Star Trek: Discovery 3x06 – Scavengers

Michael goes rogue.

Eu ainda não sei bem o que é que não está me cativando na nova temporada de “Star Trek: Discovery”. Acho que o visual está incrível e eu continuo empolgado com todas as possibilidades que a série ganhou ao ser jogada para o futuro, podendo finalmente criar algo inteiramente seu, mas algo faz com que eu ainda não goste da temporada tanto quanto gostava da outra… nesse episódio, vemos um confronto mais direto entre Michael Burnham e a tripulação da USS Discovery, porque embora eles já tenham passado por muita coisa juntos e tenham deixado toda uma vida para trás para salvar o mundo, saltando rumo ao futuro desconhecido, a verdade é que esse um ano que Michael passou no futuro sem eles a mudou… agora, ela tem dificuldades para se submeter a algumas regras da Federação das quais estivera livre durante um tempo. Saru e os demais, no entanto, só querem se integrar.

Complicado.

Esse episódio, então, traz uma mensagem de Book para Michael, e ela percebe que ele precisa ser resgatado… é claro que ela vai dizer a todos que tem a ver com uma caixa preta e a possibilidade de enfim descobrir o que foi a Combustão e de onde ela partiu, porque essa parece ser a missão de Burnham, mas no fundo tudo o que ela quer é salvar a vida de Book. Não é totalmente condenável, nós a entendemos, no fundo, mas isso acaba colocando em risco toda a tripulação da USS Discovery, especialmente Saru – porque o Almirante Vance está comandando, dentro do possível, uma missão própria, e ele precisa que a Discovery esteja pronta para saltar a qualquer minuto, caso alguma coisa dê errado. Por isso, quando Michael apresenta a sua proposta de missão a Saru, ele explica que eles não podem fazer nada, não por enquanto.

Michael, no entanto, resolve ignorar as ordens diretas de seu capitão e banca a rebelde, saindo em uma missão não-autorizada… e ela sabe exatamente quem levar com ela para uma missão dessas: Georgiou. A dinâmica das duas é interessante, o que rende boas sequências de ação, um pouco do deboche característico de Georgiou e um problema extra, que é o fato de que alguma coisa está errada com Georgiou e, em um momento, isso quase custa a vida das duas. De qualquer maneira, ambas encontram Book junto a uma série de outras pessoas que estão trabalhando como escravos, e é claro que ela fará de tudo para salvá-los – a questão é: essa missão seria sua prioridade se não fosse o Book? E o episódio deixa bem claro que não. O que importa é que ambas conseguem fugir e conseguem salvar a vida de Book e, de quebra, pegar uma pista que pode ajudá-los a entender a Combustão.

Quando retorna para a USS Discovery, no entanto, Michael precisa enfrentar Saru – e é muito bacana como o episódio apresentou toda a situação, porque também não podemos julgar Saru e entendemos sua decisão… é mais ou menos como Tilly dissera: ela ama Michael, mas Saru precisa fazer o que se espera dele, uma vez que a USS Discovery ainda está tentando provar seu valor e encontrar seu lugar na Federação do futuro, e eles não podem permitir que Vance os julgue a todos por uma ação de Michael. Por isso, por mais que lhe doa, Saru conversa com Michael no fim do episódio, e é uma cena excelente, mas de partir o coração, e podemos sentir que nenhum dos dois está feliz naquele momento, mas era inevitável: Saru dispensa Michael de seu trabalho como imediata do Capitão. Agora, todos eles terão que encontrar seus lugares nesse novo mundo!

 

Para mais postagens de Star Trek: Discovery, clique aqui.

 

Comentários