Rubí (2020) – A Rainha dos Escândalos se supera…



Rubí é uma descarada…
As reverberações da morte de Hector… as consequências das atitudes de Rubí… e a vingança de Maribel. Estamos na reta final da versão de 2020 de “Rubí”, e estamos em um ponto bem interessante da história. Hector acabou de se matar – e a minha relação com essa parte do roteiro é bem controversa, porque eu continuo o odiando por tudo o que ele representa e tudo o que ele fez contra Rubí, mas parte de mim também sofreu com a sua morte, tendo em vista o lar violento de que ele veio e a traumatizante morte dos pais que ele presenciou, e então ele permitiu que a história se repetisse, de maneira inconsciente, e quando ele descobriu que era o mesmo porco violento que o pai, que ele tanto abominava, odiava e culpava, já era tarde demais e ele acaba decidindo se matar –, e essa é apenas uma das notícias que a imprensa tem relacionada ao nome de “Rubí”.
Hector é encontrado carbonizado depois da explosão de seu carro em um ferro-velho, e a primeira pessoa avisada é a secretária de sua empresa – o que mostra o quanto Hector estava sozinho. É essa personagem e Alejandro, o seu ex-melhor amigo, que precisam lidar com tudo, que precisam acompanhar o corpo, que precisam ir à delegacia buscar seu bilhete suicida… e é Alejandro quem conta para Maribel a notícia, e Maribel realmente se sente mal ao saber disso. Não é o momento de culpar Rubí nem nada, mas Maribel sentiu, na despedida de Hector no dia anterior, que ele estava sendo sincero – e ele estava. Como eu disse, nada justifica o que ele fez, ele continua sendo desprezível, nojento, asqueroso, violento, mas eu sinto que ele tinha uma saída que ele nunca procurou e nunca lhe ofereceram… talvez ele não precisasse ter se convertido nesse homem perverso e nojento em que se converteu.
Mas agora ele está morto e é tarde demais para isso…
Enquanto isso, Maribel envia para a imprensa a gravação da sua conversa com Rubí, E EU ACHEI AQUILO MARAVILHOSO… porque Maribel tinha todo o direito de fazê-lo! Ela sabia que Rubí seria cruel e preconceituosa em seus comentários sobre a sua fundação (ou sobre qualquer coisa, basicamente), e então armou uma conversa para que ela pudesse dizer os maiores absurdos… e Rubí cai direitinho. A chama de “Santa Muleta”, usa termos pejorativos contra as pessoas com deficiência, e ainda em tom debochado e sarcástico, e isso é o suficiente para ARRUINAR A SUA IMAGEM. Ela fica enfurecida, mas parece que tudo está desmoronando ao seu redor… Lucas está furioso, falando com clientes que querem explicações. O Príncipe Eduardo também não está nada feliz com o escândalo, e Queca está satisfeitíssima com a repercussão de tudo…
Brava e prometendo “arrumar isso”, Rubí vai atrás de Queca, sentindo traída (OI?!), e é então que ela descobre, pela boca da maior fofoqueira do país, que Hector se matou… e a verdade é que essa é a oportunidade perfeita para Rubí. Rubí é bem filha da p*ta e bem descarada usando a morte de Hector para bancar a vítima, para dar uma entrevista toda sentimental para a Queca, implorando para que todos se esqueçam de todo o escândalo da gravação de Maribel… ela diz que aquela era uma conversa privada entre ela e sua melhor amiga (?), que ela estava sendo sarcástica ou qualquer coisa assim, e diz que o país precisa se concentrar no que realmente é notícia agora: a morte de Hector. Completamente errada ela não está, mas a maneira como Rubí tenta manipular a situação para que ela seja a vítima de tudo, no final.
Aquela gravação merece mais destaque!
Enquanto isso, Cayetano continua preso… e é sério: ISSO FOI O PIOR DE TUDO QUE RUBÍ FEZ. EU NÃO POSSO PERDOÁ-LA POR ISSO. Ela mandou Cayetano injustamente para a cadeia, e agora o coitado está sofrendo horrores lá dentro, mas não apenas ele, também Cristina e Fernandita, que ela tanto diz “amar”, que estão sentindo a sua falta… as cenas de Fernandita e a mãe são de partir o coração… nesse capítulo, temos um momento em que Fernandita se pergunta sobre Cayetano e quando ele vai estar de volta, e Cristina tenta distraí-la, a convidando para fazer um desenho bem bonito para ele, e a garota fala sobre fazer um desenho de todos eles comendo hambúrgueres, porque era o que ele ia levá-las comer no dia em que ele foi preso… o sorriso e a esperança daquela garota me partiram o coração, porque Cayetano nunca vai voltar.
Nos permitimos ter esperanças, por alguns minutos… Cayetano continua sofrendo na cadeia, continua sendo atormentado pelo colega de cela que é um brutamontes, e continua se recusando a receber qualquer tipo de ajuda de Don Arturo. E Cristina finalmente consegue algo que pode ajudá-lo: vê uma senhora, mãe de um dos maiores bandidos do bairro, usando um vestido e joias que ele acredita que sejam de Rosa, e ela até consegue uma foto… talvez fosse o suficiente para Rosa retirar as queixas, talvez fosse o suficiente para a polícia invadir a casa e procurar pelos pertences roubados (se eles não tivessem tirado tudo de lá, porque a Cristina cometeu o erro de ir lá pessoalmente antes), mas, na verdade, nada disso importa agora… porque já é tarde demais. Rubí, nas suas narrativas, chama esse de “o dia em que a fez inimiga de Cristina para sempre”.
A morte de Cayetano.
MEU CORAÇÃO SE PARTIU AO VÊ-LO MORRER…


Para mais postagens de “Rubí (2020)”, clique aqui.


Comentários