Shadowhunters 1x09 – Rise Up


“Today, we’re all Downworlders”
Um episódio eletrizante de Shadowhunters que coloca a série em um ritmo mais acelerado, acredito que ao se aproximar do fim da primeira temporada – foi um caminho bastante rápido, não foi? Passou depressa, para falar bem a verdade! Tivemos um episódio cheio de informações, no qual Simon precisa começar a se adaptar à sua nova vida como um vampiro (e ele, como um dos poucos bons atores da série, dá show de interpretação!), enquanto Alec continua com aquela história ridícula de se casar com Lydia, e graças à informação do episódio passado de que os seus pais foram, outrora, membros do Ciclo, ele está todo perdido e revoltado. É bastante angustiante ver a equipe toda (isso envolve Jace, Clary e a própria Izzy) precisando lutar CONTRA ele, mas eu achei bacana como os Caçadores de Sombras saem de sua posição de se sentirem superiores para lutar contra a Clave ao lado de outros seres do submundo, sejam eles lobisomens ou vampiros, tudo em uma missão para salvar um Seelie, Meliorn, que estava sendo levada à Cidade dos Ossos para ser assassinado pelos Irmãos do Silêncio.
Ou algo assim.
Com ampla vantagem em relação às demais histórias, de longe a melhor parte do episódio foi a transformação de Simon – agora que ele acordou como um vampiro (devido à escolha de Clary, que não estava preparada para perdê-lo), ele precisa se acostumar a “viver” dessa nova maneira, controlando impulsos de atacar sua mãe, por exemplo, e tendo cenas fortes repletas do mais puro sentimento de desespero. Simon está perdido, não sabe o que fazer, e a sede angustiante que sente o transtorna – é isso que ele transmite em seus olhos vidrados, em suas lágrimas desesperadoras se juntando nos olhos. Uma cena melhor do que a outra, e eu fiquei particularmente mexido com toda a narrativa. Quando ele ficou preso com Clary, com sede, ele pôde sentir o cheiro de seu sangue, escutar seu coração batendo, e sentir um desejo descontrolado que quase o fez atacá-la, mas, eventualmente, o fez juntar-se a Rafael e começar a assumir a sua identidade como uma Criatura do Submundo, como um Vampiro que é o que ele é agora. E, novidade: vampiros têm reflexos sim! Mas eles não brilham na luz do sol.
Ufa.
Enquanto Alec faz uma burrice atrás da outra, somos obrigados a lidar com cenas dolorosas quando ele conta para Magnus que vai se casar – “Oh, isso é meio repentino, não? Talvez devêssemos sair pra jantar antes”. Eu lamentei que a cena tenha sido tão triste, eu lamentei que Magnus tenha saído tão magoado, porque o Alec estava sendo um babaca ao fazer tudo isso, carregado pelo medo e pela frustração. Izzy não poderia ter colocado isso melhor: “It’s your life to ruin it”. Enquanto Lydia descobre do paradeiro do Cálice, com Clary Fairchild, Izzy e Jace se unem para pedir a ajuda de Magnus para impedir que eles cheguem até o Cálice. “Help us stop this”. E é então que todos lutam contra Alec e suas ações, é então que Jace tem uma cena verdadeiramente intensa em uma luta contra Alec, na qual ele deixa evidente que ele sabe tudo sobre os sentimentos de Alec a seu respeito. “It’s about me. It’s about your feelings. It’s because you’re…” E foi forte. As tensões entre os personagens só cresce.
Agora vamos levar Clary até Valentine, é isso?
“If you’re ready, I can help you find your father”

Para mais postagens de Shadowhunters, clique aqui.


Comentários