Person of Interest 3x19 – Most Likely To…


ADOREI!
Person of Interest tem a capacidade de misturar tanta coisa em seu roteiro que eu ainda fico abismado. Mesmo com um episódio que poderia muito bem ser mais como um caso semanal que normalmente tínhamos nos primeiros anos, além disso Most Likely To ainda conseguiu misturar um caso semanal “independente” com a trama central da temporada de maneira precisa e interessantíssima. Ainda parece um episódio não inteiramente voltado para a trama da temporada, mas então isso faz com que o episódio se torne o meu “caso semanal” favorito dos últimos anos. Que ótimo episódio, que ótima história, que belíssimo desenvolvimento!
É muito bom e muito interessante ver como as coisas mudam agora. Leona Wainwright é o número que a Máquina fornece no início do episódio, e que vemos Shaw e Reese tentando defender – mas as coisas acontecem muito depressa e ela é assassinada. É sempre muito válido ver como eles podem, sim, falhar e não são invencíveis, assim como também foi interessante usarem isso para que ela tivesse sido morta pela Vigilância, porque ela tinha alguma informação sobre a Máquina. Então Fusco e Finch trabalham em equipe para investigar o assassinato e descobrir que informações tão importantes ela possuía que a faziam merecer a morte.
Paralelamente, veremos Shaw e Reese com o segundo número do episódio: Matthew Reed – presos em uma reunião de 20 anos da formatura do colegial, os dois precisam se enquadrar à turma de 1994, enquanto Reese é um experiente e talentoso bailarino, e Shaw é uma ex-menina feia. Ótimas risadas vieram do curioso e peculiar senso de humor de Person of Interest, seja com Shaw perguntando a Finch se ele acha que elas eram parecidas, ou os tapas na cara que “Frank” levou o tempo todo, ou “Betty” explicando para ele o motivo de todos esses tapas… uma cena melhor do que a outra!
Mas a trama central ali está em volta de Matthew e de uma morte misteriosa que assombra tanto a sua vida quanto a formatura desse pessoal todo. No ano da formatura, sua namorada Claire foi encontrada morta em seu carro – ninguém parece gostar dele, muito menos ter esquecido o que aconteceu, mas as coisas ficam realmente macabras quando a morte dela é constantemente relembrada com fotos assustadoras no telão, uma réplica de seu corpo caindo na pista de dança durante uma música lenta, ou ainda a troca das lembranças que todos ganhariam na festa.
O desfecho foi o mais interessante possível. Não por ter sido surpreendente nem nada disso – depois de anos de Person of Interest você se acostuma ao fato de que nada é o que parece ser, então eu sabia que as coisas ainda mudariam muito até o fim do episódio, embora não tivesse certeza de como. Teve como não se apaixonar por Matthew? Sua cena tão inteligente com Doug foi maravilhosa de se assistir, a maneira como ele conseguiu arrancar informações e confissões com as jogadas mais inteligentes possíveis… e como ele e Shaw tiveram uma química maravilhosa com direito a algumas falas impressionantes e um final bastante sensual.
Adorei.
Se essa história parecia bem independente de todo o resto, as coisas começam a ficar ainda mais interessantes quando pessoas da Vigilância são mandadas à festa não atrás de Matthew, mas atrás de Reese e Shaw – e então temos muito mais informações sobre isso que eu adorei assistir. Tivemos o Finch tentando descobrir mais coisas (com direito a uma ajuda de Root que é sempre muito bem-vinda!), citações à abertura da novela, e uma medida bastante revolucionária e inesperada que desliga a Máquina. O governo já não tem mais acesso às suas informações. Isso significa que o Samaritan vem por aí realmente para substituí-la? Pode ser a quarta temporada já?
CURIOSO!
Mas eu amei o episódio, evidentemente. É um dos meus episódios favoritos, por colocar esses personagens trabalhando em casos “separados” que se conectam, ver a complexidade com que tudo ocorre, e a maestria com que o roteiro consegue nos convencer de verdade. E nos deixar ansiosos e apreensivos pelos próximos episódios… a Máquina desligada pelo governo significa exatamente o quê? Aquela cena final deixa um monte de possibilidades! A Máquina está toda mudada, repleta de informações, e Root está saindo, ocupada demais para ficar por aí conversando com o Finch. Isso quer dizer que, agora, todos os números, mesmo os grandes, virão diretamente para eles?
Seria um avanço e tanto para Person of Interest!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários