88th Academy Awards – Oscar 2016


Nesse ano de polêmica no Oscar por causa da ausência de pessoas negras indicadas (não apenas nesse ano, mas também no ano passado, segundo o discurso da Presidente da Academia), eu infelizmente precisei retornar para a Globo. Depois de anos acompanhando a cerimônia da Entrega do Oscar na TNT, a ausência da minha TV à cabo (que não está funcionando) me levou de volta à única opção que eu tinha. E então eu acompanhei com alguns comentários engraçados, umas traduções que por vezes nos impedem de realmente aproveitar todo o momento e tudo o mais – infelizmente perdi a abertura da cerimônia, que é uma das minhas partes favoritas, SEMPRE, na apresentação do AcademyAwards, mas não pude ver. Mas eu devo admitir que, no restante, foi uma cerimônia muito bonita, de todo jeito, com nova apresentação da Lady Gaga (lembro-me dela fantástica cantando A Noviça Rebelde!), participação dos robôs de Star Wars, Woody e Buzz comemorando os 20 anos de ToyStory, os minions…
E claro, o lindo do Chris Evans apresentando, ficamos sem fôlego! <3
Que cerimônia bonita! Ao fim de tudo, eu estava particularmente feliz, muito satisfeito com a maneira como os prêmios foram entregues, mas não só isso, também muito contente por poder ver o Leonardo DiCaprio levando um prêmio, finalmente, porque eu acho que ele merecia e que ele mereceu há muito tempo! Agora as pessoas vão deixar de zoá-lo tanto na internet, finalmente – aos 41 anos, ele é um ótimo ator que fez trabalhos incríveis ao longo dos anos, como Inception e O Lobo de Wall Street, e ganhou agora, finalmente, o prêmio de Melhor Ator por O Regresso. Eu fiquei tão feliz e satisfeito! Na verdade, ele concorria com outros excelentes atores, como o Matt ou o Eddie (e eu adoro o Eddie, que fez outro excelente trabalho esse ano em A Garota Dinamarquesa), mas eu acho que o Leo merecia por toda sua história com a premiação. Foi merecidamente aplaudido de pé e deu um discurso inspirado sobre o aquecimento global.
Aparentemente, esse é o ano em que eu estive mais distante dos filmes que participaram da premiação – eu vi pouquíssimos dos indicados, infelizmente, mas toda essa cerimônia me deixou empolgado e com vontade de atualizar minha lista e minhas reviews por aqui. Então já coloquei, depressa, na lista, filmes como A Garota Dinamarquesa, O Regresso, Ponte dos Espiões, O Quarto de Jack e Spotlight. Mad Max é um filme que eu deixei passar no cinema, mas que, graças aos vários prêmios técnicos que recebeu, fiquei muito curioso para assistir! Perdido em Marte eu estou enrolando porque tenho o livro e queria muito lê-lo antes de ver o filme. Parece-me, agora, que tivemos filmes excelentes ao longo de 2015, alguns dos quais eu nem ouvi falar na época, mas que estão aí agora para serem assistidos e se tornarem parte da história. Tenho que contar para o meu namorado, por exemplo, sobre o documentário da Amy Winehouse que eu nem sabia que existia.
Afinal ele ama a Amy.
Ganhou.
Momentos marcantes da cerimônia da noite passada incluíram os robôs de Star Wars entrando e fazendo uma pequena cena, com os clássicos C-3PO e R2-D2, mas também o novato e já adorado BB-8, com todo seu carisma nesse Episódio VII! Tivemos muita fofura com os Minions apresentando Melhor Curta de Animação, embora os minions não sejam minha paixão, e um momento maravilhoso que foi do Woody e BuzzLightyear apresentando Melhor Animação – e aquilo foi merecidíssimo, afinal esse ano completam 20 ANOS DE TOY STORY! Quer dizer, dá para acreditar que já faz tanto tempo? Tipo o Buzz e o Woody conversando como faz 20 anos que eles se conheceram no quarto do Andy! Olha só… e posso dizer? DIVERTIDA MENTE MERECIA E MUITO GANHAR AQUELE PRÊMIO! Divertida Mente é um inteligente filme de animação que me comove seriamente, que me arrepia, que me faz chorar aos soluços. Complexo e maduro, Divertida Mente é fascinante para crianças e para adultos, de maneiras distintas.
Tivemos uns momentos muito emocionantes, como a Lady Gaga cantando o tema do documentário sobre garotas sendo estupradas nas universidades nos Estados Unidos, que foi um momento muito forte e comovente, mas que não garantiu o prêmio a ela – o prêmio fica com Sam Smith que, embora não seja a melhor música, me conquistou por seu fofo discurso sobre ele ser um homem abertamente gay ganhando um Oscar e que isso era para representar todos nós ou algo assim. Falando nisso, quando o JJ Abrams apareceu meu coração saltou: tudo bem eu ter um certocrush nele? Voltando à emoção, o In Memoriam desse ano foi com uma belíssima interpretação de Blackbird, e lembramos mortes como a de Leonard Nimoy, eternamente Spock, e Alan Rickman, nosso querido Professor Snape. E, claro, mais um monte de gente talentosa que, infelizmente, nos deixaram ao longo do ano, mas que esperamos que estejam em algum lugar.
Spotlight surpreendentemente levou de melhor filme. Fiquei meio chocado…
…mas ainda não vi. Curiosíssimo para conferi-lo!

E vamos à lista completa dos Ganhadores do Oscar 2016:

Melhor Roteiro Original
Spotlight – Segredos Revelados

Melhor Roteiro Adaptado
A Grande Aposta

Melhor Atriz Coadjuvante
Alicia Vikander (“A Garota Dinamarquesa”)

Melhor Figurino
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Design de Produção
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Cabelo e Maquiagem
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Fotografia
O Regresso

Melhor Montagem
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Edição de Som
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Mixagem de Som
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Efeitos Visuais
Ex Machina

Melhor Curta de Animação
Bear Story

Melhor Animação
Divertida Mente

Melhor Ator Coadjuvante
Mark Rylance (“Ponte dos Espiões”)

Melhor Documentário de Curta-Metragem
A Girl in the River: The Price of Forgiveness

Melhor Documentário
Amy

Melhor Curta de Live Action
Stutterer

Melhor Filme Estrangeiro
O Filho de Saul (Hungria)

Melhor Trilha Sonora
Os 8 Odiados

Melhor Canção Original
Writings on the Wall, Sam Smith (007 contra Spectre)

Melhor Diretor
Alejando G. Iñárritu (O Regresso)

Melhor Atriz
Brie Larson (O Quarto de Jack)

Melhor Ator
Leonardo DiCaprio (O Regresso)

Melhor Filme
Spotlight – Segredos Revelados

Sobre as demais premiações do Oscar, clique aqui.


Comentários