Amor com Data Marcada (Holidate, 2020)

 

“Who’s your perfect plus-one?”

Protagonizado por Emma Roberts e Luke Bracey, “Amor com Data Marcada” é uma deliciosa comédia romântica da Netflix, com direito a romance, a diversão, a suspiros apaixonados e uma série de datas comemorativas que deixaram o visual do filme um máximo – eu adoro esse tipo de filme, e terminei completamente apaixonado, e querendo assistir de novo! O filme acompanha Sloane e Jackson, dois solteiros com problemas em datas comemorativas, porque eles acabam indo parar em situações embaraçosas (como o primeiro Natal que vemos de Jackson) ou em situações humilhantes sendo pressionados pela família (como o Natal de Sloane), e então eles acabam se conhecendo ao acaso e fazendo um acordo inusitado de que, enquanto estiverem solteiros, eles serão o acompanhante um do outro em todas as datas comemorativas.

A premissa é bacana, e o filme se sustenta na passagem do tempo, na exploração das festividades, nos visuais característicos de cada uma delas e, é claro, na beleza e no carisma de seus protagonistas – e por mais previsível que seja, nós adoramos esse tipo de filme, adoramos suspirar pelo casal, adoramos ver como a história se desenvolve, como eles se apaixonam… tudo. O acordo é bacana e dá uma boa dinâmica ao filme, que se passa ao longo de um ano inteiro, e é similar à proposta da “amizade com benefícios”, com a diferença de que, aqui, não há os benefícios que comumente fazem parte desse tipo de acordo e, quem sabe, tampouco a amizade propriamente dita… ou isso é o que eles acham a princípio ou o que eles querem acreditar, até que eles estejam muito mais envolvidos do que planejaram, e é uma delícia acompanhá-los.

Como eu comentei, uma das coisas de que mais gostei no filme foi que ele explorou uma série de festividades comuns nos Estados Unidos. Devido ao pôster e às produções começam a ser lançadas nessa época do ano, eu achei que teríamos um filme natalino, e me surpreendi com como, depressa, já estávamos no Ano Novo e, depois, no Valentine’s Day (mais ou menos o nosso Dia dos Namorados, mas não exatamente). Então, percebi que passaríamos por todos os feriados ao lado de Sloane e Jackson, até que chegássemos, mais uma vez, ao Natal. Uma pena que toda a ideia da palavra “holidate”, que eu achei um máximo, tenha se perdido na tradução, embora a legenda o tenha adaptado para “ferigato”, numa tentativa de ainda fazer uma brincadeira com a ideia de alguém com quem você vai sair e um feriado. Sloane e Jackson são os holidates perfeitos.

O filme começa no NATAL, para conhecermos um pouco do que levaria Sloane e Jackson a fazer um acordo como o que fizeram. Eles se conhecem logo depois do Natal, em uma fila imensa para tentar trocar seus presentes natalinos, e eles são simplesmente maravilhosos desde o primeiríssimo momento, e enquanto conversam, se queixam e comem pretzel de graça, ele pergunta se ela quer passar o Ano Novo com ele, para não ter que aturar a família enchendo o saco e tudo o mais, e ela, inicialmente, diz que não vai fazer isso… mas acaba ligando para ele. A sequência dos dois no ANO NOVO é um máximo, e é divertido como, sem as amarras de um encontro oficial, eles acabam sendo eles mesmos, e isso faz com que a noite seja muito divertida e, aos poucos, eles comecem a se conhecer… tanto é que Jackson chega a perguntar se ela tem planos para o Dia dos Namorados.

Mas ainda falta dois meses, ela não quer pensar nisso.

Destaque, no Ano Novo, para a MARAVILHOSA cena de “Dirty Dancing” com uma conclusão desastrosa e hilária.

Até o VALENTINE’S DAY, no entanto, as coisas ainda não mudaram – para nenhum dos dois. E ela não tem coragem de ligar para ele, depois de dois meses, mas o destino parece estar brincando com eles, e a forma como eles se reencontram é FENOMENAL. Sloane acaba esbarrando no seu ex-namorado numa loja de doces, e agora ele está namorando com uma mulher sexy e mais nova do que ela, e quando parece que não tem como a situação ficar mais desconfortável e humilhante para Sloane, Jackson vê toda a situação e entra na loja, fingindo que é seu namorado e tudo o mais – O QUE FOI MUITO FOFO DA PARTE DELE. Naquele momento, eu me apaixonei definitivamente pelo fofo do Jackson! Então, enquanto eles comem doces no estacionamento, eles fazem, oficialmente, o acordo: eles não deixarão o outro passar nenhum feriado sozinho.

E, assim, as coisas parecem funcionar bem para eles, e o filme brinca com cenários e figurinos de cada data comemorativa. Temos SAINT PATRICK’S DAY e o momento em que Sloane descobre que Jackson é amigo de seu irmão mais novo; temos a PÁSCOA, quando a mãe tenta arrumar para Sloane um encontro com Faarooq, um médico bem bonitão e atencioso com crianças, que veio vestido de coelho; temos CINCO DE MAYO, um feriado mexicano no qual eles dançam, riem, bebem e se divertem, e acordam na manhã seguinte com Sloane usando a cueca de Jackson, e nenhum dos dois tem muita certeza do que aconteceu entre eles na noite anterior; também temos o DIA DAS MÃES, no qual a mãe faz uns comentários totalmente descabidos, mas Sloane e Jackson se saem muito bem, só mostrando o quanto eles já se conectaram e o quanto se conhecem.

Eles já são muito bons amigos nessa época.

Um dos feriados mais divertidos de todo o filme foi o 4 DE JULHO, uma sequência maravilhosa na qual o enfoque não era necessariamente o romance, mas toda uma série de piadas e situações bizarras HILÁRIAS. Aqui, Jackson acaba se machucando soltando rojões e quase perde o dedo do meio, uma situação desesperadora, mas divertidíssima com toda a questão da Sloane tendo que dirigir para levá-lo ao hospital, ou o momento maravilhoso em que eles estão fumando maconha e rindo à toa numa cama de hospital! A sequência é hilária, recheada de ótimos momentos, e explicita a química perfeita que existe entre os personagens principais, tanto com a maneira como Jackson finalmente entende que não quer ver Sloane com Faarooq, quanto com o jeito como Sloane cuida dele, o leva para casa e as mãos dos dois acabam se tocando…

Ambos sabem que alguma coisa rolou ali, e isso pode atrapalhar todo o plano perfeito que eles tinham, porque, na verdade, eles não se prepararam para isso e, agora, eles não sabem como agir… assim, quando o próximo feriado se aproxima, o DIA DO TRABALHO (em setembro, nos Estados Unidos), e ele coincide com o casamento do irmão mais novo de Sloane, as coisas parecem dar uma desandada – isso porque ela resolve convidá-lo (tecnicamente, é um feriado) para ver como ele reage, e ele decide que é melhor cada um levar seu acompanhante no casamento (afinal de contas, como amigo do noivo, ele também foi convidado). Então, Sloane acaba levando Faarooq e Jackson acaba levando Susan, a extravagante e divertida tia de Sloane e, curiosamente, Faarooq e Susan parecem se entender bem, então Sloane e Jackson são deixados juntos novamente.

Prontos para…

HALLOWEEN. Esse é um dos momentos em que as coisas ficam intensas, sem nunca perder o humor. Jackson está lindo vestido de Jack Sparrow, e Sloane está linda em um vestido preto provocante, e os dois estão se divertindo na festa até que ela encontre, novamente, o seu ex-namorado, com a nova namorada dele a dois dias de dar à luz. Então, Sloane quase surta, toma uns remédios que a tia lhe dá, e acaba tendo que ir embora – e é levada por Jackson. E, aqui, o Jackson é novamente um amor com ela. No meio de todas as risadas que a situação provoca, porque descobrimos que o que Sloane tomou não era calmante, mas laxante, Jackson é um querido levando ela para casa, ajudando-a a tomar banho, sem, tampouco, perder a oportunidade de fazer piadas com toda a situação… e é um máximo como as piadas não são ruins.

Só mostra o quanto eles estão à vontade um com o outro.

Então, eles acabam passando a primeira noite juntos, dormindo e amanhecendo juntos, de frente um para o outro, uma das mãos dele sobre o braço dela. Tão aconchegante, tão bonito! Ali, temos um delicioso momento no qual eles se beijam, pela primeira vez e finalmente, e na qual transam pela primeira vez, uma cena quente e bonita, mas, acima de tudo, romântica, gostosa – e, então, as coisas ficam ainda mais complicadas para eles. Jackson quer ficar, quer levar isso adiante, quer que eles falem sobre o que aconteceu… Sloane, com medo de se comprometer ou de parecer grudenta, diz que “ele pode ir embora se quiser” e, quando sua irmã chega com um problemão em mãos, ela manda o Jackson embora e diz que “eles se veem no Dia de Ação de Graças”, enquanto ele fica até o último momento esperando que ela peça para ele ficar.

E isso o deixa muito triste.

No DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, no entanto, ele está novamente lá, na porta da casa dela, porque esse era o acordo e ele não vai deixá-la na mão – mas ele quer falar sobre o que aconteceu, enquanto Sloane parece bem disposta a encobrir qualquer sentimento e “fingir que nada aconteceu”. Então, os dois acabam discutindo no mercado (!), em uma cena intensa na qual Jackson traz de volta coisas que Sloane disse lá no Ano Novo, coisas sobre como ela não recusaria o Ryan Gosling se ele aparecesse agora e a chamasse para sair, e ele diz que ela recusaria sim, porque, na verdade, ela tem medo de se comprometer. Para completar o Dia de Ação de Graças “perfeito”, o novo acompanhante de Susan tem um infarto, e Sloane acaba acompanhando a tia ao hospital, onde ela vê como Susan está agindo em relação a Faarooq e percebe que ela está fazendo o mesmo e não deveria.

A tia não faria, se tivesse a chance. E, quando a tem, não faz. Se acerta com Faarooq.

Agora, talvez Sloane tenha que fazer o mesmo… assim, chegamos novamente ao NATAL, no qual Sloane vai ter que aceitar os sinais do destino, reconhecer o que sente e, até, fazer uma grande ação digna de uma comédia romântica e um discurso daqueles que ela costumava chamar de “inverossímil”. A cena é clichêzona, propositalmente, e nos emociona e nos faz chorar como qualquer comédia romântica… a Sloane e o Jackson se vendo na escada rolante, ela correndo no shopping atrás dele, chamando seu nome, recebendo uma ajudinha do coral (sensacional!), e então subindo na cadeira do Papai Noel (que, eventualmente, também acaba chorando) para fazer um discurso lindo sobre como o quer, e não apenas nos feriados, mas nos fins de semana e nos dias de semana, se ele quiser… GENTE, ESSES DOIS SÃO MUITO LINDOS E FOFOS, e eu adorei o filme.

O tipo de filme que faz bem pro coração, que coloca um sorriso no rosto…

AMEI.

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários