Capitão América – O Soldado Invernal


De todos os heróis da Marvel, meu favorito é o Homem-Aranha. Mas como seus direitos estão com a Sony, pegando a trajetória cinematográfica épica que a Marvel produz atualmente, meu personagem favorito é o Capitão América. Eu o amo de verdade, justamente por toda sua personalidade, tão distinta dos demais – o mais velho de todos, tem um pensamento bastante diferente, não age como todos os outros, além de ter um senso de justiça e de liderança praticamente inigualáveis. Quero ver o que será dos Vingadores quando ele não estiver mais ali.
O Capitão América é um ex-soldado da década de 1940, o que explica seus modos antigos e sua experiência com a guerra que nenhum outro têm de verdade. Por isso mesmo, depois de 70 anos congelados até os dias atuais, o Capitão América é um herói retirado de seu tempo, perdido num “futuro” que ainda está lutando para entender. É tão bom vê-lo tentando se adaptar (e é a primeira vez que realmente isso é explorado!), sentindo falta de algumas coisas que ficaram para trás, mas reconhecendo a utilidade de novas invenções como a internet. E também mantendo uma lista de cantores e bandas com as quais ele precisa se familiarizar.
Como Mamonas Assassinas.
Mas o que mais é interessante no personagem é a maneira como podemos nos identificar com ele – ele parece muito mais real por não ter nenhum poder extraordinário, e seus filmes parecem mais sérios, políticos e críveis. Por isso são os meus favoritos. Também por estar fora de seu tempo, ele se sente sozinho – todas as pessoas com quem ele saía naquela época ou estão mortos ou estão realmente muito velhos, e ele não tem a quem recorrer, dedicando-se então integralmente ao trabalho, mesmo com suas dúvidas e contestações, e ainda bem que ele tem a Natasha com ele. Os dois ficaram realmente muito bons juntos!
Talvez seja o personagem mais idealizado da Marvel também. Afinal, temos o sarcasmo de Tony Stark, as fraquezas de Bruce, a lerdeza do Thor (desculpem-me), mas o Capitão América? Ele é quase invencível, mas de uma maneira convincente – tanto que sofremos ao vê-lo espancado e quase levado à morte no fim do filme. E tudo por quê? Porque ele é um homem bom! Eu gosto demais dele por ele ser tão íntegro, por acreditar em coisas muito piamente, e defender o que julga ser certo sem medo do que qualquer pessoa vai pensar, assumindo assim sua posição superior de liderança. É justamente por isso que o Soldado Invernal quase é bem-sucedido em matá-lo, e a HYDRA o odeio tanto!
Foi impressão minha ou parecia que o “uniforme” dessa vez era o Escudo? EU ADORO AQUELE ESCUDO! Uniformes de super-heróis sempre são um elemento à parte nos filmes que precisamos levar em consideração – a nova versão mais atual e completamente azul escura (mas, felizmente, lembrando o traje do exército do primeiro filme) é belíssima! Cada uma de suas cenas naquelas novas roupas eram ótimas. Mas ele também teve várias cenas de ação em roupas “normais” apenas com o escudo, e um final completamente eletrizante na qual ele rouba o museu (sua própria exposição!) e retoma o uniforme utilizado no primeiro Capitão América. Clássico, bonito, e o melhor já usado até então!
Apesar de que é o Chris Evans. Ele pode ficar feio em alguma roupa?
Usaram justamente o seu filme para apresentar toda a crise na S.H.I.E.L.D. – sendo ele um homem tão bom e símbolo de integridade, como eu mencionei anteriormente, é inteligente que seja em seu longa que conheçamos a corrupção dentro da organização, e entendamos como a H.Y.D.R.A. se infiltrou lá há mais de 70 anos, sempre gerando desentendimentos e conflitos, enquanto aumentava o seu poder. A S.H.I.E.L.D. costumava ser um sinal de proteção, e tudo isso cai por terra enquanto a vemos sendo completamente destruída por dentro, e não sabemos como ela estará nos próximos filmes.
O que também proporcionou toda a teoria do “herói não adorado”. Já tivemos isso em outros filmes [e eu me lembro mais claramente de Homem-Aranha no momento], mas a população tende a adorar esses heróis, especialmente depois dos Vingadores terem salvado Nova York – mas Capitão América 2 apostou na narrativa de um herói que não fez nada de errado além de defender suas crenças, mas que por isso se torna um foragido. Chega a ser chocante ver a própria S.H.I.E.L.D. caçando ele, com ordens inclusive para matá-lo. Parece tão contraditório e errado!
Depois de tudo, com inocentes deixando o cinema, a cena pós-créditos. MELHOR CENA PÓS-CRÉDITOS DA HISTÓRIA DA MARVEL! Tudo bem, eu sou bem suspeito porque eu realmente amei o filme inteiro e eu amo o Capitão América, mas… aquela cena me deixou tremendo de pura agitação, mal podia acreditar! Além de mostrar o poder extenso da H.Y.D.R.A. (que nos faz questionar o quão grande ela será nos próximos filmes) e o cetro de Loki que agora está no poder deles, também contou com uma pequena mas eletrizante prévia de dois novos importantes personagens: Mercúrio, correndo rapidamente em sua cela, e a Feiticeira Escarlate tentando fugir com o poder da mente. Quer dizer, NOSSA! “Uma era de milagres de aproxima”
Ansioso demais.
Capitão América 2 – O Soldado Invernal é bem melhor do que seu antecessor, e ao mesmo tempo é incrivelmente diferente. Chris Evans realmente se firma como um Capitão América fantástico e indiscutível, e se adapta muito bem ao mundo atual em um filme solo. Também amei a participação da Viúva Negra, que fez uma ótima dupla com ele, e Sam Wilson, marcando a primeira aparição do Falcão nos filmes da Marvel. O elenco cresce majestosamente, e já podemos ver que nossa jornada até 2028 será repleta de ÓTIMOS filmes e ótimas surpresas. Muito ansioso para as próximas estréias da Marvel agora…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários