11.22.63 1x05 – The Truth


A Linha Temporal lutando em 04 de Agosto de 1963.
Exatamente quando o General Walker levaria (e levou) um tiro, o momento-chave que poderia confirmar (ou não) para Jake Amberson se Lee Harvey Oswald era mesmo o responsável pelo assassinato do Presidente John F. Kennedy, a Linha Temporal conseguiu desestabilizar, novamente, tanto Jake quanto Bill, para que nenhum dos dois estivesse presente na ocasião e realmente visse alguma coisa. Sem mais respostas, ainda não é o momento de Jake voltar à “Toca do Coelho” e se mandar de volta para 2016, onde, apenas 2 minutos depois de ele ter partido, Al o estará esperando, na esperança de que os Estados Unidos estejam melhor do que quando Jake entrou por aquele armário. O episódio, incrivelmente bem construído, assim como todos os outros (já me dá um aperto no coração pensar que está chegando ao fim!), mexeu com o psicológico dos personagens, para que eles pudessem estar impedidos de interferir no passado novamente, com a Linha Temporal sendo uma excelente vilã.
E, convenhamos, muito eficaz!
Assim, tudo está se encaminhando de maneira desastrosa depois do fim do episódio passado – Sadie deixou a casa de Jake sem querer ouvir suas explicações (o que era, claro, muito compreensível), e então ele acabou obrigado a pedir demissão da escola. Não bastasse, quando ele estava lembrando das conversas com Al sobre como tudo o que ele dizia às pessoas no passado era mentira, e por isso ele não podia se envolver, ele decide que ele e Bill precisam apenas se concentrar na missão e descobrir, de uma vez por todas, se Lee Harvey Oswald é quem assassina o Presidente. Para tal, eles ficam de tocaia no local onde o General Walker sofrerá um atentado, planejando como estarão, no momento do tiro, escondidos para que possam ver exatamente o que acontece. Mas a Linha Temporal começa a brincar com eles seriamente quando Jake recebe uma ligação de Johnny, que seqüestrou Sadie. Com a vida de Sadie em perigo, Jake acaba deixando a missão de salvar o JFK para trás, com Bill sozinho na missão.
Temporariamente.
Foram cenas fortes e angustiantes – quando Jake chega até a casa de Sadie, ela está em um estado revoltante, sangrando demais e com o rosto cortado de uma forma que vai deformá-lo futuramente. E ele não tem muito o que fazer, tentando pedir a ajuda dos alunos que passam pela casa, e finalmente jogando um copo de água sanitária no rosto de Johnny, mesmo copo que ele estava tentando forçá-lo a beber. Assim, temos uma cena chocante na qual Jake e Sadie matam Johnny, e ainda que tenha sido em legítima defesa, eu devo dizer que foi bem intenso. Chocante. Com Sadie MUITO mal no hospital, um número grande de alunos se voluntaria para doar sangue, e Jake corre em um alívio profundo até ela depois de conversar com o médico e descobrir que ela sobreviveu. Porque o rosto que não pode ser “arrumado” é o de menos – ele só está genuinamente feliz que ela ainda esteja viva, e toda aquela emoção passou para o telespectador, que sentiu a veracidade do que ele estava sentindo, e ficou feliz pelos dois.
E ele contou toda a verdade. Que era do futuro. Ela precisou acreditar.
Eles se “conheceram”. Oficialmente, de certa maneira agora.
Também trocaram “I love you”.
Além de todo o sofrimento que viver no passado e se envolver causa, podemos ver que talvez ainda valha a pena, porque foi emocionante e real a conexão que se estabeleceu entre Jake e Sadie no fim do episódio. Bill, deixado para trás para prestar atenção no atentado contra o General Walker, foi distraído por uma mulher saindo da igreja que se parecia muito com Clara. Achando que era sua irmã, morta há tanto tempo, Bill deixou seu posto, meio fora de si, e então escutou o tiro que indicava que era tarde demais. Ele não tinha visto o que estava ali para ver. Foi angustiante ver a cena dele conversando com Jake no telefone, lhe contando que tinha dado tudo errado, que ele tinha se distraído porque achou que tinha visto a irmã, e que tinha estragado tudo, que a culpa era dele – chorando em um desespero sentido que foi de partir o nosso coração. E não podemos culpá-lo, porque não foi REALMENTE culpa dele. Não mais do que foi culpa da Linha Temporal, que está com medo demais de ser alterada, e faz de tudo para prevenir que isso aconteça.
Qualquer coisa.

Para mais postagens de 11.22.63, clique aqui.


Comentários