Supergirl 3x03 – Far from the Tree


“J’onn! My son!”
Um episódio sobre PAIS, e foi um episódio supreendentemente bom de Supergirl. Quando J’onn J’onzz decide atender ao chamado de M’gann para que vá até Marte, mesmo com todos os riscos que pode estar correndo, Kara não deixa que ele vá sozinho – e o que o espera lá, para sua surpresa, é o seu pai, vivo mesmo depois de tantas centenas de anos em um campo de concentração. No Planeta Terra, por outro lado, temos o chá de panela de Maggie e Alex, e em uma conversa com Elisa, Alex tem a ideia de sugerir a Maggie que convide seus pais para a “festa”, embora não pareça fazer assim tanto sentido, como ela diz: eles me expulsaram por eu ser lésbica, e agora eu os convido para a minha festa lésbica? É triste a história de Maggie, que não fala com os pais desde que tinha 14 anos, mas também, infelizmente, é muito real.
Quando J’onn e Kara chegam a Marte (em uma nave que, na Terra, fica na garagem de J’onn, fantasiada de carro) e ele descobre que não é o último Green Martian, como pensava, eu sabia que viria emoção pela frente… ele foi convocado pela Resistência que, embora também White Martians, lutam contra os bárbaros responsáveis pela morte de toda a família de J’onn, e eles precisam da ajuda de um poderoso cajado de uma deusa, e a informação de sua localização está na mente do pai de J’onn, que se fechou e não deixa que ninguém a acesse – assim, é sua missão em Marte: conseguir essa informação. No entanto, é mais difícil do que J’onn J’onzz prevê, porque assim que ele vai falar com o pai, ele não acredita que ele seja realmente J’onn, depois de tantos anos de tortura, e acredita que é apenas mais um jogo dos White Martians.
“You gave yourself away, White! My son would never have fled!”
Todo o episódio é doloroso e repleto de emoção. Porque J’onn sente que o pai não pode senti-lo ou vê-lo como ele mesmo, sente que ele pode estar desapontado com o fato de ele ter “fugido”, e é triste vê-lo tentando convencê-lo sem sucesso. A verdade vem à tona quando Kara os ajuda a fugir de um motim, e J’onn leva ela e o pai de volta à sua casa em Marte, onde compartilha com ele uma memória bonita que, ao lado do que Kara já disse ao pai de J’onn, tocando-o profundamente, consegue quebrá-lo. “This is my favorite memory. This is our home, Father”. É uma memória simples e bela, com a emoção centrada no presente, enquanto eles assistem com lágrimas nos olhos. Aquele “J’onn! My son!” “Father! I missed you!” “I’m so sorry for not believing you, my son! I’m so sorry!” foi extremamente emocionante.
Na Terra, temos uma bela história para Maggie e Alex, embora elas não sejam meu casal favorito. Mas gosto da crítica que a história de Maggie faz, e das verdades dolorosas que traz à tona, como aquele impactante “The only thing they hate more than a mejicano is a homossexual. The world is not different, my dear!” O pai de Maggie REALMENTE retorna para o seu chá, mas ele está perdido, desconfortável, e sai às pressas quando vê a filha e Alex se beijando. Eu cheguei a desconfiar dele, pelas perguntas que fez, mas talvez ele estivesse só interessado, de algum modo – ele carregava uma foto da filha com ele. Mas ele continua intolerante, ele continua preconceituoso, e foi belíssima a maneira como Maggie deu um basta nisso tudo e disse a ele que percebeu que não precisa dele nem de sua aprovação. Ela precisava fazer isso, tirar o peso de suas costas.
Mas essa questão de “não querer ter filhos” ainda deve separar o casal.
A ação central do episódio, em Marte, começa DO JEITO MAIS DIVERTIDO POSSÍVEL! Sabe a nave que o J’onn tem que parece um carro?! A Kara chega, em uma das cavernas de Marte, dirigindo o carro, se fazendo de perdida, enquanto escuta BRITNEY SPEARS! E metade da luta acontece ao som da sua música… eu achei aquilo hilário, do jeito que Supergirl podia ser, lá no começo. Ah, e a maneira como ela usou o poderoso cajado foi impactante. M’gann não estará de volta à série, não como regular, porque a Guerra em Marte, embora com um avanço significativo com a ajuda de J’onn, ainda não chegou ao fim, mas ganhamos um personagem novo: o pai de J’onn J’onzz, que é trazido à Terra junto com J’onn e Kara, e eu quero ver o que o roteiro pretende com isso… mas depois de um episódio bom como esse, eu posso estar confiante!

Para mais postagens de Supergirl, clique aqui.


Comentários