The Good Place 2x05 – Existential Crisis


“Searching for meaning is philosophical suicide!”
Um episódio em que Michael está “aprendendo a ser humano”. Ele não está nem um pouco interessado nas aulas de Chidi sobre “ética humana”, e assim como quando, na primeira temporada, as aulas eram com Eleanor e Jason, ela é “a melhor aluna da sala” agora. Mas eu gostei da proposta do episódio, gostei de como Chidi percebe o que falta para que os ensinamentos façam sentido: ética humana não faz sentido para um ser imortal, mas faria se ele estivesse enfrentando a morte. Por isso retornamos à teoria da “aposentadoria”, apresentada na primeira temporada, e com isso o Michael entra em uma profunda “crise existencial” e é totalmente hilário. Enquanto isso, os planos de tortura de Vicky seguem adiante, e todo mundo interpreta o seu papel, embora nem todos precisem, realmente, “interpretar”.
Né, Tahani?
“Dude, you broke Michael!”
O episódio tem um quê tristonho muito bonito, porque isso é humano. Os flashbacks nos levam de volta à vida de Eleanor Shellstrop, e a sua relação com a morte. Ela a entendeu, talvez pela primeira vez, quando a sua mãe veio falando de “arco-íris”, “fazenda” e “ponte” para um cachorrinho que morreu, e foi bem insensível. O segundo momento de sua vida que vemos é no funeral do pai, e a mãe tem uma atitude muito próxima, cantando o namorado de Eleanor e falando sobre o pai ser “um peido em formato de homem”, o que é bizarro e bizarramente engraçado. Por fim, Chidi a faz lembrar de um momento em que ela surtou, que foi quando ela estava comprando um lugar para colocar escovas de dentes, e pensou que talvez morresse sem ter uma família e tudo o mais… ela tem uma agora, com quatro pessoas, ao lado de Chidi, Tahani e Jason…
…Michael conta?
A tortura atual de Tahani, pensada por Vicky, é uma festa de aniversário a um morador – eles querem que Tahani prepare uma festa, mas prepararão uma muito maior e melhor, e a de Tahani ficará vazia. Bem, FUNCIONA! Porque a Tahani não precisa interpretar nesse momento. Ela planeja fazer UMA FESTANÇA gigante melhor que a dos demônios, e é uma festança linda mesmo, mas ninguém pode competir “com seres mágicos de poderes ilimitados”. QUE FESTA ERA AQUELA? O tema de animais ainda! <3 Perfeito. Então, Tahani fica muito mal. “Alright, Tahani, you just need to walk around the party looking miserable… great, just like that. Perfect”. TADINHA! Mas que foi muito engraçado, FOI MUITO ENGRAÇADO. Mas depois disso, o Jason foi surpreendentemente maravilhoso com ela, todo fofo e querido e tudo o mais…
Eles até acabaram transando. Wow.
Aquilo foi surpreendente. E, aparentemente, BOM!
“Bom” não. “Awesome”.
Bem… uma das melhores coisas do episódio foi o Michael “assumindo o papel de Eleanor”. Quer dizer, depois daquela crise existencial toda, ele acaba BÊBADO e gastando demais para “reprimir a dor”. E devo dizer: JANET, SUA LINDA! <3 Michael fez até “discurso bêbado” na festa! E, assim como Jason com Tahani, Eleanor foi UMA FOFA ajudando-o a superar a crise, e disse algo que me marcou muito: “All humans are aware of death. So we’re all a little bit sad, all the time. That’s the deal”. Forte, mas verdadeiro, de algum modo. Agora vamos ver como será o restante da temporada… Vicky continua sendo enganada, acredita que está muito bem sucedida na tortura aos quatro humanos, com os relatórios falsos de Michael, enquanto eles seguem nas suas aulas, tentando ser pessoas melhores. Será que acabam todos no Good Place?
Ou seria esse mesmo um “bad place” pessoal do Michael?
CURIOSO! E eu amo esse roteiro! *-*

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários