HISTORY OF MAGIC IN NORTH AMERICA: Fourteenth – Seventeenth Century


“Wizards had known about America long before Muggles”
Hoje começam os escritos de J.K. Rowling sobre a História da Magia na América do Norte, uma forma inteligente e interativa de divulgar o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam (do fim do ano!), além de prover-nos de informações que nunca tivemos antes. E como Rowling conhece o seu Universo a fundo, ninguém melhor do que ela para trabalhar em sua interessante expansão, e nos encher de possibilidades. Quatro pequenos escritos serão divulgados diariamente no Pottermore, e o primeiro deles foi divulgado hoje – ele é bem mais curto do que eu estava esperando que fosse, mas é muito interessante, repleto de informações muito úteis que são colocadas de maneira clara e dinâmica, na escrita envolvente de Rowling que torna tudo tão real! Nos faz realmente pensar no Mundo Mágico como algo real e que co-existe conosco. E ISSO É TÃO BOM! \o/ E se Newt Scamander estará (aproximadamente 70 anos antes de Harry Potter) andando por Nova York, nós precisamos conhecer alguma coisa a respeito da história desse universo em nosso continente. De leitura rápida e prazerosa, o primeiro “capítulo” já foi divulgado, lido, e adorado.
Fourteenth Century – Seventeenth Century
Mais ou menos como eu esperava (e você pode conferir que eu não estou mentindo porque eu citei naquela postagem com o trailer do Pottermore), as primeiras novas palavras de Rowling são bem históricas e nos levam de volta à época do MUNDO NOVO. Ou pelo menos foi assim que os Trouxas o chamaram. Rowling faz questão de deixar bem claro, logo de cara, duas coisas importantes: primeiro, que os Bruxos sabiam da existência do continente Americano desde muito antes dos Trouxas Europeus chegarem aqui; segundo, que cada comunidade bruxa tem uma maneira diferente para chamar aqueles não-bruxos, então como sempre os conhecemos como “Muggles”, o novo filme traz a denominação de “No-Maj”, que parece menos icônico, mas faz todo o sentido, certamente! E o continente Americano já havia sido descoberto pelas várias maneiras de viagens, como as vassouras, a Aparatação, ou ainda visões e premonições, tudo o que já conectou as sociedades Bruxas da Europa com as sociedades Bruxas da América.
De alguma maneira.
Consigo visualizar, mais ou menos, a maneira como as coisas se organizavam por aqui antes dos colonizadores europeus no-majs, com a magia até bem aceita dentro de vários comunidades, com bruxos e bruxas inseridos na sociedade e tratados com respeito, como sábios ou ainda curandeiros e assim por diante… mesmo que alguns fossem estigmatizados como se tivessem um espírito ruim tomando conta deles. Também somos apresentados ao conceito de “skin walker”, que são basicamente os Animagos Americanos, por vezes tratados com repúdio por causa de crenças de que eles tiveram que sacrificar a família para conseguir seus poderes, quando na verdade a origem de sua transformação é muito mais próxima da necessidade de fugirem e se esconderem. Ou ainda para a caça. Claro que esse preconceito todo contra os Skin Walkers (ou os Animagos) se originou através de No-Majs, que soltavam esses boatos como uma maneira de desacreditá-los, uma vez que não queriam ter suas posições ameaçadas.
As informações finais de Rowling nos dizem que os Bruxos da América do Norte sempre foram muito bons em Magia que envolvia Animais e Plantas, sendo excelentes nos preparos de Poções, por exemplo. Mas agora a informação que, pra mim, foi a MAIS INTERESSANTE: a ausência de uma varinha na Magia da América do Norte. As varinhas se originaram na Europa, e por isso os feitiços eram realizados por aqui sem uma, um objeto poderoso capaz de canalizar a magia e conceder-lhe precisão. No entanto, sempre foi a marca de um bruxo muito poderoso a sua capacidade de realizar magia sem o auxílio de uma varinha, e isso quer dizer alguma coisa! No entanto, de acordo com Rowling, algumas coisas como Feitiços e Transfiguração ficam deveras complicadas sem uma varinha. Bem, será que é o caso de vermos alguém realizando magia sem varinhas em Animais Fantásticos? Eu sei que eu acho isso igualmente lindo de se ver!
Caso queira ler na íntegra, em inglês, o texto de Rowling, visite o Pottermore aqui.

Para mais postagens sobre Harry Potter, clique aqui.


Comentários