Once Upon a Time in Wonderland 1x13 – And They Lived…


What Wonderland is truly about… finding yourself.
Talvez justamente por isso que Alice no País das Maravilhas seja uma das minhas histórias favoritas da minha infância – ao lado de O Mágico de Oz e Peter Pan. Cada uma de uma maneira diferente, me ensinaram coisas valiosíssimas para a minha vida, mensagens bonitas e valores indiscutíveis. Eu amo essa coisa toda de o País das Maravilhas ser o local onde você pode se encontrar, e entrar em contato com quem você de fato é. Esse Season/Series Finale deixou isso muito claro, e foi muito bom! Não havia esperanças para Once Upon a Time in Wonderland, mas já me vejo lamentando que ela tenha terminado.
O último episódio pareceu um pouquinho com final de novela brasileira – já que estava todas as vidas se resolvendo exatamente no mesmo momento (embora fosse mais crível, afinal a fonte dos problemas era todo um só) e teve uma cerimônia de casamento bonita e emocionante. Até filhos nasceram! Mas também lembrou um pouco dos clássicos contos de fadas, já evocados com o título do episódio, já que todos viveram feliz para sempre. Embora as reticências tenham deixado dúvidas… será que teremos Will fazendo participações em Once Upon a Time? Um personagem bom demais para ser desperdiçado.
E um pouquinho de superprodução épica. Ok, superprodução foi um grande exagero, afinal nunca nos cativamos com a série por seus efeitos nem por nada assim, mas sempre gostei da sua história, e os últimos cinco episódios foram surpreendentes. Depois de completarem o feitiço do último episódio e consequentemente alterar todas as Leis da Magia, Jafar e Amara se dividem e cada um forma um pequeno exército. Jafar com os mortos que agora pode trazer de volta, e Amara com quem estiver disposto a ajudá-la a derrotar Jafar. E começamos uma jornada até o Poço dos Desejos para que a água de tanto tempo atrás seja devolvida.
Não dá muito certo.
Acho que o mais legal do episódio foi, de fato, acompanhar os personagens e não os grandes acontecimentos. Foi ver a Anastacia de volta, mas encantada por Jafar e por isso acreditando-se apaixonada por ele. Ver Will sofrer com isso, mas lutar para provar que o sentimento é falso, e que ele a ama mais do que tudo. O que o tornou capaz até de romper um feitiço poderoso para poder se aproximar dela e beijá-la. E o amor dos dois foi mais forte do que qualquer feitiço e ela pôde ajudá-los a irem até Jafar e acabar com tudo. Foi tudo uma fantasia muito grande, mas exatamente como podíamos esperar de Once Upon a Time in Wonderland. Foi bonito!
Também Alice cresceu demais, em sua determinação mesmo presa e com a ameaça de perder todas as recordações do País das Maravilhas ou de Cyrus – mas outra vez o amor é mais importante. Mesmo com todo tipo de tortura da mente distorcida e doentia de Jafar, que na verdade também foi o tempo todo guiado pelo amor, a grande mensagem do episódio. Tudo o que ele queria era o amor de seu pai verdadeiro, aquele que, quando criança, nunca teve. E mesmo doentio e terrível, eu achei muito interessante ver a cena de sua vingança, o falso amor criado, o assassinato justamente por afogamento, aquele rancor guardado por tantos anos e extravasado.
O grande clímax, independente de qualquer luta de espadas estilo Merlin [ah, como bateu saudades!], aconteceu durante o sacrifício de Amara no Poço dos Desejos por seus filhos. Foram ótimas cenas, uma apreensão constante e aquela dúvida de como tudo acabaria. Achei muito inteligente o desfecho para a história toda, uma vez que ela chegou a morrer e a água nunca chegou ao Poço. Jafar, ironicamente, foi quem cavou sua própria sepultura. E não tinha uma maneira mais irônica e inteligente para terminar a série do que, como vingança de Nyx, tornar Jafar um mero gênio como aqueles que ele tanto torturou e caçou ao longo dos anos.
Genial.
Reencontro dos irmãos, retorno de Anastacia como um presente de Nyx, e o final que é o momento de todas as catarses. Cyrus e Alice retornam à Inglaterra para casar-se, e o pai dela finalmente aceita que Wonderland é um lugar real, e eles compartilham um belíssimo momento de perdão. Aquele clima tão leve durante o casamento, o Coelho guiando tudo, a intervenção do Will, ele tão feliz com Anastacia… foi tudo emocionante, mas ao mesmo tempo triste e melancólico por todo o tom de despedida que guiou as últimas cenas. O último momento de Alice e Will, a filha de Alice para quem ela conta toda a história “impossível”, e a mensagem final… belíssima história, uma ótima série. Vai ficar na recordação, mas acabou.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Olá como posso ver o final de Once Upon Time ?
    Rumpel e Bella ficam juntos ?

    ResponderExcluir
  2. Nem acredito que acabou OUAT in Wonderland..Quer dizer, mds, foi uma ótima série! No início eles estavam meio perdidos, mas se encontraram e bem pra caramba, amei!! O amor de Will e Anastásia, a amizade de Alice e Will foram minhas coisas preferidas, assim como toda aquela atmosfera Wonderland, o amor acima de tudo como um bom conto de fadas e aquilo de encontrar a si mesmo no final, nossa, muito daora. Quer dizer, tanto no livro quanto no filme que lançaram era justamente essa a ideia, saber quem você é, sua identidade. No início do livro ela não sabia direito quem era ela mesma, a Alice, e no final fica sabendo; tal como no filme, que no no início a acusam de ser a alice certa, a alice errada, mas só no final ela responde a questão de que Alice é, afinal. Série ótima, adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o que a condenou foi justamente o começo =x
      Muita gente acabou desistindo no começo e a audiência caiu, então eles não ficarão sabendo o quanto ficou bom depois, infelizmente! Vou ficar com muita saudade da Alice e do Will também, porque aqueles dois =D

      P.S.: Tem isso no musical da Broadway também (:

      Excluir

Postar um comentário