11.22.63 1x06 – Happy Birthday, Lee Harvey Oswald


“I’m not trying to save anyone. It’s over”
E eu às vezes acho que nem o Jake devia estar tentando mais – muito menos determinado, eu mesmo teria desistido há muito tempo! A linha temporal é uma inimiga poderosa, e eu acho que ela pode ter dado sua cartada final para tirar Jake Amberson do caminho de salvar a vida do Presidente John F. Kennedy. Também chego a questionar a necessidade disso, e o quanto os Estados Unidos realmente seriam melhores sem essa morte em seu passado. Porque isso foi há mais de 50 anos, e parece que toda uma história foi escrita a partir disso e por causa disso. Embora, ao dizer essas palavras, eu me dê conta que estou parecendo exatamente a linha temporal, querendo impedir que o passado seja alterado. O que mais me angustia, nesse momento, é a maneira como tudo está acontecendo, e como eles não parecem descobrir nada realmente útil ou impedir algo grande de acontecer, o que me leva a questionamentos perturbadores que eu acredito que podem estar prestes a serem confirmados…
…e se Jake no passado é justamente o causador da morte de John F. Kennedy?
Faz algum sentido!
Bem, o episódio começa seis meses depois que Jake contou para Sadie que ele veio do futuro, naquela cena bonitinha dos dois na qual ela aceitou tudo muito facilmente, como as pessoas estão comentando – agora, querendo saber do futuro, ela passa por vários procedimentos estéticos, e eles vivem uma vida de casados, o que interfere na relação entre Jake e Bill… ao abandonar Bill sozinho para vigiar Lee Harvey Oswald, visitando-o uma vez ao mês, Jake perde o controle de toda a situação, e infelizmente a culpa foi dele! Começamos em 16 de Outubro de 1963, pertíssimo do assassinato, e também do aniversário de Oswald, que é a ocasião na qual Jake descobre que Bill está infiltrado na casa de Oswald, como uma espécie de melhor amigo dele. “Talked books with Lee. Had a beer”. Era esperança demais esperar que, apenas por estarem ali, eles teriam mudado a história para melhorar, embora isso até pudesse dar certo.
Não que tenha dado.
Porque quando o Jake descobriu que o Bill estava agindo sozinho, infiltrado na casa de Oswald (embora até fosse um bom plano, porque Oswald não desconfiava dele nem nada), tratando-o como amigo e ainda ficando com Marina (“Fucking idiot!”), o negócio degringolou legal – Lee Harvey Oswald descobriu uma escuta escondida em um abajur, um showzinho tomou conta, e Jake saiu, querendo levar Bill consigo, mas só conseguindo a resposta: “I’m gonna stay. Help clean up”. E então a parceria dos dois se desfaz, e algo se quebra em nós. É forte ver a briga e é forte ver Bill com uma arma ameaçando-o. E então o negócio se torna, ao mesmo tempo, surpreendente e desesperador. Porque parece uma crescente transformação do Bill no atirador responsável por matar John F. Kennedy. Eu não queria que fosse ele, mas nós percebemos todas as possibilidades, até Jake já a percebeu quando viu ele e Lee com a arma! “Second shooter. Jesus Christ!” Foi por isso que o Jake não viu outra alternativa a não ser enganá-lo e interná-lo em um hospital psiquiátrico.
Foi doloroso, mas que qualidade de roteiro, certamente!
No entanto, isso tudo, para mim, levanta um monte de questões. Porque me parece, cada vez mais, que Jake estar no passado é o principal causador da morte de John F. Kennedy. Se Bill se envolvesse com Lee a ponto de se tornar o atirador, por exemplo… ele não estaria envolvido em nada disso se Jake não estivesse no passado e não tivesse tido toda aquela coisa de salvar o passado de Harry. Também teve aquela conversa com George na qual ele questionou a respeito do plano de assassinar o Presidente Kennedy, e ficou bem claro que ele não sabia do que Jake estava falando… o que quer dizer que ele pode ter sido o “mentor” por trás de tudo? Para matar a saudade de Al, ele vem em uma cena para dar uma resposta à pergunta “There’s no way I can stop Oswald without having to kill him?”, e ela é simples: “No”. E quando o Jake decide ir atrás de Lee Harvey Oswald para matá-lo, a linha temporal age em um final bombástico, mandando pessoas bater nele por causa de toda a questão das apostas. É perturbador vê-lo naquele estado, vendo Christy e Sadie, completamente machucado e desnorteado, desacordado no hospital…
E agora ele teve um trauma na cabeça, não reconhece Sadie, não sabe seu nome.
Acredito que ele vai acordar sem ter noção da missão! E daí ele vai perder MUITO tempo!
Fora que ela já disse que ele estava ali “há muito tempo”…
…muito tempo quanto? FALTAVA SÓ UM MÊS PARA O ASSASSINATO!

Para mais postagens de 11.22.63, clique aqui.


Comentários