The Tomorrow People 1x18 – Smoke and Mirrors


Quase sem palavras. PERFEITO!
O melhor episódio de The Tomorrow People até o momento vem com um roteiro impressionante que não tem mais medo de inovar – estou muito contente com os rumos que a série toma, e com a maneira como as coisas mudam constantemente, como os personagens crescem, e como as tramas são cada vez mais complexas e repletas de questionamentos. Amei o clima de apreensão que guiou todo o episódio, bem como o mistério que não nos permitiu entender tudo perfeitamente, mas que nos permitiu pensar e formar teorias. Repleto de deliciosas cenas intensas que exigiram o melhor de todos os atores, esse episódio está cheio de momentos memoráveis que entrarão para a história de The Tomorrow People. Talvez mais do que qualquer outro antes.
Mas o que também é difícil de afirmar, afinal tivemos uma série de vários episódios ótimos em meio a alguns bem comuns, e ainda assim bons. Mas esse me deixou sem fôlego. Depois das mudanças das últimas semanas, depois de Jedikiah planejar a morte do Fundador mas não ter sucesso, ele foge, enquanto a ULTRA é assumida pelo Fundador, uma pessoa que não conseguimos realmente entender ainda. Então é muito difícil de estabelecer quais são as motivações de cada um e quem é que está dizendo a verdade. Eu entendo muita gente, de muitos lados diferentes, e tenho medo de confiar em quem quer que seja. Isso foi o que o episódio fez conosco, e foi fascinante!
Tudo começa com o pontapé inicial que é Monty, um revelado que usa seus poderes como mágico para ganhar dinheiro – e é o fofo e querido do Wes Taylor, então… seus truques de mágica não nos parecem nem vagamente interessantes ou surpreendentes, afinal sabemos exatamente como cada um deles foi feito e já vimos em The Tomorrow People inúmeras vezes. O que não quer dizer que a nova abordagem não valha a pena e não seja incrivelmente interessante, porque nunca tínhamos pensado nisso antes… bem como não tínhamos pensado nos super-heróis algumas semanas atrás.
Para tentar colocar o Fundador em prova, em sua nova liderança, Hillary resolve trabalhar em favor da ULTRA contra Monty, para levá-lo até lá e ver qual vai ser a reação do Fundador. O mais interessante é que a relação dela com Stephen está cada vez mais convincente, e eu estou amando ver esses dois juntos, então ele vai se afastando dos Tomorrow People para apoiá-la cada vez mais, e ele entra no jogo de levar Monty para o Fundador, disposto a dar um voto de confiança a ele… e antes que qualquer um questione, o John mesmo estava com exatamente os mesmos pensamentos.
Mas em quem acreditar?
Impossível dizer! Eu entendo perfeitamente John que viu o que aconteceu com Cassie e como foi a reação do Fundador… também entendo o Stephen, que além disso tem a esperança que a ULTRA mude e possa mesmo ser um lugar em que os Tomorrow People possam se sentir protegidos, que não haja mais matança. É o mesmo que Hillary sente, numa proporção ainda maior que a de Stephen. Mas também não dá para querer acreditar cegamente no Fundador depois de tudo o que já presenciamos… mas quem é que quer acreditar no Jedikiah também? Seus discursos fazem muito sentido, entendo que ele podia estar protegendo o Stephen e que agora isso pode ir tudo por água abaixo, e que o Fundador pode só estar manipulando todos eles.
Mas confiar no Jedikiah depois de tudo?
Não há em quem confiar, não há. E é isso que a série faz da melhor maneira nesse inteligentíssimo episódio! E as motivações são tão pessoais que os próprios interesses guiam os discursos, e nós, em quem acreditamos? Também entendo Cara, que não quer arriscar a vida de Monty pelo Fundador (ela nunca teve motivo para confiar nele!), mas ela também é altamente prejudicada pelo seu ciúme incontrolado de Stephen com Hillary. Por sinal, tivemos ótimas cenas que exploraram esse ciúme, mas nada, NADA, como a última. Além de ser delicioso ver o Stephen e a Hillary aproveitando a aposta (gente, que corpo do Stephen, que corpo!) em uma ótima cena extremamente sensual, também é bom ver a Cara “sentindo” e “vendo” isso tudo.
Mas também é verdade que eles estão perdendo o Stephen.
Ao passo em que o Jedikiah oferece a John um acordo, e a cena dos dois, claro, como sempre, é maravilhosa! Depois de invadir o TIM e levar o John a uma interessante partida de xadrez, ele fala sobre o corpo de Roger, e que com a ajuda de Stephen eles podem trazê-lo de volta – um líder para os Tomorrow People. Jedikiah propõe isso com muita convicção, ao mesmo tempo em que John faz um papel brilhantemente no qual expressa em seus olhos, suas lágrimas e sua voz toda a emoção de ver o Roger novamente. E agora ele aceita trabalhar com o Jedikiah, contra o Fundador – mas parece que Stephen já se juntou no grupo adversário. COMO FAZER AGORA?
Tivemos cenas pontuais extremamente intensas que também valeram por todo o episódio. Como o Jedikiah completamente fora de si, doente e louco mesmo, falando com Luca e revelando todos os poderes de Stephen para ele. Toda a sequência foi incrível, adorei ver a pressão, a ameaça à vida de Luca, e Stephen descontrolado jogando a arma longe. Mas melhor do que tudo isso foi ver o Stephen assumindo uma posição ativa e vingativa, levando Jed até uma floresta e o socando para valer. Foi o que esperamos há muito tempo, foi ótimo ver o Jedikiah apanhar, ver o ódio tão latente de Stephen impossível de ser controlado. Afinal ele foi longe demais, a família estava fora dos limites, não?
Ah, e a Cara batendo na Hillary por ciúme?
E a cena do show de Monty?
Como eu ri com esse episódio.
Ao fim do episódio estávamos vendo uma das coisas mais chocantes possíveis: que era o Stephen trabalhando com o Fundador, e tudo o que ele falou era de fazer o queixo cair. A maneira como ele liberou Monty mesmo, e como agora rastreia ele e mais um monte de ex-revelados, mas todos salvos e monitorados pela ULTRA, pessoas que o Stephen precisará, no futuro, conduzir até o Refúgio, um lugar onde poderão viver em paz e longe dos humanos. Para isso, ele entra na máquina que o pai criou (ele tira a camisa, ele tira a camisa!) para ampliar seus poderes, tem uma rápida e não muito esclarecedora conversa com o pai, e o episódio termina.
Sim, o episódio termina assim. Temos Stephen sem conseguir ouvir o aviso importantíssimo que o seu pai estava pronto para lhe dar, e o Jedikiah está notando que algo assim está acontecendo, xingando o Stephen de idiota. O QUE ISSO TUDO SIGNIFICA? Dá para imaginar onde isso tudo vai chegar? E pensar que ainda faltam 4 episódios para o Season Finale, certamente será um grande evento! Qual plano é o melhor, quais são as reais intenções de cada um dos lados, dá para confiar em alguém, que rumo cada um vai seguir? Parece um pré-SF, mas ainda não está na hora. Fico esperando o Luca como um revelado para o término da segunda temporada!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários