The Flash 2x16 – Trajectory


“I saw Jay. He’s Zoom”
Não foi um episódio de grandes revelações para nós, não como foi para os personagens – não sei exatamente qual foi a intenção de nos mostrar que Zoom era o próprio Jay Garrick se teríamos esse episódio voltado à Equipe Flash descobrindo a mesma coisa. Teria sido bem surpreendente estarmos juntos com eles no momento daquela revelação como ela aconteceu no fim do episódio. De toda maneira, foi uma cena forte e repleta de emoção que, certamente, valeu o episódio inteiro! Tivemos um episódio razoavelmente comum, com a diferença que tínhamos uma nova velocista na cidade (a primeira mulher da série!), e foi justamente quem nos ajudou a entender o que estava acontecendo com Zoom, qual era o motivo certo de ele querer tanto a velocidade de Barry para ele, e também serviu como indício para que o pessoal pudesse matar a charada e descobrir a real identidade de Zoom. Me pareceu bem isso mesmo, que a importância da Trajectory no episódio foi esse: morrer pouco depois de os seus raios tornarem-se azuis, o que indicava que a pessoa estava doente por causa da Velocity-9.
O episódio começa mostrando uma ótima versão de Jesse, agora na Terra-1, assistindo TV, comendo pipoca e se familiarizando com o seu novo mundo! Eu me diverti muito com a matéria no jornal sobre Beyoncé e sua influência na música pop, e ela toda sem entender nada – eu entendi direito ou a Beyoncé é uma SENADORA na Terra-2? “Ele quer dizer a Senadora Knowles?” EU RI. Depois, como o Barry está tentando melhorar sua velocidade, mas sem muito sucesso, eles resolvem se distrair, e saem para se divertir… vamos combinar que o Cisco é um EXCELENTE amigo, chamando a Caitlin para dançar com ele e tudo o mais, e ele dançando foi uma das melhores coisas que eu já vi! Tudo bem se, ao mesmo tempo de ser bem engraçado, também foi bem bonitinho? E é na noite dessa festa que a primeira velocista mulher da série, Eliza Harmon, auto-intitulada Trajectory, ataca pela primeira vez. E como o raio é exatamente como o do Flash, a imprensa já se volta contra ele, achando que ele se tornou rebelde e que agora não é mais o herói que costumava ser.
Mas é claro que Iris West não vai escrever essa matéria.
Bem na semana anterior ao crossover com Supergirl, onde acaba de acontecer o mesmo?
Deve ser proposital.
É claro que Eliza Harmon, a Trajectory, é mais rápida do que o Barry – afinal, todos os velocistas na série são! Mas eu questionei aquilo tudo porque, como apenas com a Velocity-9, sem nenhum tipo de inclinação natural à velocidade, Trajectory simplesmente tinha tanto poder… tudo bem que foi justamente por isso que ela se desintegrou no final, correndo mais rápido do que nunca, ficando doente pela V-9 e tendo os seus raios mudando para azul. Toda essa questão do raio se tornando azul era ESSENCIAL para o desfecho do episódio. “Blimey. It’s turning blue”. Mas antes disso tivemos momentos do Cisco como “Bad Flash? What? I’m losing my touch over here” e de Jesse, que descobriu a respeito das coisas que o pai estava disposto a fazer para salvá-la do Zoom, e decepcionada acabou deixando a cidade. Não sem antes ele tê-la salvado (com aquela questão toda do sangue PZ-Negativo, porque isso existe na Terra-2) depois que a Eliza a injetou com Velocity-9. Agora ela foi para Opal City, e eu fico triste, porque eu gostava da personagem.
Mas ela pode entrar em um spin-off aí.
Foi grande ajuda tanto de Trajectory quanto de Cisco que todo o mistério é desvendado em relação à identidade de Zoom. Ele passou o episódio inteiro vibrando quando se aproximava ou tocava o local onde o capacete de Jay Garrick estava colocado em exposição. E ele sempre acabava vendo o Zoom na Terra-2. E então, com a Eliza doente por causa do V-9 e o fato de o seu raio ter se tornado azul antes de morrer, as pessoas vão matando a charada. “He’s dying. That’s why he needs your speed. He’s dying and he needs a cure”. Então Zoom também está morrendo, por isso quer a velocidade de Barry… está morrendo por causa de V-9, exatamente como Jay Garrick. Para acabar com as dúvidas e a incredibilidade, Cisco vibra depois de uma empolgante cena na qual Barry quebra o vidro e entrega ao amigo o capacete… e é Jay. Jay é o Zoom, como descobrimos no último episódio. A expressão de desânimo e decepção de todo mundo era contagiante, revoltante. Triste. Bem como Barry correndo para longe dali, frustrado e traído, em um fortíssimo grito ao pé do desfiladeiro que marcou sua primeira falha no episódio.
Que cena fantástica. Triste. Mas fantástica.

Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


Comentários