Sítio do Picapau Amarelo – Primeira Temporada (2001/2002)


“Boneca de pano é gente… sabugo de milho é gente…”
De volta ao final de 2001, quiçá a Primeira Temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” seja a mais amada pelos fãs da versão… aqui, 25 histórias diferentes, a maioria de 5 capítulos cada uma, compuseram 181 capítulos, exibidos entre 12 de Outubro de 2001 e 30 de Agosto de 2002, fechando o primeiro ano da série. Para toda uma geração, foi a primeira vez que entrávamos no mundo do Sítio de Dona Benta, e começávamos a nos aventurar por esse universo desconhecido, de magia e fantasia, de aventura e de imaginação. Acredito que a maioria das pessoas, como eu, lembram-se dessa versão com muito carinho, e “Reino das Águas Claras” é a introdução a isso tudo, quando Narizinho conhece o Príncipe Escamado, e o Doutor Caramujo dá a Pílula Falante que coloca a Emília a “falafanar” pelos cotovelos sem nunca parar.
As histórias dessa primeira temporada são baseadas nos livros originais de Monteiro Lobato, escritos entre 1920 e 1947. É interessante, como fã dos livros, assistir à versão adaptada à TV e reconhecer diálogos e explicações inteiras, o que expressa um carinho e um respeito bonito à obra que deu origem a isso tudo! Entre 2001 e 2002, acompanhamos histórias clássicas como “Viagem ao Céu” e “Reforma da Natureza”, essa última dividida em duas partes, totalizando 10 capítulos. Também tivemos as notáveis “Memórias de Emília”, “O Picapau Amarelo” e “O Poço do Visconde”, além de “Os XII Trabalhos de Hércules”, cujo livro, de dois volumes, foi adaptado em uma história de 20 capítulos, o que era bastante longo para o primeiro ano da série. A temporada chega ao fim com “Memórias do Picapau Amarelo”, em 30 capítulos!
No elenco, tínhamos Nicette Bruno e Dhu Moraes como Dona Benta e Tia Nastácia, respectivamente, e Cândido Damm e João Acaiabe como o Visconde de Sabugosa e o Tio Barnabé. Entre as crianças, tínhamos Lara Rodrigues como Narizinho e César Cardadeiro como Pedrinho, além de Isabelle Drummond no papel da boneca Emília, que pela primeira vez era interpretada por uma criança – na época, ela tinha apenas 7 anos, e dava um show de interpretação, no papel que, certamente, marcou a sua carreira, e no qual cresceu, até deixá-lo, em 2006. Aqui, os animais como o Burro Falante, o Quindim e o Rabicó são grandes bonecos, mas a estrela da temporada era, de certa maneira, a Cuca – com cinturinha fina, vestido vermelho e cabelo loiro, é a primeira vez que a jacaroa bruxa é interpretada de forma tão “bela”…
…isso mudaria nos anos seguintes.
A temporada, que foi exibida entre 2001 e 2002 pela Rede Globo, teve alguns lançamentos em VHS e em DVD, e ainda conta com uma série de reexibições por outros canais afiliados da Globo. O primeiro canal a reexibir a temporada, entre 2008 e 2009, foi o Futura, seguida pelo Viva, que trouxe o “Sítio” de volta às telinhas entre 2010 e 2011 e, por fim, o Gloob e a TV Cultura, ambas exibindo a temporada entre 2013 e 2014. Essas reexibições, no entanto, não passam da quarta temporada, e nos perguntamos quando (se um dia) poderemos rever “O Preço do Verdadeiro Amor” (Temporada 2005) e “Entre o Amor e a Promessa” (Temporada 2006) na TV! Por ora, vamos nos atentar a toda a magia e inocência da incrível primeira temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, com suas histórias contadas em poucos capítulos, e viajar nessa aventura mais uma vez…
E nem precisamos de Pirlimpimpim!

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários