Believe 1x05e06 – White Noise / Sinking


Os melhores episódios até agora!
Como eu esperava desde que a série começou e passou mais umas três semanas seguindo exatamente o mesmo estilo e ritmo, finalmente as coisas começaram a se agitar. Ainda estamos trabalhando dentro de uma zona de conforto na qual ao fim do episódio Tate e Bo estão sempre bem, juntos e em segurança, mas isso é só uma questão de tempo. Indiscutivelmente a história de Believe cresceu para nos apresentar as coisas que mais queríamos ver, que era ela enfrentando Joshua pela primeira vez e Tate descobrindo que era o pai dela.
White Noise foi um ótimo episódio sabem por quê? Porque o “caso semanal” não estava dissociado da história principal do episódio – tivemos menos polícia que o normal, o foco estava no Projeto Orchestra tentando capturar Bo, colocando Joshua para rastreá-la, mas acima de tudo para rastrear Ben Wooten. Ben é um “famoso” blogueiro que recebe informações privilegiadas sobre o Projeto de uma fonte ainda anônima, e começa a se interessar por mostrar ao mundo uma história revolucionária como dessa garota capaz de telecinesia. O problema é que isso implica em um novo personagem para a série, que não sabemos quem é, e falta de segurança para Ben.
E Taryn. Bo encontra na vizinha aquela que ajudará durante essa semana – e o mais interessante foi que o poder da garota começa a se manifestar de diferentes maneiras agora, com destaque especial para as pinturas nesses dois últimos episódios, e o estilo me agradou bastante, torcendo para que mantenham. Então temos a gravidez de Taryn, e a maneira como Bo a ajuda num estilo Person of Interest, percebendo um perigo imediato e causando todas aquelas maravilhosas cenas de ação para salvá-la e salvar o Ben das pessoas que vieram atrás deles em busca de informações a respeito de sua fonte sobre o Projeto Orchestra, seja ela quem for.
Desse modo, o episódio parece muito mais agitado do que o normal, e isso é um grande elogio. As coisas acontecem depressa, Bo e Tate têm mais uma quantidade de cenas fofas, mas as coisas vão ficando mais sérias – Tate planeja realmente fugir sem a garota, e no fim do episódio ela tira seu rastreador para que ele possa fazer o que ele quiser. E Joshua mais poderoso do que nunca chegando, em uma das cenas mais marcantes de Believe até o momento, com os gritos estridentes de Bo que quebram todas as janelas, derrotam Joshua e o deixam à beira da morte. São cenas fortes, e é sofrido ver o que se segue a isso, como “Tate… are you afraid of me now?”. Me partiu ver o coração ver essa Bo sofrendo, sentindo-se estranha e escolhendo não usar mais seus poderes para não machucar mais ninguém.
E o caminho é todo preparado para que em Sinking possamos acompanhar mais atentamente a história de Tate [“Billy”] e entender os motivos que o levaram à prisão mesmo que ele clamasse inocência. 8 anos antes, quando Tate e Patty entraram para um roubo comum, uma casa pegou fogo e duas pessoas foram mortas ainda antes disso – a culpa acabou ficando totalmente para ele, e com a cidade toda acreditando em sua culpa, ele passou os anos seguintes todos na prisão, esperando pelo momento de vingança que finalmente parece ter chegado.
Conhecemos uma nova faceta de Tate, que na verdade é aquela que ele tinha antes que Believe começasse. Temos cenas bastante fortes e extremamente chocantes que nos mostram um Tate violento, batendo com razão em Patty, ameaçando-o de todas as maneiras, e por fim apontando uma arma para sua cabeça. Nenhuma dessas cenas seriam tão chocantes se não tivéssemos Bo obrigada a assistir a tudo isso, com os olhos arregalados, convencendo-se de que aquele não é o Tate que ela conhece atualmente e que tanto ama, mas a pessoa que ele era. A tensão aumenta, e as cenas entre os dois se tornam muito mais sérias, brigando o tempo todo.
No entanto, desde o episódio 5, vemos questionando: se Bo sempre sabe de tudo, até o que as pessoas sentem, ela não nota que é filha de Tate? Sim, ela nota, e isso ficou mais do que evidente durante o episódio inteiro, em bonitas indiretas. Mas vemos que algo grande está por vir, e as coisas realmente mudam quando Milton resolve contar para Tate [com uma pressão de Bo] a verdade: é tão bonito ver os olhos de Tate enchendo-se de lágrimas, a maneira como ele fica perdido mas contente, e quando ele vai finalmente falar com ela. Uma terna e bela cena de pai e filha, os dois sem grandes exageros, abraços ou lágrimas, mas demonstrando o amor e o carinho indiscutíveis que sentem um pelo outro.
Belíssimo!
Agora o Projeto Orchestra ganha uma certa movimentação, e depois da morte de Joshua, parece que Sean vem por aí, e espero que ele represente um perigo maior para tudo isso do que seu antecessor. Curioso por mais cenas de Zoe, tão mais sensata e protetora do que Roman. Mas curioso mesmo para ver como será Bo e Tate sabendo que são pai e filha – eles sempre foram fofos e sempre se amaram, mas isso deve mudar as coisas drasticamente para a série, tanto que foram dois episódios de pura preparação para que isso finalmente viesse a acontecer. Bo deixa de ser uma “obrigação” para Tate, e passa a ser sua responsabilidade, mas sua responsabilidade escolhida. Muito bom!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários