garotas. Diz que vai sentir falta das brincadeiras, das histórias e de tudo isso, e todas dizem que vão sentir a sua falta também! Até a Teca pede que parem com essa conversa, para não ficar todo mundo chorando. A despedida de Dani e Carol foi lindíssima, com direito a um “Você sabe que eu te amo, né?” vindo da Dani, e um abraço carinhoso. A despedida, de todo modo, acaba em LÁGRIMAS. O Bruno vem para levar a Dani embora, muito bruto e impaciente, com uma pressa não justificada, e é uma despedida emotiva, com a Carol chorando porque está perdendo uma filha, praticamente, e pensando na promessa que fez à Letícia, e as meninas choram.
Até a Dani. Ela não está feliz por ir embora.
E ainda teremos MUITOS PROBLEMAS vindos daí!

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários