The X-Files 10x03 – Mulder and Scully Meet the Were-Monster


“Mulder, the internet is not good for you”
Enquanto eu assistia, a minha grande dúvida era: que episódio é esse? Na verdade, minhas anotações estão recheadas de comentários como “What the fuck is happening?”, e toda a comédia e bizarrice em um episódio quase nível Kung-Pow, garantiu um episódio divertido que vamos nos lembrar com carinho… chega a ser estranho ver isso na sequência de episódios tão grandes e sérios, mas isso é The X-Files, e talvez justamente por isso gostamos desses episódios, essas misturas malucas e esquisitas. O episódio foi zoado até não dar mais, com aquele monstro da semana e o Mulder se acostumando com a internet e seu celular – cenas como o Mulder tirando fotos sem parar com o seu novo aplicativo, ou então ele conversando com o monstro da semana (como humano) no cemitério, no qual tivemos os mais loucos flashbacks que me fizeram ficar balançando a cabeça em descrença enquanto eu me questionava aquela pergunta que você já conhece… QUE QUE ESTÁ ACONTECENDO? Mas no fim eu me diverti.
Não foi divertido?
Bem, a coisa tentou ser séria inicialmente, mas sem nunca conseguir de fato – então vimos uma cena inicial de dois chapadões vendo um monstro correndo pela floresta, passando pelo lado deles. Depois começam a aparecer pessoas mortas na cidade, e algumas atacadas pelo monstro que são capazes de descrevê-lo. Como aquela transgênero fantástica que deu uma bolsada na cara dele e o descreveu como usando uma cuequinha! Oi? Falando em cuequinhas, o que é o Mulder dormindo de cuequinha vermelha e ainda sendo espionado pelo dono da pousada na qual eles estão ficando? E eles perseguem o monstro, invadem um banheiro químico com alguém fazendo suas necessidades, depois a Scully vai até a loja onde o suspeito trabalha, e ele foge depois de mais ou menos destruir a loja inteira, o Mulder vai ao psiquiatra que está tratando de seu caso, do Homem-Lagarto… e então as coisas começam a “fazer sentido”. NADA faz sentido realmente, mas eles começam a nos explicar as coisas: “We’re talking about transformation here. Man to monster and back to man again”.
No cemitério, tivemos uma das cenas em que eu mais tive que parar para controlar minhas gargalhadas e para anotar coisas para dar uma olhada mais tarde e me ajudarem a me convencer de que foi o que realmente aconteceu. Estava tudo tão bizarro, tão graficamente engraçado, que eu quase não podia acreditar – como o cara encenando toda aquela ameaça para o Mulder, para que ele lhe matasse com o vidro verde no apêndice. Mas a atuação em si – era tudo tão idiota. E então começam os flashbacks, quando ele explica toda sua versão da história, e nós revisitamos cenas do ponto de vista dele, com novas informações HILÁRIAS. Primeiro, ele como “monstro” correndo pela floresta, todo desengonçado, nada ameaçador, um pouco gay, desesperado porque tinha sido mordido por um humano. Percebe a inversão ali? Então o “monstro” da floresta, mordido por um humano, acorda no dia seguinte como um humano, sua primeira transformação. Só à noite ele volta a ser o monstro, durante o dia passa pela transformação mental e física em humano.
Dafuq.
O que eu estava pensando, lembrando dos chapadões e da mulher da bolsa, era que era muita droga! Primeiramente, ao acordar como humano, ele sente uma vontade imensa de se vestir – um instinto básico humano, embora ele nunca tenha usado roupas como “monstro”. E então ele não consegue mais resistir, e sai em uma caçada: POR UM EMPREGO. A melhor parte ainda está por vir, quando ele confessa ter cometido um assassinato: eu matei uma vaca. AQUELA CENA DELE PEDINDO UM HAMBÚRGUER E FRITAS NO DRIVE-THRU – SEM UM CARRO!!! – FOI HILÁRIA. Sim, aquela é a minha parte favorita do episódio, porque eu mal pude acreditar naquilo tudo… embora também tenha tido ele no hotel vendo pornô, ou ainda a fofura do Daggoo, o cachorrinho dele! Eu imagino que toda aquela questão do despertar, da alegria de ser monstro de volta à noite, o medo de ser demitido e não ter mais como pagar suas contas… isso deve ser um plot interessante para as séries que os monstros vêem, seja lá onde eles moram. Com todo o medo de ser mordido por um humano e virar um, de um dia pro outro.
Né?
“No, the man who bit me and turned me into a human”
Foi tudo muito zoado, acho que essa é a melhor maneira de descrever o episódio – o que não deixou de ser engraçado e até que fez sentido, mas que foi absolutamente zoado, foi. Como aquela cena dele transando com a Scully, por exemplo, que ainda teremos que superar. “Stop. That did not happen”. E as coisas passam a fazer sentido porque não foi ele, como “monstro” que matou ninguém… foi o cara que o mordeu e o transformou em humano. [Detalhe para ele querendo fazer a cirurgia de mudança de sexo como uma cura, daí o Mulder lhe dizendo que não é a mesma coisa – “They cut off your genitals”. Fiquei me perguntando como os atores não se MATARAM de rir enquanto gravavam!] E a Scully prendeu o assassino, o medroso do episódio. Até ali foi hilário, porque eles cortando todo o discurso preparado dele foi ótimo. E no fim o Mulder não precisou matar o cara com o vidro verde no apêndice, como ele estava implorando há tanto tempo que ele fizesse, porque ele não tinha culpa de nada do que tinha acontecido. Ele provavelmente só era algum tipo de maluco ali naquela cidade, sei lá.
Isso foi interessante, porque no fim do episódio nós nem sabemos direito o que tudo aquilo significou – embora nós não queiramos ficar para sempre questionando isso. Mas o cara era apenas um louco desvairado que achava que era um “monstro” da floresta que tinha sido mordido por um humano e se tornado um? Mas e as fotos e o que todo mundo viu? Embora todos estivessem bem chapados, sei lá… no final ele parecia apenas um lunático, um lunático fofo, conversando com o Mulder na beira da floresta e se preparando para entrar nela e hibernar por 10.000 anos. A cara do Mulder é a melhor! Especialmente no momento em que ele está tirando a cueca, porque como “monstro” ele fica completamente pelado pela floresta.   Foi uma conversa bonitinha até, tão bizarra como todo o restante, com o cara achando que estava transformado e o Mulder soltando um “I want to believe”, mas no finalzinho a série quis brincar ainda um pouquinho mais com a gente colocando um último toque todo especial: o cara sai correndo como um Homem-Lagarto e o Mulder fica com um sorriso bobo no rosto.
Bem, entenda o que quiser!

Para mais postagens de The X-Files, clique aqui.


Comentários