The X-Files 10x02 – Founder’s Mutation


“I’m old-school, Mulder. Pre-Google”
Rápido assim, nós já estamos completamente envolvidos com a série e torcendo amplamente por uma renovação para segunda/décima primeira temporada – a série deixa de lado, aparentemente, toda a Teoria da Conspiração da estréia da temporada, esquecemos um pouco Tad O’Malley ou toda a tecnologia alienígena que começou a ser usada na Terra a partir de Roswell, em 1947, para focarmos em um “caso semanal” que tem, também, um envolvimento com tudo o que estamos acompanhando. E o episódio é genial e envolvente. Bastante interessante como a série funciona nos deixando bastante intrigados com o que virá a seguir, e é um mistério muito bem criado através de um suspense exemplar que me faz roer as unhas e prender a respiração. Também é angustiante ver algumas coisas, e o episódio sempre te surpreende. Criação fantástica do roteiro e uma finalização importante que me faz torcer ardentemente para que tanto a Molly quanto o Kyle possam retornar na próxima temporada.
Porque vai ter, certo?
Founder’s Mutation começa com Sanjay ouvindo vozes e uma freqüência muito alta que o deixa em dor, loucamente em busca de arquivos antes de tirar a própria vida de maneira bastante suspeita e intrigante. Todo o mistério garante que Mulder e Scully sejam chamados para o caso, digno do Arquivo X. Todo o processo de investigação se torna bastante complicado porque, exatamente como no episódio passado, o Governo segura informações importantes e não gosta do envolvimento dos agentes especiais – não que Mulder não consiga descobrir uma segunda vida de Sanjay (não aquela na qual ele era gay), em que retratos de crianças com anormalidades genéticas estão pendurados em uma parede, uma investigação importante conduzida por ele, e interrompida por alguém. E há todo o envolvimento de Augustus Goldman, chamado também de “Fundador”, e ele se torna um pedaço ainda mais importante de toda a investigação quando Scully descobre na mão de Sanjay os dizeres: Mutação do Fundador.
Agora, pássaros, suicídios, crianças, anomalias genéticas…
…como tudo se relaciona?
As informações nos são concedidas aos poucos, e nós precisamos montar um incessante quebra-cabeça que começa com aquela ala de grávidas patrocinada por Augustus Goldman – e funciona como uma prisão, Agnes querendo sair dali, dizendo que não se importa com que há de errado com seu bebê. Curiosamente ela aparece morta, sem o bebê, logo em seguida. Tudo parte de um experimento de manipulação genética conduzida por Goldman há décadas, da qual a própria Jackie, sua esposa, foi cobaia. Há toda a teoria de “salvar” as crianças e a possibilidade de DNA alienígena que me fez lembrar dos experimentos em Sveta no primeiro episódio… afinal as crianças nascem deformadas fisicamente, como é o caso de muitas, ou com “poderes” diferentes, como Molly, filha de Goldman que tem a capacidade de respirar embaixo da água. Okay, foi meio assustador aquele sorriso dela, aos dois anos de idade, quando a mãe a encontrou embaixo da água, toda feliz. Embora o nascimento do segundo filho não tenha sido menos assustador.
Aquela mãozinha saindo para fora da barriga após o acidente.
É assim que conhecemos Kyle Gilligan (e eu já tinha reparado nele nas outras duas aparições durante o episódio, talvez porque ele era bonitinho, mas de todo modo conta), o filho de Jackie que saiu da barriga da mãe após o acidente dela. Foi eletrizante DEMAIS quando Scully e Mulder finalmente chegaram até ele, quando ele disse que precisava encontrar a irmã, e quando eles o levaram até Goldman – NADA COMO O REENCONTRO DE KYLE E MOLLY! Que cena maravilhosa aquele, em sua íntegra… me deixou todo arrepiado, extasiado, aqueles poderes, aquelas mãos dadas, aqueles olhares intensos e expressões fortes. Tudo fantástico. E eu sei que eles serão importantes, porque depois da morte (merecida) de Goldman, eles fugiram e Mulder ainda tem uma amostra do sangue de Kyle. E se eles não retornarem nessa temporada, para mim é apenas mais um indício de uma provável renovação, afinal está com qualidade impressionante, audiência boa e todos nós estamos realmente ADORANDO. Renova aí!
Imaginação de Scully e Mulder com William foram de explodir nossas cabeças!
Bizarro, com um quê de weird e de creepy. Meio assustador, fantástico.
The X-Files apaixonante <3
  
Para mais postagens de The X-Files, clique aqui.
  

Comentários