[Series Finale] Supernatural 15x20 – Carry On

“It’s okay. You can go now”

Eu não acredito que 15 anos de história chegaram ao fim, mas eu estou extremamente feliz pelo sentimento de saudade que eu já estou começando a sentir de “Supernatural”. Um sentimento que, por muito tempo, eu não achei que teria quando a série terminasse, depois de tanto tempo. Mas acontece que, nas últimas temporadas, eu gostei das histórias que eles estavam contando, me afeiçoei novamente aos personagens e embora eu achasse que estava muito preparado para esse momento – bem, eu não estava. Foi um episódio calmo, introspectivo, bastante voltado para a emoção, e finalmente entendo a escolha da série de apresentar todo aquele confronto final contra Chuck no episódio passado, resolvendo grande parte dos problemas lá, para que esse episódio pudesse ser uma despedida e voltado apenas a Sam e Dean.

Foi a melhor e mais respeitosa escolha possível.

É um episódio final diferente de tudo o que eu já esperei. Mas que eu ADOREI do início ao fim.

No fim do episódio passado, depois de terem perdido Castiel e de Jack ter se tornado o novo Deus, Sam e Dean tinham a sensação, pela primeira vez na vida, de que eram livres, e então eles saem no Impala rumo a, quem sabe, uma vida normal? Ou não, tendo em vista que eles continuam vasculhando a internet em busca de algo que possa ser um caso para eles… é tão bom vê-los tranquilos por um tempo, por mais que, de certa maneira, isso pareça utópico. Estávamos o tempo todo esperando que não fosse verdade, que algo fosse dar errado, mas me permiti curtir momentos leves como a felicidade do Dean naquele festival de tortas, ou a simplicidade da alegria de Sam em jogar uma torta na cara de Dean… são momentos pequenos, mas que fizeram toda a diferença no episódio. Até que eles “finalmente” encontrassem um caso.

Vampiros?

Na verdade, o caso em si não importava, mas a conclusão dele… e aqui, novamente, meus sentimentos foram controversos a princípio, mas eventualmente eu entendi que tinha que ser daquele jeito. Temos Sam e Dean num caso que podia estar em qualquer outro episódio, em qualquer outra temporada, mas é apenas para nos lembrar como, no fim, sempre foram eles dois, e como o negócio da família é “caçar coisas, salvar pessoas”. Era um caso simples, com um desdobramento previsível que podia ter acontecido em qualquer momento antes desse, mas que não aconteceu. A morte de Dean acontece durante a ação do episódio, a luta contra vampiros, quando ele acaba empalado por um pedaço de ferro na parede, e pode parecer quase bobo, mas é o que, pela última vez, nos faz lembrar que eles são humanos e são vulneráveis.

Não sei se eu estava preparado para ver a morte de Dean… E CHOREI COM TODA A SEQUÊNCIA. A despedida de Sam e Dean é uma das coisas mais bonitas e mais tristes de toda a série, com direito a momentos como o Dean dizendo que o ama (“I love you so much, my baby brother”), e toda uma conversa sincera na qual Dean pede que ele não tente fazer nada, que não o traga de volta, que ele siga em frente… chegou o momento de fazer isso. Os dois se entregaram àquele momento belamente, enquanto se despediam também de seus personagens e dos 15 anos de história que construíram com “Supernatural”, e a emoção era sincera e palpável. Então, Dean faz o irmão dizer que “está tudo bem”, e por mais que lhe doa, Sam atende ao pedido do irmão, entendendo que, de alguma maneira, está mesmo tudo bem, e que Dean precisa disso para ir em paz e descansar.

“Dean, it’s okay. You can go now”

“Goodbye, Sam. Goodbye”

Como eu disse, o episódio é incrivelmente bem construído e profundamente EMOTIVO. Após a morte de Dean, temos um momento compreensivelmente melancólico, em que vemos o Sam aparentemente sem rumo, e é de partir o coração vê-lo sozinho daquela maneira, até que um dos vários telefones deles toca, e então Sam é chamado novamente para a ação… e, fazer o quê? Ele precisa ir! Enquanto isso, Dean é recebido no Céu por Bobby, um Céu um pouco diferente daquele que ele conhecia, porque Jack (com uma ajudinha de Castiel, aparentemente) fez umas mudanças desde que se tornou o novo Deus… a cena é bonita, e a introdução perfeita para a conclusão do episódio… aqui, Dean “recupera” seu Impala e diz a Bobby que “vai sair para uma volta”, e então ele entra no carro, liga o som e que música começa a tocar?

“Carry on, my wayward son…”

Ali, eu perdi tudo. Nos primeiros versos da música eu JÁ ESTAVA CHORANDO PRA VALER, e só chorei mais e mais com toda a edição belíssima que se seguiu! É, provavelmente, uma das conclusões mais perfeitas de série que eu acompanhei, e que se despediu dos personagens de uma maneira muito condizente. Ao som de “Carry On Wayward Son”, do Kansas, a música que já nos emocionou ano após ano em conclusões de temporadas, acompanhamos não apenas a jornada de Dean, andando em seu Impala nas ruas do Céu, mas também a vida que Sam levou na Terra, depois da partida do irmão… vemos um Sam ainda jovem, brincando com o filho, Dean, no parque; vemos um Sam convivendo com um filho já adolescente; vemos um Sam mais maduro, olhando novamente para o Impala que está guardado na garagem esses anos todos.

Toda a vida de Sam… e ele levou uma boa vida.

Fico MUITO FELIZ por Sam ter tido a oportunidade de “uma vida normal”, afinal de contas, e de ter sido feliz durante anos, até o momento de sua morte, quando ele já é velhinho… e como se eu já não estivesse chorando horrores, o episódio nos apresenta uma versão lenta e íntima de “Carry On Wayward Son”, enquanto o filho de Sam diz para ele as mesmas palavras que ele dissera ao Dean, anos atrás: “Dad, it’s okay. You can go now”. Então, Sam também morre, pronto para reencontrar-se com o irmão no Céu. GENTE, O ABRAÇO DAQUELES DOIS NAQUELA PONTE É UMA DAS COISAS MAIS LINDAS QUE EU VI NA VIDA. “Supernatural” teve uma conclusão perfeita, um final lindíssimo, eu preciso dizer isso, e agora vai deixar saudade. Amei tudo nesse episódio (o ritmo, a calma, a emoção, os diálogos, a atuação, a trilha sonora, o roteiro), e estou muito feliz em poder vir escrever esse meu último texto da série e dizer que eu adorei…

Obrigado, “Supernatural”, por toda essa jornada!

Eu vou sentir saudade.

 

Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.

 

Comentários

  1. Só de ler o "carry on" meu coração acelerou!
    "embora eu achasse que estava muito preparado para esse momento – bem, eu não estava" HAHAHA somos dois!
    ...
    aquela sequência do Dean no carro pela estrada, e a vida do Sam passando... MANO DO CÉU! Que sequência muito bem feita e maravilhosa, chorei do começo ao fim também hahaha emocionante e reconfortante de um certo modo. Cada um teve o final que sempre desejaram desde o começo, senti que Dean estava em paz e Sam finalmente viveu a sua vida, como sempre quis!



    fiquei feliz que você não desistiu de Supernatural, de verdade!!!!

    beijãozão :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Fiquei feliz que você não desistiu de Supernatural, de verdade!!!!"
      Você viu? HAHA Fui até o fim! E apesar de várias críticas ao longo das temporadas, é como disse no texto: no fim eu já amava de novo, curtia os episódios, me emocionei bastante no fim... o final dos meninos foi demais. Vi tanta gente reclamando na internet que nem entendi... achei que o problema era eu, o "do contra" haha Que bom que você também gostou! Pra mim, foi um episódio lindo e emocionante <3

      Excluir
    2. hahahaha uhuuuu... até o fim!!!

      sim, só seria mais perfeito se não tivessem morrido, porém, achei que foi um final perfeito pra história deles ao longo desses 15 anos!

      A galera que é do contra, e queria que vivessem felizes pra sempre caçando monstros hehehe

      beijãozão :*

      Excluir

Postar um comentário