The Flash 2x11 – The Reverse Flash Returns


“This is his origin story. And it’s gonna happen, no matter what you do”
Só para constar, nós estamos quase no meio da temporada, e certamente essa segunda temporada ainda vai nos surpreender demais – vocês lembram como a primeira temporada era boa, mas depois do episódio 15 ela só foi nos surpreendendo, uma história crescente, um episódio melhor do que o outro; as sugestões fornecidas nesse episódio 11 foram muito importantes, e de um lado fecharam um ciclo, e de outro levantaram questões que nunca tivemos. Assim, o Flash Reverso retorna como um resquício de sua linha temporal para explicar a rivalidade entre ele e o Flash, e a escolha de Harrison Wells, completando lacunas da primeira temporada de forma pertinente; por outro lado, nós tivemos toda uma questão da doença de Jay Garrick que só será impedida caso eles derrotem Zoom e ele consiga sua velocidade de volta, mas a busca de Caitlin pelo Jay Garrick da Terra-1 entrega uma informação chocante: a de que Jay Garrick, na Terra-1, é ninguém mais e ninguém menos do que Hunter Zolomon.
A identidade original de Zoom.
Pronto, o negócio ficou mesmo SÉRIO.
Grande parte do episódio foi realmente sobre o Flash Reverso aparecendo nessa linha temporal, e eu tinha presumido que fosse uma versão dele da Terra-2, porque estamos muito mais ligados em universos paralelos que em viagens no tempo nessa temporada, mas era mesmo o Eobard Thawne original, antes de ele vir ao passado, matar a mãe de Barry Allen e assumir a identidade de Harrison Wells. É, de todas as maneiras, uma história de origem – o nascimento da rivalidade inerente de Flash e Flash Reverso, que motivará toda a primeira temporada, no futuro. Confuso? Foi muito interessante ter o Flash vencer de maneira tão “fácil” o Flash Reverso (agora que ele está lutando com Zoom), e prendê-lo na STAR Labs, mas os paradoxos temporais da presença dele ali são confusos e complicados demais, e depois de Cisco tê-lo enfrentado, de Barry tê-lo enfrentado, Cisco entra em convulsões, começa a desaparecer, eles ameaçam uma morte para ele, novamente. E o único jeito de salvá-lo é Barry mandando o Flash Reverso de volta para o futuro.
Sim, eu peguei a referência.
Uma das coisas mais importantes do episódio passado, e que eu mesmo já tinha dado por encerrado, era a despedida de Patty Spivot – mas eu fiquei muito contente por tê-la novamente, e por ela ter uma despedida digna da série (espero que temporária) na qual descobre, sozinha, o segredo de Barry Allen: ele é o Flash. Foram cenas fantásticas entre Barry e Patty hoje, mas uma mais difícil de assistir que a outra, todas sofríveis, nossos corações pisoteados a cada fala. “Everyone in my life that I love leaves at some point. Kinda getting used to it”. Ele teve a chance. As cenas e dores desse episódio vieram para acentuar o sofrimento da despedida e dos personagens, tudo foi EXTREMAMENTE TRISTE e sofrido. Mas Patty, como todos nós queríamos que ela tivesse feito no episódio passado, descobre a verdade. “The only thing that makes sense is that Barry is the Flash”. E ela o confronta com isso, e me doeu DEMAIS quando ela disse para ele “Admit to me that you’re the Flash and I’ll stay”, pedindo que ele assumisse a verdade para ela, e ele se recusando. Quis gritar com ele. Quis abraçá-la enquanto ela chorava tão dolorosamente.
Queria pedir, no lugar dele, que ela ficasse.
Mais sofrimento e beleza na última cena, no trem. The feelings.
Por fim, nós tivemos alguns desenvolvimentos importantes que eu acredito que ainda ficarão para o futuro da série. Por exemplo, eu gosto muito da dinâmica estranha entre Cisco e Harry – “You realize this is my Earth-2, right?” – e como ele ajuda o Cisco em relação aos seus poderes. O GRITINHO DO CISCO AO VER O HARRY DE FLASH REVERSO ENTROU PRA HISTÓRIA! E então ele entende que o Flash Reverso voltou, e mais tarde, CAPAZ DE VER O FUTURO, ele impede que Christina McGee seja morta pelo vilão, canalizando seus poderes de maneira genial através de óculos. Cisco é um meta-humano completo, com “traje” e tudo. VIBE. Quero muito mais de Cisco como meta-humano, porque seu poder é grande e agora está mais controlável. No entanto, uma das maiores surpresas no episódio foi, mesmo, a busca por Jay Garrick na Terra-1, e a verdade: na Terra-1 ele existe, mas se chama Hunter Zolomon. CARA, A IDENTIDADE DO ZOOM NOS QUADRINHOS.
Qual foi o intuito da série de fazer isso, hein?
Sinto que vem coisa grande por aí…

Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


Comentários