Maria do Bairro – Na ausência de Soraya, conheça Penelope!


“¡No dejará de ser Maria la del Barrio!”
Na segunda fase da novela, nós não temos Soraya. Quer dizer, depois que ela caiu da janela naquela posição terrível e com todo aquele sangue, achamos que ela tinha morrido. Ainda não, já que a vemos em um hospital, 8 anos depois, toda enfaixada, tremendo, com a voz trêmula também, jurando VINGANÇA e se preparando para voltar, impaciente… mas, na ausência de Soraya para atrapalhar a vida e o casamento de Maria do Bairro e Luis Fernando, ganhamos uma outra personagem: PENELOPE, a afilhada demoníaca de Lupe. Contratada para cuidar de Tita, a filha adotiva do casal, o que Penelope quer mesmo é “cuidar” de Luis Fernando De la Vega, e se une à Carlota em seus planos venenosos bastante revoltantes, embora previsíveis. Fico me perguntando o tamanho do desgosto que essa garota provoca em Lupe, coitada, TÃO BOA!
Primeiramente, Penelope tem um trabalho para conseguir o que quer. Ela diz que Luis Fernadno ama Maria do Bairro demais, e não quer nada com ela, mas Carlota lhe provê a informação de que “eles não ficam íntimos há muito tempo”. Assim, Penelope ataca, BEM DIRETA, e Luis Fernando a dispensa, mas não devíamos ter orgulho dele tão cedo. Penelope parece um pouco a Soraya em alguns quesitos e em algumas cenas – venenosa, tenta fazer drama, se fazer de vítima e boa moça para seduzir Luis Fernando, dizendo que o ama desde que chegou, e que se a Maria não “cuida” dele e não lhe dá atenção, ela pode fazê-lo… e ele vai caindo. Infelizmente e deploravelmente, ele vai caindo. “Você me compreende porque é sensível, Penelope”. Como eles ainda não se beijam, Penelope lhe entrega o endereço de um bar onde podem se encontrar…
E ele vai.
Mais uma faceta INFELIZ do casamento de Maria do Bairro e Luis Fernando. Fadados ao fracasso desde o começo, agora nós temos o fantasma do filho do casal os separando e os afastando, já que Maria só pensa nisso e não pensa em mais nada, e Luis Fernando não está nada feliz. Mas como uma boa mãe, Maria ignora qualquer conselho a respeito de deixar de buscar Nandinho, e diz que buscará o resto de sua vida, se for preciso, ainda que isso lhe custe o casamento. Aparentemente, isso está prestes mesmo a acontecer. Luis Fernando beija Penelope, volta para casa bêbado, e Maria sente em seu casaco o perfume de mulher… a traição se torna recorrente, fixa. Luis Fernando volta sempre bêbado para casa, e em algum momento Maria o espera para que possa confrontá-lo, e então a cena fica intensa, os dois brigam e se acusam da infelicidade alheia. É difícil.
É muito difícil porque SABEMOS que não há felicidade nesse casamento. Luis Fernando reclama que há 7 anos ela “não responde ao seu carinho”, e ainda que ele não devesse trair por isso, talvez se ele tivesse pedido o divórcio teria sido mais compreensível… não sei realmente como aguentar. E Maria não está preocupada com isso, porque seu motivo de viver, agora, é encontrar o seu filho desaparecido! Luis Fernando é extremamente grosseiro na maneira como fala com Maria, exageradamente, e tudo o que eu conseguia pensar era: o ideal era que ambos tivessem se separado há algum tempo, antes que pudessem se machucar mais, como estão fazendo agora. Porque Luis Fernando machuca Maria com palavras duras, e Maria já tem tanta coisa em sua mente que não pode dar-se ao luxo de se preocupar com alguma coisa mais…
Mas ela é obrigada.
Porque Tita, inocentemente, conta tudo para Maria, sobre o pai e Penelope. Ela diz que Penelope disse que Maria está louca, e que todo dia sai em procura de um filho desaparecido, e então ela fala muito mais… diz que não gosta de Penelope, que ela a trata mal e a chama de coisas horríveis, e ainda diz que Penelope e Luis Fernando, quando acham que ninguém está olhando, eles seguram as mãos como se fossem dois namorados… dói quando Tita lamenta que não é ela quem se senta ao lado do pai no carro mais, porque Penelope o faz, e ainda coloca o braço em volta de seu pescoço… Maria tenta não deixar tudo transparecer para Tita, a sua dor profunda, mas consegue pegar Luis Fernando e Penelope se beijando e então EXPLODE, com toda a razão. E ainda pergunta: “Depois vocês dizem que a louca que não entende sou eu?”
Ela expulsa Penelope de casa, FINALMENTE, e as cenas saem de controle.
Porque Penelope também grita, também diz umas “verdades”, e as duas discutem feio enquanto Luis Fernando é incapaz de fazer qualquer coisa, o inútil! E Penelope finaliza: “¡No dejará de ser Maria la del Barrio!” Maria vai, então, cuidar de Tita, e diz que a partir de agora vai se encarregar de sua filha, e Lupe chora, sentindo-se mal, mas Maria lhe garante que não é sua culpa… nesse momento, também vemos Soraya no hospital, toda quebrada e engessada, na cadeira de rodas, com voz e letras tremidas, escrevendo “VENGANZA” em caixa alta, querendo sair logo daquele hospital, depois de 8 anos, para destruir Maria do Bairro de uma vez por todas… o seu estado é assustador e macabro, mas ressuscitar Soraya é uma boa escolha e uma MARCA de Maria do Bairro. Luis Fernando, por sua vez, dispensa Penelope de uma vez por todas…
Não que ela não vá voltar, anos mais tarde…

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Às vezes eu penso: Será que a Inés Rodena odiava os homens? Gente, o Luis Fernando consegue ser pior do que o Sergio em Marimar. Ele é demasiadamente manipulável... e isso é detestável no personagem. E eu concordo que talvez uma separação entre ele e Maria fosse o melhor para os problemas matrimoniais que eles enfrentavam. Problemas que começaram com ele. Então é como se ele não tivesse muito direito de cobrar nada dela, e me incomoda o fato dele querer jogar alguma culpa sobre Maria. Quando é que isso muda mesmo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário